Desenvolvimento de produtos: saiba como fazer em 5 etapas
A área de Product Management é constituída por 3 diferentes pilares: Tecnologia, Negócio e Usuários.
A área de Product Management é constituída por 3 diferentes pilares: Tecnologia, Negócio e Usuários. Essa informação é relevante pois, ao entender como você se relaciona com cada um desses 3 pilares, você pode construir uma estratégia sólida para migrar de área: valorizando suas forças e mitigando suas fraquezas em áreas de menor expertise.
Selecionamos 5 dicas para ajudar você em sua jornada no desenvolvimento de produtos digitais. Confira com a gente e alavanque sua carreira na gestão de produtos!
Glossário
1. Use e abuse das comunidades
Essa dica vale tanto para dúvidas técnicas quanto para dúvidas sobre uma possível mudança de carreira.
Busque conhecimento nas pessoas, em comunidades, relacionando os temas que são abordados com o dia-a-dia e procurando livros/artigos para conhecer melhor o assunto.
2. Não tenha medo de errar
É normal errar no começo da carreira, não é algo fácil. Muitas vezes, por falta de conhecimento ou pela falta de alguém com os conhecimentos necessários para te auxiliar, pode ser que você nem perceba estes erros, o que nos leva à próxima dica!
3. Tenha sempre um mentor
Para cada estágio da sua carreira é importante ter uma mentora capaz de te auxiliar neste processo. Digo isso porque livros, comunidades e cursos podem (e vão!) te ajudar ao longo da sua carreira, mas para o dia a dia é super importante comentar sobre eventuais dores pelas quais você está passando com alguém que você admira e receber conselhos de alguém mais experiente.
Encontre mentoras ao longo da sua jornada, pessoas que você admira, que conquistaram o que você deseja conquistar e mantenha essas pessoas próximas de você.
4. Entenda bem do negócio do seu produto
Entender bem do negócio não é algo que se adquire do dia para noite, mas para construir um bom produto – algo útil, que seus clientes ou usuários queiram utilizar – é necessário entender bem do seu negócio. Estude o mercado em que você está inserido e sua concorrência, entenda a jornada do consumidor, a jornada do cliente e/ou a jornada do usuário.
Conheça todas as hierarquias, papéis, pessoas e o job to be done de cada etapa da jornada do seu negócio e de seus correntes. Descubra quais produtos são concorrentes indiretos de seu negócio (ou seja, resolvem o mesmo problema de uma maneira diferente). Isso irá te auxiliar a tomar boas decisões perante aos desafios de seu produto.
5. Fale do seu produto e negócio
Um bom Product Manager deve conhecer seu produto como a palma de sua mão. Este é um processo complexo, muitas vezes extenso, mas é isso que traz confiança em todos os seus relacionamentos na corporação.
Por isso, a nossa dica é: inscreva seu case em eventos e apresente para quem estiver interessado, fale do seu produto para amigos, familiares e pessoas de sua rede. Isso irá te auxiliar a estudar mais sobre seu produto, e ao conhecê-lo ainda melhor você facilita o buy in de stakeholders e o board da empresa.
Dica Extra!
Deixo uma dica extra pra quem leu até aqui: atue em algo que você admira, um assunto que te interesse e goste muito.
Por mais que você seja apaixonada por produtos digitais e direcionou sua carreira para este mundo, é importante que você também ame o ramo de seu produto. Se hoje você não enxerga esta paixão, é hora de rever sua posição atual, e se algum dia você já esteve apaixonada, mas perdeu isso (independente do motivo), tente resgatar esse momento.
Isso não só te dará mais autonomia ou autoridade no assunto para criar um bom produto, mas também te dará motivação para continuar e alcançar patamares de sucesso tanto pessoais quanto profissionais cada vez mais altos.
Portanto, procure se apaixonar pelos produtos em que você atua, defenda-os e motive pessoas a defendê-los também. Todo bom gestor leva isso em consideração quando decide quem contratar ou promover, por exemplo.
Desenvolva a sua carreira como Product Manager ?
A Awari é uma plataforma completa com mentorias individuais, cursos com aulas ao vivo e suporte de carreira para você dar seu próximo passo profissional.
Conheça nossa trilha de Gestão de Produtos e confira o nosso curso intensivo de Product Management com jornada personalizada e materiais complementares desenvolvidos por especialistas no mercado.