Esse conceito tem como objetivo encontrar a relação entre o produto e o mercado, e pode ajudar etapas da estratégia e do desenvolvimento, evitando que você construa sua empresa sobre ideias infundadas.
O termo é utilizado para definir um estágio que uma empresa atinge em que oferece um produto relevante e de qualidade, e ao mesmo tempo, que atende às necessidades de determinado público.
O conceito foi criado nos anos 90 e popularizado com o crescimento de negócios digitais. Com o passar dos anos, ele acabou se tornando uma característica essencial para o sucesso, especialmente na área da tecnologia.
Isso porque, as empresas podem encontrar dificuldades para identificar o público ideal, bem como a persona com quem deve se comunicar. Além disso, não é fácil oferecer novos produtos que sejam viáveis a longo prazo e tenham a adesão do público.
Naturalmente, ao basear as estratégias em ideias equivocadas, isso pode acarretar em erros durante o projeto, ocasionando um desperdício de tempo e dinheiro, e muitas vezes, até causando seu fracasso.
Teoria proposta pelo empreendedor e autor Dan Olsen. Ele lista cinco elementos que fazem parte dessa relação, de cima para baixo:
- Necessidades mal atendidas
- Público-alvo
- UX (Experiência do Usuário)
- Proposta de valor
- Conjunto de características
Para manter seu negócio de forma saudável e rentável, é importante que você encontre o ponto em comum entre seu produto e o mercado em que ele está inserido, mas não há uma fórmula definitiva para isso.
Reflita: qual o problema que seu produto promete resolver, e qual a solução que ele dá para essa questão?
Para exemplificar, pense na Uber. Nesse caso, o problema pode ser que uma pessoa não tem veículo mas precisa se locomover até outro ponto da cidade com rapidez. A Uber soluciona essa questão ligando essa pessoa a um motorista parceiro para levá-la ao seu destino.
Desenvolva um produto mínimo viável (MVP). Essa versão embrionária do projeto será usada para que você possa medir os resultados, corrigir falhas e lançar novas versões aperfeiçoadas.
Após lançar o MVP no mercado, você perceberá se o cerne do seu projeto é realmente atrativo para as primeiras pessoas, e terá os primeiros feedbacks.
Meça os seus resultados. Eles são um grande indicativo para você encontrar seu PMF. É com base nos números sobre, e principalmente na satisfação dos usuários, que você conseguirá validar suas ideias.
Todo esse processo é contínuo, e consiste em ir fazendo reparos até encontrar a intersecção entre produto e mercado.
Em algum momento, você observará que os resultados estão cada vez mais satisfatórios, e que o seu produto está conseguindo cumprir o que promete. É nessa hora que você terá encontrado o Product Market Fit.