Dicas para se destacar e turbinar sua rede de contatos

LINKEDIN

Foto de perfil

Segundo dados da própria rede social, perfis com fotos profissionais recebem aproximadamente 14 vezes mais visitas.

É fundamental ter uma boa foto de perfil no seu LinkedIn. Ela torna a comunicação mais pessoal e pode gerar uma identificação entre as partes.

1. Escolha fundos claros e ambientes com boa iluminação que facilitem o reconhecimento e destaquem o seu rosto.

2. Evite centralizar o rosto. Seu rosto deve ocupar cerca de 60% do espaço disponível.

Dicas para uma boa foto

3. Não exagere nos filtros. É importante ser facilmente reconhecido.

4. Use uma foto capaz de transmitir sua personalidade. A foto também deve combinar com o tipo de empresa em que você quer trabalhar. 

Escreva (em primeira pessoa) um resumo de suas principais competências e resultados de maneira que reflita sua personalidade. 

Sobre

Palavras-chave

Como ser encontrado no meio de tantos profissionais? Use palavras-chave referentes a competências  e ferramentas tanto no seu resumo como no seu título profissional. 

Para escolher as palavras-chave mais adequadas a seu perfil, visite outros perfis da mesma área de atuação e procure por padrões entre os termos presentes nos títulos e resumos profissionais.

Personalize a sua URL Ao criar seu perfil na rede, a URL do seu perfil segue um padrão alfanumérico.  Quando você personaliza sua URL, seu perfil torna-se mais fácil de acessar e evidencia de quem é o perfil em questão.

 URL

Recomendações

O Linkedin possibilita recomendar e receber recomendações de amigos, chefes e outros colegas de trabalho.  Essa é uma ferramenta poderosa para aumentar sua credibilidade, já que outros profissionais estarão atestando a qualidade do seu trabalho. 

Open to Work

Durante a pandemia, a empresa anunciou uma nova funcionalidade:  o filtro “Open to Work”, uma maneira simples e prática de informar sua rede de contatos e recrutadores que você está buscando novas oportunidades. 

Outra característica interessante dessa funcionalidade é a possibilidade de informar apenas recrutadores sobre sua busca por um novo emprego. Caso você esteja emprego, você pode fazer isso sem gerar desconfortos na sua empresa atual.

Interaja com suas conexões e influencers de assuntos relacionados a sua área de atuação. Publique conteúdos, faça comentários longos e pertinentes (com mais de 8 palavras) e curta postagens de seu interesse.

Seja ativo na rede