Facebook pixel
>Blog>Programação
Programação

Carreira em programação: Como começar na área?

O mercado de tecnologia é um dos que mais cresce atualmente, sendo estimado que um crescimento de pelo menos 12% ao ano até 2024.

O mercado de tecnologia é um dos que mais cresce atualmente, sendo estimado que um crescimento de pelo menos 12% ao ano até 2024. Por isso, muita gente quer começar uma carreira em programação e entrar para esse setor em pleno desenvolvimento. 

Seja pelo interesse na área ou pela busca de uma carreira mais duradoura e aderente ao mercado, é cada vez mais comum que as pessoas vejam a programação e o mercado de tecnologia como uma possibilidade de carreira. 

Entre os pontos positivos de uma carreira em programação é possível citar a valorização profissional, a ascensão acelerada nos cargos e a quantidade de oportunidades. 

Isso porque praticamente toda empresa precisa de um setor de tecnologia, seja para uso interno ou para desenvolvimento de seus produtos e serviços. 

A seguir, saiba mais sobre a carreira em programação e entenda porque essa é uma ótima escolha para quem quer uma vida profissional de sucesso!

Porque escolher uma carreira na área de programação

Dentro do mercado de tecnologia, os programadores são aqueles que criam os sistemas e os produtos digitais. Ou seja, são aqueles que desenvolvem, constroem, algo novo. 

Por isso, são profissionais muito valorizados em qualquer empresa de tecnologia, pois, sem eles, não existiria o produto ou sistema em si. 

Claro, os programadores não trabalham sozinhos, mas não deixam de ser parte fundamental do processo de criação, pois são quem realmente transformam as ideias em algo real.  

Dessa maneira, entre todas as áreas de atuação possíveis dentro do mercado de tecnologia, ter uma carreira em programação é uma ótima opção para quem quer participar do desenvolvimento de algo novo e ser valorizado por isso. 

Existem muitos pontos positivos que tornam a carreira em programação uma ótima opção para quem quer entrar para o mercado de tecnologia:

  • valorização financeira do profissional;
  • ascensão acelerada;
  • maior número de oportunidades;
  • perspectiva de crescimento para o futuro; 
  • possibilidade de atuar em diferentes temas.

Tornar-se um programador hoje em dia é estar preparado para as mudanças do futuro e estar sempre por dentro das novas necessidades do mercado. 

Por isso, investir em uma carreira em programação é um dos melhores caminhos para quem deseja se manter sempre relevante nos mercados do futuro, que precisarão cada vez mais de profissionais da área de tecnologia. 

O que faz um programador

Mas o que faz um programador, na prática? O programador é aquele profissional que cria um sistema, ou seja, programa o computador para que ele funcione de uma maneira específica.

É quem realmente transforma uma ideia em um sistema que funciona e atende às necessidades da empresa, do cliente ou do consumidor.

A programação propriamente dita trata-se de transformar a “nossa” linguagem para a linguagem de máquina. Ou seja, fazer o processador do computador, celular ou qualquer outro dispositivo entender o que está sendo feito por nós, seres humanos. 

Dessa forma, as atividades de um programador estão relacionadas com todos os processos necessários para a criação e a manutenção de um sistema. 

Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada Aprenda uma nova língua na maior escola de idiomas do mundo! Conquiste a fluência no idioma que sempre sonhou com uma solução de ensino completa. Quero estudar na Fluency
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada

Um site, um banco de dados, softwares, aplicativos e muitos outros produtos digitais precisam de um programador para existirem. Por isso a importância desse profissional. 

De maneira geral, as principais funções de um programador em um projeto é:

  • desenvolver a lógica do sistema, considerando funcionamento, segurança e outros pontos; 
  • desenvolver parte visual, no Front-End
  • escrever um código limpo, que todos consigam entender;
  • fazer uma boa documentação do código e do software;
  • participar das reuniões de alinhamento (daily, weekly, etc.); 
  • trabalhar em equipe com outros desenvolvedores, entre outras funções. 

Como é possível perceber, as funções de um programador são todas relacionadas com o desenvolvimento em si, mas não são apenas isso. 

Até porque, nenhum projeto depende apenas de programadores para sair do papel. Por isso, dentro do mercado de tecnologia também existem outros profissionais que atuam no desenvolvimento de algo novo, mesmo que sem ser programador. 

