Fluxogramas são esquemas visuais para ilustrar o funcionamento de um sistema. São ferramentas que auxiliam o profissional de UX na documentação de um projeto.
Após as etapas de pesquisa e exploração de um projeto, é necessário compilar as descobertas e criar personas que servirão de base para o que será projetado.
Feito isso, é fundamental preencher as lacunas de planejamento da solução, mantendo o usuário no centro do planejamento. Assim, é necessário compreender as etapas em que o usuário estará envolvido:
- Quais as condições ideais para o sucesso?
- Como a solução se encaixa no dia a dia do usuário?
- Quais tarefas o usuário precisa cumprir e o nível de complexidade delas?
- Em que situações vai interagir ou recorrer a ela?
É possível responder a essas perguntas usando alguns dos principais fluxogramas de UX:
Foca nos pontos de interação de um usuário com uma marca ou serviço durante a jornada, para atingir determinado objetivo. Indica motivações, obstáculos, pontos de dor e de satisfação em cada fase.
Por exemplo, imagine que um usuário da Amazon gostaria de comprar um livro. Antes de estar com o produto em mãos, o usuário executa várias ações no site.
Após o mapeamento dessas ações, o uso do mapa depende dos objetivos do projeto ou das descobertas feitas.
Explica as etapas para cumprir tarefas em um sistema, e exibe em detalhes o modelo de navegação, a relação entre as telas percorridas, os inputs do usuário, as condições para seguir e os resultados obtidos.
É útil principalmente nas etapas de Arquitetura de Informação e Design de Interação em um projeto de UX.
Consistem em uma combinação de wireframes com User Flows. Assim, é possível obter os benefícios do User Flow, mas com referências visuais, tornando-os mais precisos e fáceis de ler.
Se Wireflows são User Flows detalhados, Interaction Flows são o próximo nível. Os diferenciais dos Interaction Flows (ou IX Flows) são principalmente a camada extra de informações que exibem.
Não pode ser classificado como fluxograma, porque não exibe um fluxo de informações ou tarefas, e sim as relações hierárquicas entre as principais telas ou páginas de um sistema, site ou aplicativo.
Mas é uma ferramenta importante de UX para as tarefas de Arquitetura de Informação, pois fornece uma visão clara e ampla das principais áreas do sistema planejado.