Um plano de decisões para o que você pretende conquistar na sua vida e como fazer para chegar lá.
Como o mundo muda e você também pode mudar suas metas e objetivos, o plano corresponde a todo um processo que deve ser contínuo e constantemente atualizado.
Na prática, funciona como um norteador. É um ótimo ponto de partida para explorar quais tipos de cargos e funções se alinham com o que você deseja para a sua vida. Sendo assim, também envolve absolutamente tudo que impacta diretamente na sua carreira: cursos profissionalizantes, testes de avaliação, coaching profissional e treinamentos em geral.
Objetivos do Plano de carreira
Promoção, mudança de cargo, área ou setor. Também inclui tudo o que precisamos fazer para chegar a essas conquistas, ou seja, as habilidades e experiências necessárias.
Pensar nos próximos passos
Ao trabalhar para atingir os próprios objetivos de carreira, a motivação vem junto. E profissionais mais motivados são consequentemente mais produtivos.
Gerar produtividade
Entender e criar novas possibilidades
Ao estabelecer um planejamento, conseguimos entender o que esperamos a curto e longo prazo da empresa onde estamos trabalhando ou pretendemos trabalhar.
Mapeie seus interesses, as coisas que você gosta de fazer no seu tempo livre. É importante que seja algo que irá ajudar a construir suas principais aptidões. Reflita:
- O que eu costumo fazer no meu tempo livre?
- Sobre o que eu leria um livro?
- Que tipo de eventos, aulas, cursos e workshops me interessam?
Habilidades
Pense no que você se destaca: talentos e competências desenvolvidas ao longo do tempo. O objetivo aqui é entender quais as suas características principais as quais você confia quando precisa fazer algo.
- No que eu sou bom?
- O que eu faço de graça e que outros são pagos para fazer?
- O que eu faço que os meus amigos admiram e reconhecem?
O plano de ação nada mais é do que uma projeção para que seus objetivos sejam alcançados. Sendo assim, serve como um roteiro que leva você desde a escolha da carreira até alcançar seus objetivos a longo prazo.
- Seus objetivos de curto e longo prazo;
Para começar, identifique alguns aspectos importantes:
- Requisitos de educação e treinamento para sua carreira.
Após identificar esses pontos, basta partir para a parte mais estratégica na busca de emprego:
1. Identificar potenciais empregadores;
2. Criar um currículo;
3. Desenvolver as cartas de apresentação;
4. Se preparar para entrevistas de emprego.
Muitas pessoas acreditam que o plano de carreira é apenas para recém-formados que estão tentando conseguir seu primeiro emprego, mas isso é um mito.
Criar seu planejamento é necessário pois serve como um norteador dos seus interesses profissionais à medida que seus objetivos evoluem.