Facebook pixel
>Blog>Programação
Programação

Ambiente de desenvolvimento integrado: tudo o que você precisa saber sobre IDE

Qual programador nunca passou horas e horas em busca de um erro e, quando encontrou, nada mais era do que um simples ponto-e-vírgula faltando em uma pequena linha de código? ? Esse tipo de situação é mais comum do que gostaríamos, mas existem recursos que podem evitar tamanha perda de tempo e, ao mesmo tempo, […].

Qual programador nunca passou horas e horas em busca de um erro e, quando encontrou, nada mais era do que um simples ponto-e-vírgula faltando em uma pequena linha de código? ?

Esse tipo de situação é mais comum do que gostaríamos, mas existem recursos que podem evitar tamanha perda de tempo e, ao mesmo tempo, ajudar no processo de foco do programador no que realmente interessa: o desenvolvimento das features de um programa de computador.

Vamos ver neste conteúdo o que são os IDEs, ou Ambientes de Desenvolvimento Integrado.

O que é o Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE)?

IDE é a sigla para Integrated Development Environment ou, no bom português, Ambiente de Desenvolvimento Integrado. Como o próprio nome revela, IDE é um programa que facilita o desenvolvimento de softwares, amplamente utilizado pelos desenvolvedores para criar novos produtos digitais e construir atualizações de programas já existentes.

Um IDE tem diversas funcionalidades que ajudam programadores a escrever o código de softwares, proporcionando mais velocidade, otimização de tempo e produtividade aos profissionais. Veremos a seguir o porquê.

Qual é a diferença entre IDE e editor de texto?

Na área da programação existem diversas ferramentas que um profissional pode usar para criar código. O editor de texto é um desses instrumentos, porque ele permite a redação das linhas de código livremente.

Até aqui, pode parecer que o editor de texto e o IDE sejam a mesma coisa, mas não são.

A diferença é que o primeiro tem apenas a funcionalidade de edição de código – aliás, existem diversas opções para o programador escolher, inclusive alguns são focados para determinadas linguagens de programação específicas — e o IDE tem outros recursos além do editor, como veremos a seguir.

Como funciona um IDE

O Ambiente de Desenvolvimento Integrado combina ferramentas úteis e cotidianas que o programador precisa em uma única interface gráfica, ou seja, ele traz um pacotão de instrumentos que facilitam o dia a dia dos desenvolvedores.

Características de um IDE

Um IDE, necessariamente, terá 3 ferramentas: o editor de código-fonte, o compilador e o debugger.

O editor de código-fonte, já sabemos, é um programa que ajuda na criação de código e tem uma série de funcionalidades, como destacar a sintaxe com elementos visuais, preenchimento automático de acordo com a linguagem e verificação de bugs ao longo da escrita.

Programação Front-End Domine React.js, a biblioteca líder de mercado para Front-End, desde os fundamentos em HTML, CSS e JavaScript até o uso de APIs e testes end-to-end, e desenvolva interfaces de sites e web apps eficientes e escaláveis. Começar Agora
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em Programação Front-End
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Já o compilador é um utilitário que executa o código já pronto para verificar se existe algum erro. Alguns IDEs também contam com um sistema de automação de compilação, capazes de automatizar tarefas mais simples e repetitivas, compilar em código binário, criar pacotes de código binário e executar testes automáticos.

Por último, o debugger é um instrumento valioso para o programador, que consegue buscar e exibir de maneira gráfica onde estão os bugs (erros) no código original, facilitando muito a vida do programador.

Tipos de IDE

Existem muitos tipos de IDE, cada um com um objetivo diferente e focando em uma funcionalidade específica que ajude os programadores a otimizar seu tempo e seu trabalho. 

pesquisa do stack overflow sobre IDE
Estatísticas das IDEs mais utilizadas pelos programadores; Visual Studio Code é de longe a preferida dos profissionais. Imagem: Stack Overflow

Como são muitos tipos de Ambientes de Desenvolvimento Integrado, a maneira mais comum de diferenciá-los é avaliando suas propriedades. Veja a seguir quais são as características mais importantes de verificar antes de escolher com qual IDE você deve trabalhar.

Quantas linguagens o IDE suporta

Alguns softwares são desenvolvidos para linguagens de programação específicas, como é o caso do IntelliJ, por exemplo, que é muito usado para projetos escritos em Java.

Já o Eclipse, que é outro IDE, tem grande compatibilidade com Java, XML, Python, entre outras, portanto se configura com uma versatilidade maior.

Sistema operacional

Nem todo sistema operacional é compatível com qualquer IDE, a não ser que ele seja armazenado na nuvem; isso pode ser uma limitação importante de um IDE, principalmente se a aplicação que será desenvolvida for executada em sistemas operacionais específicos também, como Android ou iOS, por exemplo.

Automação

Não são todos, mas grande parte dos IDEs contém os itens descritos nas características deste conteúdo (editor de código-fonte, compilador e debugger).

Muitos desses recursos são compatíveis com features adicionais, como refatoração, pesquisa de código e ferramentas de integração e implantação contínua (CI/CD).

Desempenho e extensões

Outro fator importante na hora de escolher o IDE é o volume de memória dele, principalmente se o programador precisa executar, ao mesmo tempo, outros programas que exigem muito processamento da máquina.

Em tempo: alguns softwares que são Ambientes de Desenvolvimento Integrado permitem a personalização dos fluxos de trabalho através de plug-ins e extensões, com o objetivo de adaptar a interface às demandas e/ou preferências do programador.

