Big Data e Inteligência Analítica: o que são, mercado e áreas de atuação
Na era digital, com computadores e gadgets mais rápidos e poderosos, além de uma quantidade massiva de dados produzidos a todo instante na internet, a oportunidade para o uso da Inteligência Analítica e do Big Data, áreas que se correlacionam, é cada vez mais farta.
Na era digital, com computadores e gadgets mais rápidos e poderosos, além de uma quantidade massiva de dados produzidos a todo instante na internet, a oportunidade para o uso da Inteligência Analítica e do Big Data, áreas que se correlacionam, é cada vez mais farta.
No dia a dia, a inteligência analítica é importante na análise de dados, determinando riscos de crédito, desenvolvendo novos medicamentos, encontrando maneiras mais eficientes de fornecer produtos e serviços, prevenindo fraudes, descobrindo ameaças cibernéticas ou retendo os clientes mais valiosos. Assim, podendo ajudá-lo a entender sua organização pessoal – e o mundo ao seu redor.
O Big Data, por sua vez, trata-se justamente dessa quantidade volumosa de dados variados e complexos que crescem exponencialmente com o tempo e não podem ser gerenciados apenas por um software tradicional de processamento simples.
Assim, seja no cerne do negócio de multinacionais como Google, Starbucks ou o próprio Mc Donalds, seja oferecendo insights para áreas específicas como marketing e finanças de empresas de diversos segmentos, a inteligência analítica está presente.
Glossário
Mas, o que faz um profissional de Big Data e Inteligência Analítica?
O especialista em Big Data e Inteligência Analítica é o responsável por administrar grandes volumes de dados, focando na segurança, privacidade e velocidade. Ele atua no mercado de análise de dados de clientes particulares, startups ou grandes empresas.
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Desta forma, este profissional torna-se dinâmico, já que pode explorar a análise de nichos de mercado ou processos e serviços oferecidos por grandes empresas, sempre visando proporcionar informações suficientes para uma boa tomada de decisão por parte dos contratantes.
Com isso, os desafios desta área são constantes, já que a quantidade e a velocidade com que os conteúdos são produzidos no mundo digital exige que as técnicas inteligentes de análise de dados sejam aprimoradas constantemente, principalmente na atuação de prevenção de fraude e na descoberta de ameaças digitais. Há, também, desafios com relação ao processamento do volume e diversidade dos dados, assim como necessidade de segurança e privacidade.
Áreas de atuação no mercado
Por ser um profissional dinâmico, quem optar por se especializar em inteligência analítica poderá trabalhar em áreas como:
- Risco de mercado: analisar perdas e ganhos de recursos investidos, brechas de segurança virtual e falhas de infraestrutura.
- Saúde: analisar dados na busca por melhorias em planos de saúde e na estruturação das informações médicas.
- Marketing: analisar o que os consumidores mais desejam para antecipar a estruturação de campanhas mais eficientes de acordo com o público-alvo.
- Processos operacionais: em uma empresa ou startup, por exemplo, a análise de informações irá auxiliar em todo processo de produção do produto, do time de Data Science ao time de vendas.
- Recursos Humanos: pode ser utilizado no processo de atrair e manter talentos, além de auxiliar no fluxo de admissão e demissão.
Métodos analíticos
Há três tipos predominantes de métodos analíticos utilizados por profissionais da área atualmente, cada um deles com um propósito diferente:
- Estatística descritiva
- Análise preditica
- Análise prescritiva
A primeira, conhecida como estatística descritiva, é o tipo mais antigo de análise. Este modelo irá ajudá-lo a entender o que aconteceu e o motivo. Isso porque ela é usada para descrever as características básicas dos dados em um estudo. Desta forma, fornecem resumos simples sobre a amostra e as medidas. Juntamente com a análise gráfica simples, eles formam a base de praticamente todas as análises quantitativas de dados.
Já a análise preditiva é uma das que mais tem ganhado destaque nos últimos anos. E um dos principais impulsionadores deste movimento é o desejo e a necessidade de prever o comportamento do consumidor. Com o avanço de softwares/hardwares e a ampla adoção de técnicas preditivas, como redes neurais, estão levando a análise preditiva para muitas organizações. Assim, ela usa dados históricos e algoritmos preditivos para ajudá-lo a determinar a probabilidade do que acontecerá em seguida.
Dos três métodos citados, a análise prescritiva é o mais novo, ou a grata novidade. Saber o que vai acontecer e saber o que fazer são duas coisas diferentes. Por isso, no contexto dos três métodos, ela responde à segunda pergunta, fornecendo informações sobre decisões ideais com base nos cenários futuros previstos. O segredo para a análise prescritiva é usar big data, dados contextuais e muita capacidade computacional para produzir respostas em tempo real.
Qual o perfil de um profissional dessa área e por onde começar?
Se você gosta de programação, matemática, raciocínio lógico, algoritmos e de resolver problemas, você é a pessoa certa para seguir carreira na área de inteligência analítica e big data. Gostar de desafios e de competitividade também pode ajudá-lo.
No vídeo a seguir, veja algumas dicas sobre como começar na área, mercado e carreira!
Outra dica essencial é ter habilidades pessoais como a de comunicação, já que seu trabalho de inteligência, depois de analisar os dados e estruturar o melhor plano de ação para o negócio, terá que ser transmitido de forma eficiente para os gerentes da empresa.
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Mas, por onde começar? Bem, não há uma graduação específica para atuar na área. Há, porém, cursos que podem ajudá-lo a se tornar um profissional em inteligência analítica e big data. Abaixo, listamos duas opções:
Big Data
Muito se fala sobre Big Data, pouca gente, porém, tem conhecimento efetivo sobre o assunto. Desta forma, a trilha de aprendizagem de Data Science da Awari, cobre todos os conceitos em Big Data e seus principais frameworks, e irão auxiliá-lo nessa jornada de aprendizado.
Nele, você aprenderá, na prática, por meio de projetos reais e mentoria de cientistas de dados e analistas de grandes empresas do mercado, tudo o que você precisa para aprender a interpretar dados e tomar melhores decisões em seu ambiente de trabalho. Ao longo da jornada, você desenvolverá habilidades que são essenciais no cotidiano de um analista, como em:
- Machine Learning;
- Ferramentas SAS;
- Python;
- SQL e R;
- Data Mining;
- Infraestrutura de Big Data;
- APIs.
Ficou confuso? Neste artigo sobre os principais Termos em Data Science detalhamos a função de cada um deles 😉
Estatística
O curso Statistics 101 da IBM Cognitive Class aborda medidas básicas de estatística, probabilidade e visualização de dados. Este é um curso essencial para quem irá seguir carreira em inteligência analítica, pois fazer análises será grande parte do seu trabalho e por isso é importante aprender sobre estatísticas.
? Quer se tornar um cientista de dados? Conheça a Awari!
A Awari é uma plataforma completa com mentorias individuais, cursos com aulas ao vivo e suporte de carreira para você dar seu próximo passo profissional.
Conheça nossos cursos, que vão desde Trilhas de Data Science, Gestão de Produtos, Design e Programação. Saiba mais sobre a nossa jornada personalizada e materiais complementares feitos por especialistas no mercado.
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