UI Design?

O que é

Com o crescimento do setor tecnológico e do uso de dispositivos eletrônicos em todo o mundo, muitas empresas têm se dedicado a oferecer experiências cada vez mais personalizadas, confortáveis e intuitivas para seus usuários.

UI Design

É a abreviação de user interface  design (design de interface de usuário). 

Área do conhecimento destinada  a criar interfaces intuitivas e agradáveis em sites, dispositivos, softwares e aplicativos.

Para exemplificar, observe que, ao usar um app de música, você consegue facilmente navegar e deduzir os comandos para pular as faixas, criar playlists, fazer download, buscar seus artistas favoritos, entre muitas outras funções.

Isso porque, antes de criar essas interfaces, a equipe de UI Design estudou as melhores formas de apresentar esse aplicativo a você, e quais ícones, fontes, cores, formatos e animações utilizar. 

Assim, você pode ter uma experiência funcional, agradável e espontânea ao mesmo tempo.

O que faz um 

UI Designer?

É responsável pela criação e organização de interfaces gráficas em sites, aplicativos, softwares e dispositivos, de forma que o acesso a essas plataformas seja simplificado, intuitivo e confortável para o usuário.

Tudo aquilo que intermedia a relação entre o ser humano e a máquina. 

Interface Gráfica

Em um aplicativo, fazem parte desse universo todos os botões, telas, menus, ícones, comandos, notificações, entre outros itens que são representações visuais e permitem interações com aquele programa.

Para a criação desses elementos, o profissional deve levar em consideração fatores como a estética, usabilidade e funcionalidade, a partir de conhecimentos e pesquisas sobre tecnologia, comunicação e design.

Embora a interface esteja muito ligada à parte visual, ela é baseada em uma série de outros fatores, como pesquisas, estratégias, objetivos e usabilidade. O design é justamente a finalidade de todas essas etapas.

Um UI Designer precisa entender as necessidades do usuário, e a partir daí, propor uma boa experiência por meio de soluções e interfaces intuitivas.

UI Designer?

Como se tornar um

Como em qualquer profissão, a atuação como UI Designer exige que você tenha domínio sobre alguns tópicos. Dessa forma, é possível criar um repertório para aplicar no momento de propor soluções.

1

Estude áreas relacionadas

Design gráfico

Domínio sobre os principais conceitos do design gráfico, como composição, gestalt, equilíbrio, textura, formas, entre outros.

Design de interação

Estuda a interatividade entre seres humanos e máquinas (IHC) por meio de elementos visuais.

Psicologia comportamental

Ter uma noção sobre o comportamento humano ajuda a compreender como guiamos nossas ações e como o design pode atuar nesse sentido.

UX Design

Em muitas empresas, UI e UX caminham juntos. Por isso, é interessante que se tenha noções sobre UX Design, especialmente os principais processos e tarefas dessa outra área para facilitar esse contato.

Pesquisa de referências

Para que você continue se atualizando e possa propor soluções novas, é essencial que você utilize ferramentas como Behance, Pinterest e Dribble para buscar novas referências.

Para a criação de interfaces, o UI Designer pode utilizar uma grande variedade de ferramentas e softwares. Cada uma tem suas próprias funcionalidades, e muitas vezes, podem funcionar até mesmo de forma complementar.

2

Aprenda a utilizar ferramentas para UI Design

Figma

É uma das principais ferramentas para a elaboração de wireframes, protótipos, interfaces e vetores.

Adobe XD

Criação de wireframes, layouts de tela e protótipos de alta fidelidade.

Sketch

Muitas funcionalidades voltadas para os UI Designers, como a duplicação de telas, configuração de fontes, biblioteca de vetores à disposição e a organização dos projetos

Uma forma de treinar é fazendo o redesign de aplicativos ou sites famosos. Geralmente, eles já têm alguns elementos bem definidos, como cores e tipografia, e você pode usar suas habilidades para propor novas novas formas de apresentá-los.

3

Treine fazendo exercícios e crie um portfólio

Se você pretende se desenvolver nessa área de forma clara e ter acesso aos melhores conteúdos teóricos e práticos, a melhor opção é fazer um curso sobre o tema.

4

Faça um curso de UI Design