Desenvolvimento mobile

Partindo do princípio de que os smartphones representam a maior parte do tráfego de dados no mundo todo, não é à toa que as empresas de tecnologia e startups tenham o mindset voltado ao mobile first – algumas até mobile only.

Isso afeta também o nosso aprendizado sobre como usar e como escolher os melhores IDEs para desenvolvimento. Ao pensar em um software que seja acessado através de dispositivos móveis, então o IDE deve ter uma compatibilidade com seus sistemas operacionais, principalmente Android e iOS.

IDE na nuvem

Os IDEs na nuvem são excelentes para equipes remotas, já que basta ter acesso à internet para utilizá-los.

Mas as vantagens não param por aí: como já vimos, o Ambiente de Desenvolvimento Integrado é um programa que exige muito processamento do computador, e portanto ocupa e demanda memória. Agora, uma vez que ele é processado na nuvem, então esse problema desaparece.

Outro problema que o IDE baseado na nuvem resolve é com relação a limitações de sistema operacional. Com esse recurso, a equipe pode trabalhar tranquilamente e de maneira colaborativa, mesmo não estando todos no mesmo espaço físico ou no mesmo expediente.

Programação Front-End Domine React.js, a biblioteca líder de mercado para Front-End, desde os fundamentos em HTML, CSS e JavaScript até o uso de APIs e testes end-to-end, e desenvolva interfaces de sites e web apps eficientes e escaláveis. Começar Agora
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em Programação Front-End
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Vantagens de usar um IDE

As maiores vantagens de usar um IDE são o aumento na produtividade, redução de gastos, criação automática de códigos e facilidade na verificação e correção de erros.

Aumento na produtividade

Ao gerar otimização de tempo e de trabalho, o IDE automaticamente aumenta a produtividade do time, que não precisa, por exemplo, ficar caçando os erros no código de maneira visual e manual, já que o debugger faz isso sozinho; o programador só precisa codar.

Com essa economia de tempo, o trabalho passa a ser mais fluido, as entregas são feitas mais rápido e o time começa a se preocupar somente em escrever os códigos, sem precisar perder valiosas horas em busca do que deu errado na hora da compilação.

Além disso, o IDE traz tudo na mesma interface, então o programador também não precisa lidar com várias abas e vários programas ao mesmo tempo. 

Redução de gastos

Como o Ambiente de Desenvolvimento Integrado reúne vários recursos em um só software, a empresa só precisa pagar por uma ferramenta, ou seja, apenas a assinatura do IDE é suficiente para atender a equipe de desenvolvimento. 

O dinheiro que sobra pode ser investido em treinamentos, promoções salariais, melhorias para os colaboradores, entre outros.

Criação automática de códigos

Alguns tipos de IDE têm o recurso de geração automática de códigos através do mecanismo de soltar e arrastar, o que economiza diretamente o tempo do programador.

Ao invés de digitar manualmente códigos mais simples, basta usar esse recurso e pronto: o profissional poderá se ocupar com as regras de negócios, integração com bancos de dados e outros aspectos do produto que demandam uma atenção maior.

Facilidade na verificação e correção de erros

Erros de sintaxe ou omissão de pontuação são comuns e podem atrapalhar a vida do desenvolvedor que não usa um IDE, já que ao compilar o código, o sistema avisa que não deu certo mas não aponta onde está o problema.

No caso dos Ambientes de Desenvolvimento Integrado, o sistema avisa, antes ou depois da compilação, que tem algo errado e mais: exibe de maneira visual onde é o erro.

Além disso, a refatoração de código é outro recurso fundamental que alguns IDEs possuem, já que é um processo simples, que também otimiza o tempo e reduz as conexões de classes e padroniza os nomes das variáveis.

? Quer ingressar na área de Programação? Conheça a Awari!

Agora que você já entendeu a importância de um IDE para o dia a dia de programador, está na hora de aprofundar os estudos e ingressar na carreira de desenvolvimento.

Para isso, conte com a Awari! Somos uma plataforma completa com mentorias individuais, cursos com aulas ao vivo e suporte de carreira na área de Tecnologia.

Conheça nossos cursos de Programação, com intensivos de Front-End com React, Back-End com Javascript, DevOps, Desenvolvimento Web e React Native. Saiba mais sobre a nossa jornada personalizada e materiais complementares feitos por especialistas no mercado.

Programação Front-End Domine React.js, a biblioteca líder de mercado para Front-End, desde os fundamentos em HTML, CSS e JavaScript até o uso de APIs e testes end-to-end, e desenvolva interfaces de sites e web apps eficientes e escaláveis. Começar Agora
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em Programação Front-End
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Curso Completo de
Programação Front-End

Domine React.js, a biblioteca líder de mercado para Front-End, desde os fundamentos em HTML, CSS e JavaScript até o uso de APIs e testes end-to-end, e desenvolva interfaces de sites e web apps eficientes e escaláveis.

Ao clicar no botão ”Começar Agora”, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

CONHEÇA A AWARI

Compartilhe seus objetivos de carreira com a Awari

Nós queremos construir uma comunidade onde membros tenham objetivos compartilhados, e levamos essas respostas em consideração na hora de avaliar sua candidatura.

Sobre o autor

Dê um salto em sua carreira com nosso curso de Programação Front-End

Domine React.js, a biblioteca líder de mercado para Front-End, desde os fundamentos em HTML, CSS e JavaScript até o uso de APIs e testes end-to-end, e desenvolva interfaces de sites e web apps eficientes e escaláveis.