O que faz um Engenheiro  de Dados?

Em um mundo cada vez mais conectado, com um fluxo constante de dados e informações, é impossível imaginar uma empresa que não esteja imersa no ecossistema do Big Data.

Big Data

Uma quantidade volumosa de dados variados e complexos que crescem exponencialmente com o tempo e não podem ser gerenciados apenas por um software tradicional de processamento simples.

Com a quantidade de dados aumentando a cada dia, faz parte das atribuições desta área auxiliar no tratamento desse alto fluxo de informações. O campo tornou-se parte fundamental do processo estratégico de todo time de Data Science e de gestores no âmbito empresarial.

O que um Engenheiro de Dados faz na prática?

O profissional é responsável pela plataforma de dados, portanto, deverá disponibilizar os dados necessários no início de um projeto. Ele irá mapear e captar os dados não estruturados de diversas fontes, o que chama-se Big Data.

Rotina da área

Após captar todos esses dados, que podem ser de redes sociais como o Twitter, ou de outro sistema da empresa, ele os transporta para um repositório chamado de Data Lake.

Imagine um lago, dentro dele haverá água, peixes, mas também galhos e outras coisas. Ou seja, neste local, há uma mistura de arquivos, tabelas, tudo junto em um repositório. Esta é a função do Engenheiro de Dados: pegar os dados da origem e colocá-los em neste repositório centralizado.

Data Lake

Utiliza-se mais as linguagens de programação Python e SQL. Em determinadas situações, usa-se também um Escala, dependendo da conexão que você quer. Também usa-se ferramentas ligadas à nuvem para fazer extração de dados de fontes externas.

Ferramentas utilizadas no dia a dia

Há outras grandes ferramentas como o Power BI, uma das líderes do mercado há anos. Existem várias ferramentas, mas é importante que o profissional tenha domínio de pelo menos uma.

A área de Data Science necessita de novos profissionais capacitados. Todos os meses há um número muito alto de vagas para essa carreira.

Dicas para quem  quer migrar para a área

Big Data, Data WareHouse e Data Lake são conceitos que podem ser diferenciais para o profissional, pois ao aplicar na prática terá muito mais fácilidade para entender cada um desses processos.

Aprofunde-se nos principais conceitos

Estude sobre modelos de dados relacionais, dimensionais e SQL.

Aprenda sobre  diferentes  tecnologias