HTML e CSS: entenda o que são e para que servem
A maioria das pessoas que navega por sites e aplicativos online todos os dias nem imagina a quantidade de códigos e inteligência em programação existentes por trás da interface desses produtos digitais.
A maioria das pessoas que navega por sites e aplicativos online todos os dias nem imagina a quantidade de códigos e inteligência em programação existentes por trás da interface desses produtos digitais.
O HTML e o CSS são parte importante de toda essa construção, e neste texto vamos descobrir o que são essas siglas, para que elas servem e qual é o papel delas no desenvolvimento de sites e aplicativos. Vamos lá?
Glossário
O que é HTML?
HTML é a sigla para Linguagem de Marcação de Hipertexto, e pode ser definida como uma linguagem de computador – mas não de programação, e veremos o porquê em breve.
Ela é amplamente utilizada para desenvolver páginas da web, uma vez que documentos HTML são facilmente interpretados pelos navegadores (Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera, Safari etc).
O HTML nasceu da junção entre os padrões HyTime e SGML. O HyTime é um padrão que trabalha com a representação estruturada de hipermídia e outros conteúdos que dependem de tempo, como áudio e vídeo, por exemplo.
Esses conteúdos são conectados através de hiperligações, ou hiperlinks, como também são conhecidas. O HyTime é independente de outros padrões que lêem texto no geral.
Já o SGML é um padrão para formatação de textos que se mostrou conveniente ao longo do tempo para ajudar na transformação de documentos em hiper-objetos, bem como revelar suas ligações.
O HTML não é considerado uma linguagem de programação porque não tem a capacidade de criar funcionalidades dinâmicas, como é o caso do Java e do Python, por exemplo.
Mas ele permite que os usuários desenvolvam seções, parágrafos e links usando atributos, tags e outros elementos.
Tags no HTML
Aliás, por falar em tags, é importante destacar que todo documento HTML contém marcadores (ou tags, do inglês). As tags são os sinais < para entrada e > para saída.
Um elemento do HTML é composto por uma tag, atributos, valores e filhos, sendo que esses últimos podem estar representados por outros elementos ou texto.
Os atributos mudam resultados padrões dos elementos e os valores dão característica a essas mudanças.
Aprenda uma nova língua na maior escola de idiomas do mundo! Conquiste a fluência no idioma que sempre sonhou com uma solução de ensino completa. Quero estudar na Fluency
O que é CSS?
Imagine que você é um construtor e vai seguir com o projeto de construção de uma casa. Você levanta as paredes, faz o telhado, deixa os buracos das portas e janelas, faz o contrapiso, tudo certinho.
A estrutura da casa seria o HTML de um site, ou seja, os textos, as descrições, o conteúdo.
Mas e o acabamento? Os pisos, as janelas, as portas, os revestimentos, a tinta que vai na parede… Isso o HTML não consegue abranger, e é aí que entra o CSS.
CSS é a sigla para Cascading Style Sheet e sua função principal é atribuir estilo a elementos escritos em HTML, ou seja, o CSS cuida da parte visual e estética de um site: cores, fontes, espaçamentos entre parágrafos, tabelas, variações de layouts, ajustes de imagem, tudo isso entra como estilização.
Apesar de carregar um estigma de ser algo supérfluo, a aparência de um site é muito importante. Pelo menos foi assim que o World Wide Web Consortium (W3C) pensou, em 1996, e o mundo inteiro concordou.
A organização projetou e desenvolveu o CSS porque o HTML não suportava alterações visuais nos elementos, apenas estruturais. Até tentaram: tags como <font> foram implementadas na versão 3.2 do HTML, mas isso gerou muita dor de cabeça para os desenvolvedores da época.
Veja, um site não tem apenas um estilo, uma fonte, uma cor. Portanto eles tiveram que praticamente reescrever os códigos tudo de novo: um processo longo, doído, caro e com certeza estressante.
Foi aí que o W3C interveio e resolveu o problema com a criação do CSS. Até hoje, mais de 25 anos depois, a relação entre os dois tipos de código é forte. Isso porque o HTML entra com a estrutura e o CSS deixa tudo mais agradável aos olhos.
Há quem diga que o CSS é algo puramente estético, mas se você entrar em um site que só tem HTML, vai parecer que entrou numa casa abandonada.
O código CSS é uma ferramenta que pode ser incluída diretamente nas tags do HTML ou então ficar dentro da tag <style>.
Outra possibilidade é criar um arquivo CSS e estabelecer um link entre os dois documentos; dessa maneira, quando for necessário alterar os estilos da aplicação, basta editar o arquivo CSS vinculado.
O que é Bootstrap?
Bootstrap é um framework front-end que tem uma série de estruturas de CSS para facilitar o desenvolvimento de sites e aplicações responsivas de um jeito mais rápido e mais simples.
Lembrando que front-end é um tipo de desenvolvimento em programação; trata-se da criação da interface gráfica de um site, através de HTML, CSS e JavaScript.
Outra definição importante é sobre a responsividade: consideramos um site responsivo quando ele se adapta a todas as telas de maneira amigável e coerente, sem perder usabilidade e qualidade de navegação.
