O que é Product Marketing?

Se tornou uma ferramenta essencial para muitas empresas, e isso explica   a demanda por profissionais da área.

Product Marketing

De acordo com um levantamento feito pelos consultores da PageGroup, esse é um dos cargos que mais devem permanecer em alta nos próximos anos.

O profissional dessa área será responsável pelo lançamento de um produto no mercado, trabalhando ao lado de outros setores da empresa e buscando um alto grau de aceitação dos consumidores e rentabilidade para o projeto.

Mesmo tendo um excelente produto e uma equipe de vendas competente, não levar em consideração a forma como ele chegará ao público pode acabar atrapalhando todo o resto da operação.

O processo de lançar um produto no mercado, desde as primeiras etapas do seu desenvolvimento, passando pelo lançamento para o público e considerando as etapas de Customer Success.

O que é Product Marketing?

E o Product Marketing Manager será responsável por propor estratégias e planos de ação envolvendo os departamentos de marketing, produto e vendas, de forma que todos estejam alinhados quanto à visão sobre o projeto.

Suas tarefas diárias envolvem a realização de pesquisas, estudos sobre público-alvo e persona, criação de conceitos alinhados à identidade da marca e participação em reuniões de todos os departamentos.

O que faz o Product Marketing Manager?

Esse é um profissional de perfil analítico,e que precisa se basear sempre em dados.

- Habilidade para a comunicação e para trabalhar em grupo;

- Facilidade na condução de projetos

- Competência para a negociação 

- Entendimento sobre questões  comportamentais relacionadas ao  público.

Outras características importantes para a área

De acordo com o Glassdoor, a média salarial é de R$ 14.617. A variação parte por volta dos R$ 7.000, e pode superar os R$ 20.000, dependendo do contratante e da experiência. 

Qual é o salário de  um Product Marketing Manager?

Product 

Como se tornar

Marketing

Manager

Persona e público-alvo, marketing de conteúdo, definição de metas e KPIs, habilidade para fazer pesquisas com consumidores e domínio de técnicas de storytelling, branding, persuasão e retenção de usuários.

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Tenha domínio sobre o marketing

É importante conhecer técnicas e abordagens básicas, entender como funciona um pitch, compreender processos de qualificação de leads, saber como a equipe supera objeções do público e se organiza durante a negociação.

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Entenda sobre produto e vendas

Esse profissional terá que estar constantemente em contato com outros membros da equipe. Outra habilidade importante é a de realizar a gestão de projetos, uma vez que muitos processos devem ser centralizados nas mãos do PMM para que ele delegue as funções e tome decisões estratégicas.

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Desenvolva habilidades de comunicação e gestão