Facebook pixel
>Blog>Design
Design

UX Research: o que é e quais são áreas de atuação

A experiência de uma pessoa quando visita um site pode impactar drasticamente e até mudar sua percepção de uma empresa ou serviço — para melhor e para pior.

A experiência de uma pessoa quando visita um site pode impactar drasticamente e até mudar sua percepção de uma empresa ou serviço — para melhor e para pior. E, neste quesito, Google, Airbnb e Amazon têm algo em comum: proporcionam aos seus usuários uma experiência incrível. 

Seus principais sites e produtos são simples e fáceis de usar, e muitos atribuem o sucesso dessas empresas justamente à experiência do usuário (ou só UX) – área na qual o UX Researcher (ou pesquisador de experiência do usuário) está inserido.

Nos últimos anos, a pesquisa de experiência do usuário tornou-se crucial para administrar um produto de sucesso. Como o designer Jacob Gube apontou em um artigo da Smashing Magazine, “sites e aplicativos tornam-se mais complexos à medida que as tecnologias e metodologias da nossa indústria avançam […] mas independentemente de quanto mudou no processo de produção, o sucesso do produto ainda depende de apenas uma coisa: como os usuários adaptam-se a ele”.

E é justamente neste cenário que surge a figura do UX Researcher. Ele é o responsável pelas entrevistas e pesquisas com usuários, praticando uma imersão completa em diferentes contextos e clientes para coletar dados valiosos – que, consequentemente, gerarão insights para outros times da empresa durante o desenvolvimento do produto. 

UX Researchers no dia a dia

Os UX Researchers (ou pesquisadores de experiência do usuário) analisam o comportamento real do consumidor por meio de uma série de métodos qualitativos e quantitativos, incluindo entrevistas, pesquisas de mercado, criação e estudo de personas e testes de usabilidade. Esse processo é exemplificado na imagem abaixo: 

Desta maneira, eles formam insights orientados para atender especificamente às necessidades dos consumidores e, em seguida, trabalham com designers, engenheiros e gerentes de produto de experiência do usuário para transformar esses insights em resultados acionáveis e centrados no consumidor que ressoam com o público.

UX Research Domine entrevistas em profundidade com usuários, faça testes de usabilidade avançados e aprenda metodologias diferenciadas de pesquisa qualitativa e quantitativa, como etnografia, definição de amostragens e testes A/B.
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em UX Research
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

No vídeo abaixo, você confere um pouco mais sobre a importância da Experiência do Usuário para um produto digital.

Atribuições de um profissional em UX Research

  • Gerenciar e conduzir pesquisas de usuários e desenvolvimento de conceitos;
  • Pesquisar personas e investigar o comportamento do comprador;
  • Trabalhar em estreita colaboração com as equipes de marketing e gerenciamento de produtos para identificar tópicos de pesquisa;
  • Trabalhar com design, gerenciamento de produtos, estratégia de conteúdo, engenharia e marketing;
  • Participar de atividades de recrutamento para pesquisa de usuários;
  • Planejar e implementar estratégias e os métodos gerais de pesquisa do usuário.

Por que UX Research é importante?

Quando as empresas investem em pesquisa e design de experiência do usuário, tendem a ver níveis mais altos de aquisição e retenção de clientes, bem como custos de suporte reduzidos, porque seus produtos e serviços são mais intuitivos e fáceis de usar. Com isso, em uma época em que a experiência do cliente e do usuário são tão cruciais para o sucesso dos negócios, é fundamental investir em pesquisa de experiência do usuário. 

Neste cenário, quando a pesquisa de experiência do usuário é feita pela primeira vez corretamente, ela tira todas as suposições para desenvolvimento do produto, economiza tempo e dinheiro da sua empresa, impede que você invista dinheiro em um possível fracasso e garante que você esteja projetando um produto que impressionará seu público-alvo. 

Como começar a trabalhar com UX Research?

O universo de UX Research é relativamente novo, e abrange áreas como marketing, ciência cognitiva, psicologia, economia, antropologia e ciência da informação. Para se tornar um pesquisador de experiência do usuário, porém, você não precisa ser nenhum expert nesses segmentos, mas precisará ter uma mente analítica e focada. Habilidades sociais de comunicação, por exemplo, também serão fundamentais, já que você precisará conversar e ler pessoas. 