Mesmo que o layout mude de acordo com a tela, um site responsivo vai preservar uma apresentação, se adaptando ao espaço sem perder informações, mesmo se for aberto em um smartphone, notebook, tablet ou até mesmo numa Smart TV.
Voltando ao Bootstrap: originalmente foi desenvolvido por uma equipe de desenvolvedores para o Twitter. Liderados por Mark Otto e Jacob, em pouco tempo o framework se transformou numa das estruturas de front-end e projetos de código aberto mais populares do mundo.
Criada para ser uma facilitadora no desenvolvimento, a ferramenta ganhou a simpatia dos programadores ao redor do mundo principalmente depois da primeira Hack Week do Twitter.
Durante o evento, muitos profissionais, de diversos níveis de experiência, foram capazes de usar o Bootstrap com tranquilidade sem que ninguém precisasse ensinar ou fornecer qualquer orientação.
Um ano depois da Hack Week o Twitter publicou o Bootstrap e hoje muitos desenvolvedores usam o framework em suas aplicações e otimizam seu tempo significativamente.
É um dos projetos mais bem avaliados na plataforma GitHub, com mais de 111 mil estrelas. Além disso, tem uma documentação extensa e diversos tutoriais e materiais em português.
Aprenda uma nova língua na maior escola de idiomas do mundo! Conquiste a fluência no idioma que sempre sonhou com uma solução de ensino completa. Quero estudar na Fluency
O papel de cada uma na aplicação
Já entendemos nos itens anteriores para que serve o HTML e o CSS, mas reunimos aqui o potencial de cada um dos códigos e seus principais benefícios no desenvolvimento web.
HTML
O papel principal do HTML é no desenvolvimento web. Programadores usam seus códigos para criar a disposição dos elementos das páginas, como textos, arquivos de mídia e hiperlinks.
Outro uso interessante do HTML é a navegação na internet. Os usuários conseguem navegar e inserir links entre páginas e sites relacionados, uma vez que uma das premissas do HTML é justamente proporcionar a incorporação de hiperlinks.
E a linguagem também traz uma documentação que torna possível organizar e formatar documentos, similar ao Word. A W3C considera o HTML um padrão oficial da internet e desenvolve atualizações regularmente.
Benefícios do HTML
- Fácil de aprender, escrever e codificar;
- Sintaxe flexível;
- Permite o uso de modelos;
- Perfeita para iniciantes;
- Praticamente todos os navegadores suportam;
- Usado em praticamente todos os sites;
- A sintaxe é muito parecida à do XML, muito usada para armazenamento de dados;
- É gratuito.
CSS
O objetivo principal do CSS é separar o conteúdo do site da forma como ele é apresentado visualmente, através de cores, fontes, espaçamentos e separação entre blocos.
Além disso, o CSS também tem a capacidade de criar animações, que contribuem bastante para a experiência do usuário, deixando a aplicação mais atrativa e amigável.
Pegando carona nas animações, o CSS também pode criar efeitos visuais como o Parallax, por exemplo, que é um efeito de sobreposição.
Os efeitos deixam o layout com um aspecto diferenciado, criando profundidade e perspectiva para o usuário, o que torna a experiência ainda mais agradável.
Também é do CSS a tarefa de deixar os sites mais dinâmicos e responsivos, como já falamos acima. A dinâmica que o código traz inclui transições, textos ou elementos que mudam de cor conforme a navegação e também contas personalizadas.
As landing pages, que são páginas responsáveis por captação de leads ou dados de visitantes através de elementos gráficos e formulários de preenchimento, também são criação do CSS.
Benefícios do CSS
- Com um único arquivo vinculado é possível controlar todo o layout de um site;
- É possível reutilizar o mesmo código em mais de uma página, o que reduz o consumo de internet;
- As mudanças são simples e ágeis na seção visual da página e podem ser feitas sem prejudicar o conteúdo do arquivo;
- Os códigos ficam mais limpos e mais organizados por conta da pouca quantidade de atributos e propriedades;
- Folhas de estilo multifuncionais.
O que é uma página web?
A página web é um documento executável em um navegador como Firefox, Google Chrome, Opera, Microsoft Internet Explorer ou Edge, Safari etc. Esses documentos também podem ser referenciados apenas como “páginas”.
Um site que tem várias páginas é um aglomerado de documentos executáveis em um navegador que possuem conexões entre si.
? Mergulhe no HTML e no CSS com a Awari!
A Awari é uma plataforma completa com mentorias individuais, cursos com aulas ao vivo e suporte de carreira na área de Tecnologia.
Dentro da trilha de Programação temos um curso especializado em HTML e CSS para você que pretende dar o pontapé inicial na sua formação como desenvolvedor.
Também temos outros cursos de Programação, com intensivos de Front-End com React, Back-End com Javascript, DevOps, Desenvolvimento Web e React Native.
Saiba mais sobre a nossa jornada personalizada e materiais complementares feitos por especialistas no mercado.
Aprenda uma nova língua na maior escola de idiomas do mundo! Conquiste a fluência no idioma que sempre sonhou com uma solução de ensino completa. Quero estudar na Fluency