É interessante ter essa percepção pois nem tudo da criação e a manutenção de um sistema depende exclusivamente do programador, pois muita coisa precisa ser organizada, estudada, desenhada e debatida antes de chegar na fase de ser desenvolvido. 

Assim, a carreira em programação é apenas uma das opções em um mar de possibilidades dentro do mercado da tecnologia, sendo uma das posições mais valorizadas. 

Um bom programador é aquele que tem uma visão ampla sobre o desenvolvimento de sistemas e produtos e, por isso, consegue se adequar a todas as necessidades de um mercado pautado na tecnologia. 

Quanto ganha um programador

Como vimos, essa é uma profissão bastante valorizada no mercado de trabalho por conta da sua especificidade e relevância. 

O salário de um programador pode variar de acordo com:

  • seu conhecimento geral sobre a área;
  • sua senioridade (se é júnior, pleno ou sênior); 
  • com qual linguagem trabalha;
  • que tipo de sistema está acostumado a fazer, entre outros pontos. 

A média salarial de um programador em início de carreira é de R$2,5mil, porém esse valor vai aumentando de acordo com as habilidades e conhecimentos adquiridos, além das funções que exerce. 

Ou seja, para quem está começando agora ou quer mudar de carreira, a perspectiva é de crescimento. Isso sem falar na possibilidade de atuar em outros países

Afinal, a programação é, de certa maneira, um conhecimento “universal”, o mesmo para todos os locais. 

Profissional da área de TI trabalhando com programação, sentado em uma cadeira em frente a um computador desktop e utilizando fones de ouvido
Foto: Freepik

Quais os conhecimentos necessários para os profissionais da área

A valorização que os programadores têm no mercado de trabalho não é à toa: os conhecimentos em programação são muito específicos e exigem muito estudo e treino. 

Quanto maior a complexidade de um sistema, mais conhecimento e técnica um programador precisa ter para desenvolvê-lo. Logo, precisa ser ainda mais valorizado. 

Além disso, o mercado da tecnologia como um todo está sempre em pleno desenvolvimento, fazendo com que o profissional tenha sempre que estudar novas linguagens, novos formatos e muito mais. 

Porém, existem alguns conhecimentos básicos necessários para ter uma carreira em programação, como veremos a seguir!

Hardware e Software

Entender sobre hardware e software é um ponto essencial para qualquer programador pois serão suas ferramentas de trabalho sempre. 

Além do entendimento sobre componentes físicos (que fazem diferença na usabilidade da máquina), também é preciso entender sobre sistemas operacionais, redes e outros pontos de processamento de um computador. 

Lógica de Programação e Algoritmos

É o cerne da programação. Todo programa é criado a partir de uma lógica computacional, transformando uma ideia em linguagem de máquina (baixo nível). 

A lógica de programação e estrutura de dados são dois tópicos muito importantes para qualquer programador pois, é a partir desse conhecimento que é possível construir um sistema de fato. 

Além disso, esse conhecimento é a base de tudo. Entendendo a lógica para uma linguagem, fica muito mais fácil aplicá-la para outras. 

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos é um paradigma de programação, é uma das maneiras que um código pode ser organizado. Foi criado para garantir uma manutenção mais adequada e para criar softwares mais duradouros. 

É o formato mais indicado na maioria dos sistemas e praticamente todas as principais linguagens do mercado utilizam o paradigma de orientação a objeto. 

Linguagens de programação

As linguagens de programação são a maneira como você vai escrever seu código. Cada linguagem tem uma sintaxe diferente e conta com funcionalidades específicas, como tipagem forte ou fraca, complexidade, entre outros pontos. 

De maneira geral, a linguagem de programação é o “conhecimento” central de um programador. Por isso, no mercado de trabalho os programadores são sempre questionados sobre quais linguagens conhecem (afinal, é impossível saber todas). 

Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada Aprenda uma nova língua na maior escola de idiomas do mundo! Conquiste a fluência no idioma que sempre sonhou com uma solução de ensino completa. Quero estudar na Fluency
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada

As principais do mercado hoje em dia são:

  • C++;
  • C#;
  • Java;
  • JavaScript;
  • Python;
  • Ruby;
  • PHP;
  • Swift.

Banco de Dados

Saber banco de dados é muito importante tanto para programadores Back-End quanto Front-End. Isso porque todos os sistemas contam com algum nível de uso de banco de dados e, para fazer a ligação entre eles, é preciso entender seu funcionamento. 

