Recolocação no mercado em 5 passos

Há alguns anos, o sinônimo de sucesso era passar a vida toda em uma mesma profissão. Hoje essa mentalidade não é mais a mesma, e muitas pessoas têm buscado formas de recolocação no mercado de trabalho.

Esse processo pode ocorrer pelas mais diversas razões, mas é de extrema importância que você saiba como guiá-lo. Isso pode ajudar você a encontrar ótimas oportunidades para se desenvolver em novas áreas.

É um processo individual no qual um indivíduo se organiza em busca de uma nova oportunidade de trabalho. Para isso, ele terá que se planejar e cumprir algumas etapas até que esteja restabelecido.

Afinal, o que é recolocação no mercado?

O termo “recolocação profissional” também é utilizado como sinônimo de outplacement, uma técnica humanizada em que a empresa opta pelo desligamento de um colaborador, e ainda assim, presta uma consultoria com o intuito de ajudá-lo a encontrar uma nova oportunidade.

Como se recolocar no mercado de trabalho

Em primeiro lugar, identifique por qual razão você está buscando essa recolocação e defina qual o seu objetivo principal.

Se organize e crie um plano de ação

Baseie essas ideias em uma autoavaliação. Para isso, pense sobre as atividades que você realiza bem e as que precisa melhorar, com qual cargo você se identificaria mais, o que você não gostaria de fazer, e até mesmo sobre a faixa salarial pretendida.

Em seguida, liste as etapas que você precisa cumprir até finalizar o processo de recolocação. Assim você terá uma noção dos passos restantes e de quanto tempo isso pode demorar.

Faça uma relação dos valores que você precisa para passar os meses seguintes e um comparativo com o que você tem em caixa à disposição.

Organize suas finanças

O networking consiste em construir uma rede de contatos profissionais, e é uma ferramenta muito valiosa no meio corporativo, especialmente para quem está em um processo de recolocação no mercado.

Fortaleça o networking

Fale com amigos e colegas da área em que você está querendo entrar e que estão em atividade. Peça por dicas para conseguir um emprego e pergunte se nas empresas em que eles trabalham há vagas abertas para que você se candidate.

Além disso, procure conhecer novas pessoas! Vá a eventos, participe de comunidades virtuais, navegue pelo LinkedIn e pelas redes sociais e converse com profissionais que possam trocar experiências nesse sentido.

Pode ser que você ainda não tenha muita experiência na nova área que está almejando. É por isso que você precisa criar uma versão nova do currículo evidenciando suas competências para atuar no cargo.

Revise seu currículo constantemente

Inclua também os cursos que você já fez sobre o tema  reforçando que esses conteúdos estão frescos em sua memória. Caso não tenha nenhuma experiência prática, anexe alguns exercícios que você já fez, comprovando suas capacidades técnicas.

Se está nos seus planos mudar para um ramo que você tem pouco conhecimento, é por meio do estudo que você poderá se tornar um especialista. Por isso, participe de cursos, leia livros, ouça podcasts e consuma todo tipo de conteúdo que estiver à sua disposição.

Estude