Figma: saiba como começar  do zero

Saber usar o Figma é determinante para quem quer seguir carreira como designer, já que é uma ferramenta muito difundida no mercado, e com uma enorme variedade de possibilidades e benefícios.

Um editor gráfico de vetores utilizado na criação de designs e interfaces gráfica.

O que é Figma?

Graças a todos os seus benefícios, rapidamente ele se tornou um dos programas mais utilizados nas áreas de UI e UX Design, design gráfico e Social Media. Para produtos digitais, é uma excelente solução, e permite que tudo seja criado colaborativamente, de maneira rápida e fácil de testar.

Vantagens  do Figma

Você não precisa instalar o programa no computador para utilizá-lo, já que ele pode ser operado pelo navegador. Isso o torna compatível com qualquer sistema operacional e mais leve que seus concorrentes.

Web-based

Duas ou mais pessoas podem trabalhar simultaneamente no mesmo arquivo, o que acelera a criação em equipe e à distância.

Criação simultânea em tempo real

O Figma é gratuito em seu plano básico para estudantes e profissionais.

Plano gratuito

Ao navegar pelo programa, é possível descobrir suas funcionalidades de forma intuitiva.

Fácil de utilizar e intuitivo

Em um mesmo design, é possível criar diferentes frames e fazer o teste na própria ferramenta.

Facilidade na prototipação  e testagem

Por ser um programa adaptado à criação de interfaces, ele oferece uma série de facilidades para ajudar os programadores na hora de escrever os códigos.

Ferramentas para auxílio dos desenvolvedores

O sistema do Figma permite que sejam criados diferentes times, e que as permissões sejam concedidas individualmente por usuário. Dessa forma, fica mais fácil gerenciar todo o time a partir da mesma ferramenta.

Gerenciamento de times

Para começar, clique em New Design File e escolha o tamanho pretendido do arquivo. Se preferir, você também pode selecionar tamanhos pré-definidos, como o tamanho de uma tela Desktop, de um smartphone ou de um tipo de banner.

Ao trabalhar em um arquivo, na lateral esquerda, você verá os layers, que são todos os elementos gráficos (imagens, textos, formas, vetores) separados em camadas. Para editar alguma delas, basta selecioná-la.

Já à direita, é possível ver os detalhes sobre a camada que você selecionou e editá-los. Nesse menu, estão as opções de ordenação, posicionamento, cores, fontes, efeitos, opacidade e etc

Na barra superior, você terá acesso às diferentes funcionalidades, como corte, criação de formas, caneta e textos