É preciso conhecer não apenas a linguagem, mas também as melhores maneiras de criar os bancos e suas aplicações. Saber trabalhar com banco de dados também é visto como um diferencial pois, apesar de ser essencial, muitos deixam de lado esse conhecimento.

Infraestrutura de TI

A infraestrutura de TI consiste nos componentes e serviços que são utilizados para criar um sistema de informação de uma empresa. É um conhecimento que passa tanto pelo sistema operacional quanto pelas redes e outros conhecimentos. 

É considerado um conhecimento de base, mas apenas programadores que vão trabalhar com infra estudam a fundo. Mesmo assim, vale a pena aprender para se destacar no mercado de trabalho.

Versionamento e Git

Um conhecimento que vai além da programação mas que está muito relacionada com a área é o de versionamento e uso do Git. Saber trabalhar com versões de código é tão importante que é cobrado também nos processos seletivos. 

Treine bastante e utilize as ferramentas de versionamento no seu dia a dia para evoluir cada vez mais nesse conhecimento. 

Testes de Software

A área de testes de software não agrada a todos, porém todo programador precisa ter conhecimentos básicos desse processo para conseguir criar um código cada vez melhor. Isso faz toda a diferença para a empresa, que quer entregar sempre um produto cada vez melhor para seus clientes.

Metodologias ágeis

As metodologias ágeis tratam das maneiras de organizar a produção de um sistema. Levam esse nome pois têm o objetivo de tornar o processo de criação mais ágil e rápido, criando o software aos poucos e melhorando o sistema com o tempo. 

O conhecimento dessas metodologias é importante pois praticamente toda empresa de tecnologia utiliza esse formato de trabalho e, por isso, o programador precisa trabalhar orientado a essa agilidade, buscando sempre entregar suas etapas corretamente. 

É um conhecimento que vai além do técnico e está muito relacionado com as soft skills (habilidades comportamentais) que um programador precisa ter. 

Como ingressar na carreira de programação

A carreira em programação, como vimos, exige conhecimentos básicos em diversos pontos da tecnologia. À primeira vista, pode parecer algo complexo e extenso, porém, depois que você começa a aprender, os conceitos vão se tornando mais claros. 

Um dos maiores pontos positivos da área da tecnologia é que o setor não exige uma formação específica para começar a trabalhar como programador. Tanto, que muitos aprendem sozinhos, a partir de cursos e conteúdos online, como os da Awari. 

Isso é possível exatamente pela flexibilidade desse mercado: ter um diploma na área é interessante, mas é ainda mais importante saber aplicar seus conhecimentos no dia a dia e criar soluções. 

E isso é possível aprender mesmo sem fazer uma faculdade! Os cursos de programação disponíveis atualmente conseguem trazer tanto o conhecimento técnico quanto o prático para quem deseja entrar para a área. 

Assim, você aprende não apenas os conceitos, mas consegue aplicar o que entendeu na prática e mostrar para as empresas o quanto você consegue utilizar seu conhecimento para criar soluções reais. Isso é o mais importante para o mercado de tecnologia!

Comece a aprender programação com a Awari!

Aprender a programar e entrar para o mercado de tecnologia exige muito esforço e treino. 

Isso porque as linguagens de programação são baseadas em lógica, matemática, estrutura de dados e muitos outros conceitos que se aproximam da linguagem de máquina. 

E, para aprender lógica de programação, estrutura de dados e saber utilizar os paradigmas de programação, não existe outra forma senão treinar muito!

Assim, para quem quer entrar para o mercado da tecnologia, indicamos:

  • escolher uma área para aprender primeiro (Front-End ou Back-End);
  • escolher uma linguagem específica para aprender de maneira profunda; 
  • seguir uma trilha de conhecimento sobre essa área e linguagem;
  • estudar e treinar lógica de programação frequentemente;
  • desenvolver projetos pessoais;
  • não deixar de estudar e treinar. 

Que tal começar a estudar agora mesmo? Conheça nosso curso de Fundamentos da Programação e dê o primeiro passo para sua carreira em programação e para o mercado da tecnologia!

Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada Aprenda uma nova língua na maior escola de idiomas do mundo! Conquiste a fluência no idioma que sempre sonhou com uma solução de ensino completa. Quero estudar na Fluency
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada

Sobre o autor

A melhor plataforma para aprender tecnologia no Brasil

A Awari é a melhor maneira de aprender tecnologia no Brasil.
Faça parte e tenha acesso a cursos com aulas ao vivo e mentorias individuais com os melhores profissionais do mercado.