Fluxogramas em UX: quais são e como funcionam

Fluxogramas são esquemas visuais para ilustrar o funcionamento de um sistema. São ferramentas que auxiliam o profissional de UX na documentação de um projeto.

Após as etapas de pesquisa e exploração de um projeto, é necessário compilar as descobertas e criar personas que servirão de base para o que será projetado.

Feito isso, é fundamental preencher as lacunas de planejamento da solução, mantendo o usuário no centro do planejamento. Assim, é necessário compreender as etapas em que o usuário estará envolvido:

- Quais as condições ideais para o sucesso?

- Como a solução se encaixa no dia a dia do usuário?

- Quais tarefas o usuário precisa cumprir e o nível de complexidade delas?

- Em que situações vai interagir ou recorrer a ela?

É possível responder a essas perguntas usando alguns dos principais fluxogramas de UX:

Foca nos pontos de interação de um usuário com uma marca ou serviço durante a jornada, para atingir determinado objetivo. Indica motivações, obstáculos, pontos de dor e de satisfação em cada fase.

User Journey Map (Mapa de Jornada  do Usuário)

Por exemplo, imagine que um usuário da Amazon gostaria de comprar um livro. Antes de estar com o produto em mãos, o usuário executa várias ações no site.

Após o mapeamento dessas ações, o uso do mapa depende dos objetivos do projeto ou das descobertas feitas.

Explica as etapas para cumprir tarefas em um sistema, e exibe em detalhes o modelo de navegação, a relação entre as telas percorridas, os inputs do usuário, as condições para seguir e os resultados obtidos.

User Flow (Fluxograma do Usuário)

É útil principalmente nas etapas de Arquitetura de Informação e Design de Interação em um projeto de UX.

Consistem em uma combinação de wireframes com User Flows. Assim, é possível obter os benefícios do User Flow, mas com referências visuais, tornando-os mais precisos e fáceis de ler.

Wireflows

Se Wireflows são User Flows detalhados, Interaction Flows são o próximo nível. Os diferenciais dos Interaction Flows (ou IX Flows) são principalmente a camada extra de informações que exibem.

Interaction Flows

Não pode ser classificado como fluxograma, porque não exibe um fluxo de informações ou tarefas, e sim as relações hierárquicas entre as principais telas ou páginas de um sistema, site ou aplicativo.

Sitemap (Mapa do Site)

Mas é uma ferramenta importante de UX para as tarefas de Arquitetura de Informação, pois fornece uma visão clara e ampla das principais áreas do sistema planejado.