Durante a sua jornada de aprendizado em UX Research, você desenvolverá as seguintes habilidades e técnicas:

Entrevistas

um pesquisador de experiência do usuário usará entrevistas para aprender mais sobre as necessidades, valores e atitudes do usuário. 

Consultas/Entrevistas Contextuais

observar como o usuário interage com o produtos, equipamentos e interfaces.

Teste de usabilidade

diferente das entrevistas contextuais, o teste de usabilidade será aplicado em uma maior quantidade de usuários, isso ajudará a identificar problemas antes de tomar quaisquer outras medidas de desenvolvimento.

UX Research Domine entrevistas em profundidade com usuários, faça testes de usabilidade avançados e aprenda metodologias diferenciadas de pesquisa qualitativa e quantitativa, como etnografia, definição de amostragens e testes A/B.
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em UX Research
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Dicas para iniciar sua carreira na área

Você também não precisa de um diploma específico para ser um pesquisador de experiência do usuário, mas deve gostar de tecnologia e de se relacionar com pessoas. Por ser um campo novo, o aprendizado pode parecer intimidador, mas não é. Há estratégias simples que irão contribuir no início de sua trajetória na profissão, como:

Escute Podcasts sobre UX Research 

Podcasts são excelentes para aprender sobre uma nova área. Isso porque, além de didáticos, eles refletem o dia a dia dos profissionais de UX Research e suas dores reais nas mais diversas empresas pelo mundo. 

Envolva-se na comunidade de UX

Uma das melhores formas de migrar de área é procurar comunidades do segmento que você escolheu e absorver todo conhecimento compartilhado entre elas. Depois de ter uma compreensão firme do que significa ser um UX Research, tente conversar com as pessoas da área. O networking é uma das melhores maneiras de conseguir um novo emprego.

Leia, leia e leia

Por tratar de assuntos mais teóricos e até antropológicos, a leitura e interpretação dos textos sobre a área é uma das melhores formas de se aprender UX Research. Desta maneira, listamos três dicas de livros:

  • UX Research: livro que ajuda a entender o contexto, como usar, quais são as técnicas;
  • Do design thinking ao design doing: livro que ajuda a entender como a empatia nos ajuda a criar soluções;
  • Do design thinking ao design doing // livro que ajuda a entender como a empatia nos ajuda a criar soluções.

Há, também, a possibilidade de iniciar sua jornada por meio do curso de UX Research oferecido pela Awari.

O maior diferencial dele é que você aprenderá na prática, por meio de projetos reais e mentoria de profissionais de grandes empresas do mercado, a compreender as necessidades, comportamentos e motivações dos usuários e utilizar as informações para melhorar seu produto e ter uma fonte de vantagem competitiva. Ao longo deste curso, será abordado métodos quantitativos e qualitativos de modo a gerar insights de forma constante e estruturada.

Desenvolva a sua carreira em UX 

A Awari é uma plataforma completa com mentorias individuais, cursos com aulas ao vivo e suporte de carreira.

Conheça nossa trilha de Design e confira os nossos cursos de UX/UI com jornada personalizada e materiais complementares desenvolvidos por especialistas no mercado.

UX Research Domine entrevistas em profundidade com usuários, faça testes de usabilidade avançados e aprenda metodologias diferenciadas de pesquisa qualitativa e quantitativa, como etnografia, definição de amostragens e testes A/B.
Nossa metodologia de ensino tem eficiência comprovada
Curso da Awari em UX Research
15h de carga horária 2 semanas de duração Certificado de conclusão Mentorias individuais

Curso Completo de
UX Research

Domine entrevistas em profundidade com usuários, faça testes de usabilidade avançados e aprenda metodologias diferenciadas de pesquisa qualitativa e quantitativa, como etnografia, definição de amostragens e testes A/B.

Ao clicar no botão ”Entre na Lista de Espera”, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

CONHEÇA A AWARI

Compartilhe seus objetivos de carreira com a Awari

Nós queremos construir uma comunidade onde membros tenham objetivos compartilhados, e levamos essas respostas em consideração na hora de avaliar sua candidatura.

Sobre o autor

Dê um salto em sua carreira com nosso curso de UX Research

Domine entrevistas em profundidade com usuários, faça testes de usabilidade avançados e aprenda metodologias diferenciadas de pesquisa qualitativa e quantitativa, como etnografia, definição de amostragens e testes A/B.