O que faz um Product Manager?

O sucesso de um produto depende de uma série de fatores, e é essencial que eles estejam bem alinhados. Para administrar todos esses aspectos, a empresa pode utilizar um método chamado Gestão de Produtos, ou Product Management.

Gestão de Produtos

Área de negócios focada no gerenciamento e no crescimento do produto ou serviço em todo o seu ciclo de vida, desde a sua criação até o seu lançamento e operação no mercado.

O grande objetivo é que as expectativas da empresa estejam sempre alinhadas com as dores do usuário, de forma que o produto esteja baseado em hipóteses sólidas e possa gerar real valor para ambas as partes.

O que faz um Product Manager?

Sua principal função é gerir o desenvolvimento do produto de todas as suas perspectivas, e garantir que o time está trabalhando coletivamente para a construção de um bom projeto.

Para isso, é essencial que ele tenha um bom conhecimento a respeito do mercado que atua e do comportamento dos usuários. Isso será essencial na tomada de decisões, para entregar um produto realmente relevante.

Também é papel do PM lidar com stakeholders e gerenciar suas expectativas, cuidar de decisões pragmáticas e analíticas, atuar na resolução de problemas e liderar o time.

Principal ferramenta de trabalho do PM. Um mapa visual que descreve as etapas de desenvolvimento em cada uma das equipes e facilita o alinhamento, além de indicar os avanços para os stakeholders.

Roadmap

Ele deve responder à três perguntas: Onde estamos?, Onde queremos chegar? e Como chegaremos?.

Como ser um bom Product Manager?

Procure atender os objetivos propostos

Toda empresa tem objetivos de negócio e a partir deles são definidos os objetivos de produtos. Busque sempre cumprir o que é planejado.

Tenha clareza  dos resultados 

Trabalhe com métricas e indicadores para sempre ter clareza de quais são os seus resultados até o momento.

Dedique-se a fazer uma boa gestão

Organize a sua rotina, priorize as tarefas, faça alinhamentos com os stakeholders e cuide para evitar os problemas.

Pense e corra  atrás de inovação

Faça planejamentos para médio e longo prazos a fim de encontrar soluções inovadoras para o seu produto no futuro.

Busque apoio  de outras áreas 

O PM precisa abrir portas, fortalecer laços, conquistar aliados e ter com quem contar na hora do aperto. Busque essa “rede de apoio”.

Conheça o negócio  em que está inserido

Entenda como funciona o seu mercado, conheça os outros players, compreenda como a empresa fecha a conta, conheça os processos de trabalho e a cultura do local.