Prototipação em UX Design: saiba como funciona

Prototipação é uma técnica muito utilizada na área de UX design para criar e validar soluções de forma rápida.

Geralmente, os protótipos são criados depois da fase de pesquisa com usuários ou benchmarking. Assim, você já conhece a dor do seu cliente e tem hipóteses para resolvê-la.

O que são protótipos?

A principal ideia dos protótipos é validar suas hipóteses de solução com o mínimo de esforço possível, sempre envolvendo as pessoas impactadas (clientes/usuários) e interessadas (desenvolvedores, gerentes de produto, investidores, etc.).

Os protótipos podem ter basicamente 3 níveis de fidelidade: baixa, média e alta. Isso tem relação com a proximidade do resultado final.

Dependendo do estágio do projeto e das pessoas que irão visualizá-lo, é possível usar estágios diferentes de fidelidade. E você também pode (e deve) usar mais de um nível de fidelidade no processo de criação.

Essa é geralmente a primeira etapa da prototipação e você precisa de somente 2 recursos: lápis e papel. O objetivo é gerar diversas perspectivas de soluções, vindas de pessoas de todos os times.

Prototipação em Baixa Fidelidade com Esboços

Antes de iniciar, é interessante mapear os fluxos de navegação usando técnicas como fluxo de usuários (user flows). Assim, você diminui a chance de esquecer de desenhar partes importantes do fluxo e deixar pontas soltas.

Esse protótipo é mais detalhado que desenhos feitos com lápis e papel, mas também não é tão refinado quanto um mockup interativo.

Prototipação em Média Fidelidade com Wireframes

O foco, nessa fase, é construir uma estrutura e definir a hierarquia da informação, o fluxo de navegação e os textos da interface.

Geralmente, é a última etapa do processo de prototipação. Nela, você refina os esboços feitos em papel ou seus wireframes.

Prototipação em Alta Fidelidade com Mockups

Esse protótipo é mais conhecido como mockup interativo pois permite simular interações, como clique, toque e hover (passar o cursor por cima).

Ao contrário dos wireframes, nos mockups interativos a meta é desenhar a interface de forma mais realista possível.  É possível pensar em aspectos visuais como cores, tamanhos, proporções, tipografia etc.

Para avaliar seus protótipos de alta fidelidade, você pode adotar o teste de usabilidade. Essa iniciativa pode ser estruturada e feita com potenciais clientes.

Testando Protótipos  de Alta Fidelidade

A meta é validar tudo que você aprovaria em um wireframe (hierarquia da informação, fluxo de navegação e os textos da interface), mais os aspectos visuais e de interação.

Após essa etapa, você terá a interface e as interações prontas para serem desenvolvidas. Mas não se esqueça de que o processo de prototipação é cíclico. Então, sempre que achar necessário, pegue lápis e papel para voltar ao início.