← Voltar para o blog

Como liderar pessoas? Dicas para desenvolver habilidades em Gestão de Pessoas

Como liderar pessoas? Dicas para desenvolver habilidades em Gestão de Pessoas

Uma das realidades de avançar em sua carreira, seja subindo a escada dentro de uma empresa ou startup, mudando de campo ou buscando oportunidades em novas organizações, é que quanto mais alto você subir no organograma, maior a probabilidade de que a liderança e gestão de pessoas se tornem peças-chave de suas responsabilidades profissionais. 

Dar o salto para uma função de gerenciamento ou supervisão introduz todo um conjunto de novos desafios, e eles desestabilizam a sua relação com o time. Se você se encontra nessa posição, provavelmente está se perguntando como desenvolver habilidades de liderança para se atualizar e desempenhar suas novas funções da melhor maneira possível. 

Embora se tornar um ótimo gerente e líder exija tempo e experiência, há algumas dicas que você pode seguir para melhorar suas habilidades de liderança e gerenciamento imediatamente, posicionando-o para o sucesso em sua nova função. 

Na foto, vemos Franciele Koch sorrindo. Ela é loira e usa brincos.

Para explicá-las a Awari convidou a Franciele Koch, uma experiente profissional da área de tecnologia que já gerenciou times multiculturais em grandes organizações e atualmente é Coordenadora de Gestão na Ambev Tech.

A entrevista completa com a Franciele você pode ouvir no nosso podcast: Não é Magia, é Tecnologia. Lá ela comenta sobre as transformações trazidas pela pandemia e fala sobre aspectos essenciais para um líder do futuro. 

Como desenvolver habilidades de Liderança e Gestão de Pessoas?

Busque o caminho da Liderança Positiva

Franciele: “A liderança positiva está relacionada ao conceito de psicologia positiva, que é focar na felicidade dos nossos times e colaboradores. O líder tem o papel fundamental de garantir esse ambiente para o time que ele está inserido. Além deles, há alguns pontos fundamentais quando queremos trazer esse conceito de liderança positiva:

  1. Fazer ações na nossa rotina que gerem uma segurança psicológica para o time; possibilitar um ambiente de trocas, entender que o aprendizado está no dia a dia. Vamos ter momentos em que eu, como líder, vou ter que instigar as minhas pessoas, fazendo perguntas que levem elas para o processo de evolução de desenvolvimento do pensamento crítico e analítico.  
  1.  Estar próximo: alinhar expectativas com o meu time, entender o que é importante para cada uma delas e atuar nas necessidades específicas de cada uma dessas pessoas. Por exemplo, quando for fazer um Plano de Desenvolvimento Individual, focar nas potencialidades delas. Como eu como líder posso agir como multiplicador dessas potencialidades que cada um tem, para fazer com que fiquem cada vez mais engajadas, felizes no ambiente e que continuem o processo de evolução de carreira profissional?

Esses são os caminhos para o desenvolvimento de uma liderança positiva de pessoas.”

Aprenda e liderar equipes multiculturais

Franciele: “A empatia casa muito bem com essa realidade. Quando falamos de empatia, relacionamos a se colocar no lugar do outro, mas é muito difícil fazer isso, porque cada um tem a sua trajetória, cada um traz o seu background. Nesse aspecto, eu como líder preciso entender essas particularidades, estudar muito, alinhar troca de feedbacks é nessa rotina de contato. 

Eu costumo dizer que a gente subestima muito algumas perguntas no nosso dia a dia, já colocamos na nossa mente um conceito já pronto e esquecemos de perguntar para as pessoas como elas estão relacionadas àquele problema ou àquela situação especificamente; o que que ela pode contribuir em relação àquele tema também. 

Quando falamos de equipes muito diversas, podemos ter um ganho muito grande, porque tenho pensamento e visões diversas no meu time. Eu posso utilizar isso para processos de inovação, talvez tenha até uma maior criatividade dentro desse time e posso possibilitar mais trocas entre essas pessoas, utilizando as opiniões diferentes para potencializar os resultados da minha equipe.”.

Como estudar liderança e gestão de pessoas?

Bons líderes são importantes em qualquer indústria. Em um momento de tantas transformações, liderar de forma eficiente, positiva e estratégica é essencial. Além disso, o futuro da liderança depende do desenvolvimento de importantes competências, que devem ser exploradas.

A importância de saber se desenvolver como líder

🔵 Quer desenvolver ainda mais sua carreira? Conheça a Awari!

A Awari nasceu e permanece assim: pensando totalmente em transformar a vida de nossos alunos com conteúdos de valor, proporcionando uma experiência incrível que seja real e acessível. 

Conheça nossos cursos, que vão desde Trilhas de Data Science, Gestão de Produtos, Design e Programação. Saiba mais sobre a nossa jornada personalizada e materiais complementares feitos por especialistas no mercado.

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Inscreva-se