Facebook pixel
Awari

5 Dicas de uma Product Manager para construir produtos incríveis.

Olá, pessoal! Tudo bem?  Me chamo Monica Possel, sou Product Manager especialista em UX Design. Atualmente, trabalho como PM na Softplan e também como PM e Consultora na Bossa Box. Hoje venho aqui para compartilhar com vocês um pouco da minha experiência nessa trajetória com mais de 10 anos em produtos digitais. 

O que é product management e minha trajetória na área

A área de Product Management é constituída por 3 diferentes pilares: Tecnologia, Negócio e Usuários. Essa informação é relevante pois, ao entender como você se relaciona com cada um desses 3 pilares, você pode construir uma estratégia sólida para migrar de área: valorizando suas forças e mitigando suas fraquezas em áreas de menor expertise. 

No meu caso, iniciei minha carreira como webdesigner, responsável por programar websites. Pouco tempo depois, assumi o papel de Diretora de Arte e passei a criar websites do zero, desde sua concepção, passando pela a arte e finalizando com a construção de sua interface no front-end. Quando me formei na pós-graduação em Design de Interação, passei a atuar como UX Designer da Informant –  Software House por trás de empresas como Conta Azul , Guiabolso e Asaas. 

Finalizei minha pós-graduação em Design de Interação (Faber-ludens/UnC) em 2012. Naquela época, essa era a única pós-graduação no Brasil sobre a área de User Experience. Assim que me formei, eu não queria perder o aprendizado rico e contínuo que estava tendo na comunidade da pós-graduação, então eu e mais dois colegas, criamos o capítulo do IxDA – Associação Internacional de Design de Interação em Joinville/SC. 

Ainda com pouco conteúdo sobre a área no Brasil, criamos o Slack IxDA BR  em 2014, que cresceu tanto e virou o Slack oficial da comunidade brasileira.

Minha trajetória profissional me proporcionou um background bem consolidado em 2 dos 3 pilares da Gestão de Produtos: Tecnologia e Usuários. Com mais 10 anos de atuação como UX Designer, assumi um cargo como Coordenadora da área de produto e inovação – assumindo a área de UX e Marketing da empresa. Busquei elevar minhas capacidades de UX a um nível mais estratégico dentro da empresa, estudando métricas de produto e modelo de negócio. Dessa forma, a migração para a área de Product Management foi algo natural para mim.

Baseado nos aprendizados que tive nestes mais de 10 anos de carreira, selecionei 5 dicas para ajudar você em sua jornada para se tornar um Product Manager melhor. 

Dicas práticas para se tornar um Product Manager melhor

1. Procure por comunidades ao seu redor sobre o tema que você quer aprender. 

Essa dica vale tanto para dúvidas técnicas quanto para dúvidas sobre uma possível mudança de carreira. 

Neste momento, como em todos os outros momentos da minha carreira, em que me encontrei iniciando em algo, busquei conhecimento nas pessoas, em comunidades, relacionando os temas que estavam sendo abordados com o meu dia-a-dia e procurando livros/artigos para conhecer melhor o assunto. 

 Assim como a comunidade me ajudou, e ainda ajuda, eu busco ajudar outras pessoas devolvendo todo conhecimento que adquiri nos últimos anos. 

Eu amo auxiliar as pessoas, não é à toa que estou inserida na comunidade de product managers da Awari, auxiliando outras pessoas em suas trajetórias ao compartilhar um pouco da minha experiência.

2. Não tenha medo de errar

Como eu sempre fui a primeira pessoa de produto nas empresas em que atuei, eu errei muito no começo da minha carreira, desde atuar de maneira contrária à estratégia do produto até quase perder uma conta por conta de decisões que tomei em relação ao produto. São erros bem graves para quem atua com produto, mas tive coragem de assumir os erros e pedir ajuda.

Não é algo fácil. Muitas vezes, por falta de conhecimento ou pela falta de alguém com os conhecimentos necessários para te auxiliar, pode ser que você nem perceba estes erros, o que nos leva a próxima dica:

3. Tenha sempre uma mentora

Para cada estágio da sua carreira é importante ter uma mentora capaz de te auxiliar neste processo. Digo isso porque livros, comunidades e cursos podem (e vão!) te ajudar ao longo da sua carreira, mas para o dia-a-dia é super importante comentar sobre eventuais dores pelas quais você está passando com alguém que você admira e receber conselhos de alguém mais experiente.

Encontre mentoras ao longo da sua jornada, pessoas que você admira, que conquistaram o que você deseja conquistar e mantenha essas pessoas próximas de você. 

4. Entenda bem do negócio do seu produto. 

Entender bem do negócio não é algo que se adquire do dia para noite, mas para construir um bom produto – algo útil, que seus clientes ou usuários queiram utilizar – é necessário entender bem do seu negócio. Estude o mercado em que você está inserido e sua concorrência, entenda a jornada do consumidor, a jornada do cliente e/ou a jornada do usuário.

Conheça todas as hierarquias, papéis, pessoas e o job to be done de cada etapa da jornada do seu negócio e de seus correntes. Descubra quais produtos são concorrentes indiretos de seu negócio (ou seja, resolvem o mesmo problema de uma maneira diferente). Isso irá te auxiliar a tomar boas decisões perante aos desafios de seu produto. 

5. Fale do seu produto e negócio 

Uma boa Product Manager deve conhecer seu produto como a palma de sua mão. Este é um processo complexo, muitas vezes extenso, mas é isso que traz confiança em todos os seus relacionamentos na corporação.

Por isso, uma dica que dou é: inscreva seu case em eventos e apresente para quem estiver interessado, fale do seu produto para amigos, familiares e pessoas de sua rede. Isso irá te auxiliar a estudar mais sobre seu produto, e ao conhecê-lo ainda melhor você facilita o buy in de stakeholders e o board da empresa.

E uma dica extra…

Deixo uma dica extra pra quem leu até aqui: atue em algo que você admira, um assunto que te interesse e goste muito.

Por mais que você seja apaixonada por produtos digitais e direcionou sua carreira para este mundo, é importante que você também ame o ramo de seu produto. Se hoje você não enxerga esta paixão, é hora de rever sua posição atual, e se algum dia você já esteve apaixonada, mas perdeu isso (independente do motivo), tente resgatar esse momento.

Isso não só te dará mais autonomia ou autoridade no assunto para criar um bom produto, mas também te dará motivação para continuar e alcançar patamares de sucesso tanto pessoais quanto profissionais cada vez mais altos.

Portanto, procure se apaixonar pelos produtos em que você atua, defenda-os e motive pessoas a defendê-los também. Todo bom gestor leva isso em consideração quando decide quem contratar ou promover, por exemplo.

Monica Possel

Escrito por

Monica Possel

Product Manager com mais de 10 anos de experiência em tecnologia. Atualmente PM na Bossa Box e na Softplan