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Como se comunicar melhor? Confira em 7 passos simples

Como se comunicar melhor? Confira em 7 passos simples

É unânime que a comunicação figura no topo das habilidades interpessoais (soft skills) para pessoas de produtos. Em eventos, podcasts, lives e cursos se fala sobre isso e, em muitos casos, ela será considerada a TOP 1. 

Isso também é inerente à natureza humana. Então, como criar bons laços a partir da nossa comunicação? Como ser eficaz e se comunicar melhor?

Listas são delicadas, não é mesmo? É sempre muito difícil definir se são 6, 7 ou 8 itens, mas eu estudei muito e acredito ter chegado em um modelo muito bom de itens que precisam ser levados em conta para se comunicar bem.

Se você sentir falta de alguma coisa muito importante ou que algo dessa lista não faz sentido, deixe seu comentário. Vai ser muito importante aprender e debater esses pontos com você 🙂

Vamos para a lista:

1. Construa sua imagem

Saiba como se colocar em cada contexto. Isso é fundamental. Você não vai de terno e gravata ao parque no domingo. Assim como, não deveria ir de bermuda no casamento do seu melhor amigo como padrinho.

Isso é a elegância. Saber se colocar em diferentes contextos e ter essa flexibilidade. 

Para cada contexto e evento dentro da empresa entenda como é a melhor forma de se colocar. Pode ser uma reunião com o time no refinamento, uma apresentação de resultados ou um papo no café. Para cada contexto você pode se adaptar e utilizar a linguagem e postura que criará mais conexão com aquela audiência. 

Esse é o primeiro passo para ser ouvido e estabelecer a troca. 

2. Aprenda a escutar

Escuta ativa, interessada e sem resposta pronta.

Nós, como pessoas de produtos, falamos muito o dia todo. Mas deveríamos, acima de tudo, estar mais preparados para ouvir do que falar. Ouvir o time, stakeholders, clientes e qualquer um ao nosso redor. Primeiro ouça, processe aquilo de verdade. 

Depois entenda o que querem dizer, quais são as dores e oportunidades por trás da fala do outro.

Fazer isso realmente é muito difícil, mas quer uma dica? Comece o treinamento deixando a pessoa falar até o ponto final, respire e conte 2 segundos antes de responder. Faça isso diariamente. 

3. Aprenda a falar

Comunique-se de uma forma que o outro lado entenda.

Agora sim é hora de falar. E quando você fizer isso faça com aquela elegância acima. Fale de uma forma que o outro entenda. 

Varie o tom de voz e a linguagem em cada contexto também. Seja íntimo com os amigos e times mais próximos. Seja mais estruturado em reuniões de resultado.

Avalie sempre o contexto e a impressão que deseja passar. 

E se alguém não entendeu o que você disse, a responsabilidade é sua. A missão de comunicar é sempre do comunicador e não do ouvinte. 

4. Saiba conversar

Para se comunicar melhor, estabeleça diálogo para construir pontes. É por isso que nos comunicamos. Para construir pontes. Isso é da nossa natureza também. 

Nossos ancestrais humanos que não se comunicavam não faziam parte de um bando. Logo, morriam mais cedo. Estabelecer um laço ou um canal é a parte fundamental do processo de comunicação de uma pessoa de produtos. 

Que a conversa seja uma troca, não um monólogo polarizado. 

5. Tenha opinião

Tenha uma posição para quando for questionado. Isso também faz parte da sua construção de imagem e de saber conversar. 

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Se alguém te pergunta algo é porque ela realmente quer saber. Se você não tiver uma resposta você perderá uma grande oportunidade de conexão. 

Sim, não sabemos de tudo e também é muito importante assumir quando não sabemos algo. Caso contrário você passará a imagem de alguém arrogante. 

Para isso, tenha uma resposta sempre de reserva: “olha, eu adoraria opinar agora, mas eu não sei e preciso pesquisar sobre isso”. Pronto! Você não deixou a pessoa sem uma resposta. 

Agora, para se comunicar melhor é necessário que depois disso você se prepare e dê aquela resposta que a pessoa estava esperando. NUNCA deixe de responder. Se não, aquele laço criado desata.

6. Pratique a inclusão

Procure incluir outros pontos de vista e não ser a verdade.

Como pessoas de produtos, nós devemos ser, prioritariamente, agnósticas. É por isso que ouvir é tão importante. Escute todo mundo, principalmente as pessoas diferentes de você. Também é muito comum estarmos em uma posição de facilitar alguma situação. 

Olha um exemplo: em uma planning ou refinamento, nós dizemos o backlog sim, mas o que desejamos de verdade é que o time entenda, diga o “como” e planeje o seu trabalho, certo? 

Nesse contexto é fundamental dar espaço para todos do time. Mesmo aquela pessoa mais quieta na sala. Ela tem uma opinião e pode ter boas ideias. 

Já em um contexto de planejamento de produtos, seja qual for, é preciso ter todos os viéses colocados. Mulheres, pessoas pretas, diferentes camadas sociais, pessoas com deficiência e todos os demais recortes da sociedade. 

Havendo pessoas que representam esses recortes, elas precisam falar. E assim o seu produto fará mais sentido para a sociedade. Se não houver pessoas que possam trazer essa representatividade, você precisa ir buscar na sua base de usuários ou potenciais usuários. 

Até mesmo em reuniões de trabalho. Quem não fala está pensando. E quem está pensando pode ter boas ideias. Queira escutar. 

7. Escolha o momento certo

Para colocar uma ideia, para começar a falar, para trazer um determinado assunto no contexto correto.

Essa é a última e uma das mais importantes. Se você tem uma ideia, ela precisa ser colocada no momento certo. Não misture pautas. Prepare as pessoas para o que você quer dizer e não atropele. 

É muito comum deixarmos que uma boa ideia, risco ou oportunidade seja ignorada porque falamos no momento errado ou com falta de contexto. 

Se a reunião caminha para uma direção é difícil mudar o rumo. Às vezes, é melhor marcar um outro encontro para falar daquilo que você deseja. Misturar as bolas não dá certo.

Ou se uma liderança está muito ocupada com um determinado assunto, colocar uma coisa nova e de igual tamanho pode não ser eficaz. 

Ou se você tem uma ideia inovadora e disruptiva demais para o momento atual da empresa, você primeiro precisa preparar o terreno e educar as pessoas sobre o novo. Se não a sua ideia, simplesmente, não será assimilada. 

Concluindo

Comunicação é uma tarefa muito difícil. Embora seja da natureza humana, é algo que fazemos o tempo todo. Faça reflexões periódicas sobre sua comunicação e como ela pode evoluir para que de fato você possa se comunicar melhor. Esse artigo é para todos os product managers de todos os níveis de senioridade. Afinal, evolução e aprendizagem são processos contínuos.

Volta de vez em quando nesse texto e reflita sobre os 7 pontos. Pode te ajudar! 🙂

Espero que tenha gostado e que possa ser uma pessoa comunicadora melhor depois dessas dicas de comunicação.

Texto escrito por Alex Ivonika – Professor do curso de Product Management na Awari

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