O que é

Product  Discovery?

Não importa o quão fácil de usar ou quão visualmente atraente seja o seu produto, se ele não oferecer nenhum valor real ao usuário final, é improvável que ele se destaque entre as diversas opções disponíveis no mercado.

Com usuários cada vez mais engajados, torna-se essencial o desenvolvimento de produtos que resolvam problemas reais, do cotidiano dos usuários. O produto criado precisa ter grande utilidade e não apenas usabilidade.

A descoberta de produtos é conhecida como o processo de determinar a necessidade de mercado para sua ideia de produto. Ou seja, ele é um estudo aprofundado do produto que responde à pergunta ‘o que devemos construir hoje?’

Product  Discovery

Processo de Discovery

É um método que mostra se você não está falhando com suposições incorretas sobre as necessidades e desejos do seu usuário.

  Encontrar e documentar os problemas que os usuários estão enfrentando atualmente (por meio de entrevistas ou pesquisas);

  Explorar o problema antes de encontrar soluções — quanto mais tempo gasto para entender o problema, mais eficazes serão suas soluções;

  Validar ideais do time;

  Identificar quais produtos e/ou recursos serão mais úteis para atender às necessidades do cliente;

Em linhas gerais,  Product Discovery visa:

Quem deve estar envolvido na descoberta de produtos?

  O Product Owner, que será responsável pelo roteiro do produto e direção do projeto geral;

  Gerentes e designers de produto específicos que ajudarão a gerenciar o produto e/ou recursos nascidos da Product Discovery;

  Profissionais de outras áreas do negócio como vendas e marketing, para ter um panorama geral da necessidade dos usuários.

Peças fundamentais no processo:

Product Discovery

Como aplicar uma

Entenda as necessidades e sentimentos dos clientes sobre a sua plataforma ou serviço.

Crie uma persona completa do seu cliente de diferentes perspectivas de toda a sua equipe.

Colete e organize o feedback do cliente de vários canais de entrada (mídia social, e-mail, etc.)

Ouça. Suprima seu desejo natural de correr para uma solução e, em vez disso, reflita sobre o problema raiz do cliente. Entendê-lo, de fato, te ajudará a encontrar soluções mais assertivas.

Teste suas suposições com seus usuários/clientes.