É unânime que a comunicação figura no topo das habilidades interpessoais (soft skills) para pessoas de produtos.
Então, como criar bons laços a partir da nossa comunicação? Como ser eficaz e se comunicar melhor?
Saiba como se colocar em cada contexto. Para cada evento dentro da empresa entenda como é a melhor forma de se adaptar e utilizar a linguagem e postura que criará mais conexão com aquela audiência.
Escuta ativa, interessada e sem resposta pronta. Primeiro ouça, processe aquilo de verdade. Depois entenda o que querem dizer, quais são as dores e oportunidades por trás da fala do outro.
Dica: Tente deixar a pessoa falar até o ponto final, respire e conte 2 segundos antes de responder. Faça isso diariamente.
Comunique-se de uma forma que o outro lado entenda. Avalie sempre o contexto e a impressão que deseja passar. A missão de comunicar é sempre do comunicador e não do ouvinte.
Para se comunicar melhor, estabeleça diálogo para construir pontes. É por isso que nos comunicamos. Que a conversa seja uma troca, não um monólogo polarizado.
Em um contexto de planejamento de produtos, seja qual for, É preciso considerar todos os viéses e experiências. Mulheres, pessoas pretas, diferentes camadas sociais, pessoas com deficiência e todos os demais recortes da sociedade.
Havendo pessoas que representam esses recortes, elas precisam falar. E assim o seu produto fará mais sentido para a sociedade. Se não houverem pessoas que possam trazer essa representatividade, você precisa ir buscar na sua base de usuários ou potenciais usuários.
Tenha uma posição para quando for questionado. Isso também faz parte da sua construção de imagem. Mas saiba reconhecer e seja honesto caso você não tenha informações suficientes para opinar sobre o assunto questionado.
Procure incluir outros pontos de vista e não ser a verdade.
Se você tem uma ideia, ela precisa ser colocada no momento certo. Não misture pautas. Prepare as pessoas para o que você quer dizer e não atropele.
Faça reflexões periódicas sobre sua comunicação e como ela pode evoluir para que de fato você possa se comunicar melhor. Evolução e aprendizagem são processos contínuos.