← Voltar para o blog

Recolocação profissional no Linkedin: dicas de mensagem para empresas

Recolocação profissional no Linkedin: dicas de mensagem para empresas

Se você está procurando recolocação profissional, já conhece essa verdade nua e crua: não é fácil. Nem sempre é divertido, e às vezes pode ser desgastante.

Porém, embora possa parecer algo informal, entrar em contato com recrutadores pelo seu perfil no LinkedIn é uma prática comum e bem aceita no mercado. Afinal, é para isso que serve essa rede. Segundo pesquisa, o Linkedin já possui mais de 20 milhões de empresas listadas no site, 14 milhões de empregos em aberto e o melhor: 90% dos recrutadores usam regularmente a rede social.

Então, se você está a procura de saber como se recolocar profissionalmente pelo Linkedin, esse conteúdo está completo com as principais dicas. Vamos lá?

Como se posicionar para recolocação profissional no LinkedIn?

Buscar uma nova posição no mercado requer dar uma trabalhada no seu marketing pessoal, que abrange o seu tom de voz e discurso. Por isso, separamos algumas sugestões especiais no que se refere a forma de posicionamento nessa rede.

Tipos de abordagem

Existem duas abordagens para se conectar com recrutadores no LinkedIn:

InMail pela Conta Premium

Se você tiver uma conta premium do LinkedIn, poderá enviar um InMail para pessoas fora da sua rede. Esta é a abordagem mais direta, onde você não precisa estar necessariamente conectado ao recrutador e pode fazer sua apresentação até mesmo já anexando seu currículo.

Solicitação de conexão pela Conta Gratuita

Se você tiver uma conta gratuita, precisará estar conectado ao recrutador para enviar uma mensagem. Basta procurar o botão “Conectar” na página de perfil deles. Caso veja um botão “Seguir”, clique em “Mais” e procure por “Conectar”.

Envie sempre uma solicitação de conexão personalizada. Ele desperta o interesse e também funciona como uma introdução rápida. Para isso, faz sentido olhar atentamente para os perfis dos recrutadores, checar se há conexões ou interesses mútuos e criar solicitações personalizadas para cada um deles.

Como abordar os recrutadores da maneira certa

A aceitação do seu pedido de conexão é apenas o primeiro passo. Se você vai fazer a abordagem via InMail ou já está no segundo passo da introdução após a conexão, agora chegou a vez de articular bem a sua mensagem.

Separamos alguns dos principais pontos que devem ser considerados ao abordar ou enviar mensagens no LinkedIn, já que muitos recrutadores são ocupados e recebem mensagens de muitas pessoas todos os dias. Escreva a sua mensagem com as estratégias:

  1. Reconheça o tempo do recrutador e comece agradecendo a eles;
  2. Vá direto ao ponto ao expressar sua intenção. Por exemplo, você está interessado em uma vaga de emprego específica ou deseja ser considerado para funções futuras;
  3. Declare por que você se encaixa bem com a posição, dada sua experiência de trabalho ou histórico;
  4. Você pode anexar um currículo/portfólio, mas seu perfil do LinkedIn também já basta;
  5. Caso não tenha uma vaga específica, você pode tentar uma abordagem mais sutil, como conselhos de carreira.

Saiba fazer o seu Pitch

Um Pitch se trata de uma pequena apresentação de um produto ou serviço em poucos minutos, mas que também pode ser facilmente aplicada em uma entrevista de emprego. 

É possível montar um Pitch para impressionar os recrutadores e conseguir aquela recolocação tão esperada! Por isso, neste episódio do podcast da Awari, conversamos com Bianca Burlim, Tech Recruiter no Zé Delivery. Falamos sobre o passo a passo de como montar um Pitch para entrevista de emprego, em que ocasiões ele pode ser apresentado, além de entender o que os recrutadores analisam na apresentação. Confere só:

Saiba como impressionar recrutadores com um pitch impactante!

O que escrever na mensagem para empresa?

Pensou que tinham acabado as dicas? Separamos algumas dicas essenciais para uma mensagem impactante:

  • Mantenha uma mensagem sucinta;
  • Personalize a linha de assunto;
  • Dê uma humanizada na sua mensagem e escreva como falaria pessoalmente. Seja amigável e profissional;
  • Encerre sua mensagem com uma chamada para ação para que eles entrem em contato com você para obter mais informações;
  • Não se esqueça de revisar e reler tudinho antes de enviar.

Como escrever uma carta de recolocação?

Uma carta de recolocação precisa descrever sua experiência, qualificações e o que você está procurando atualmente.

Isso tudo pode ser trabalhado de forma concisa juntamente com seu currículo anexado. 

Um exemplo de carta de recolocação que pode ser enviada pelo LinkedIn:

“Oi, (Recrutador), meu nome é (Nome), e eu sou (Posição Atual/Profissão). Atualmente estou trabalhando para (Empresa), mas procurando assumir um novo desafio e fazer a transição para uma nova empresa em (Setor/Área). Se você tiver um minuto, adoraria a oportunidade de discutir como minhas habilidades e experiências em (Setor/Área) podem combinar com os cargos para os quais você está recrutando. Podemos marcar uma ligação para bate-papo. Por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo por telefone (Número). Abraços!”

Viu como não é um bicho de sete cabeças? Siga nossas dicas e arrase na sua recolocação profissional! Ah, e não se esqueça que em nosso blog você encontra ainda mais informações importantes sobre carreira, além dos nossos cursos que vão desde Trilhas de Data Science, Gestão de Produtos, Design e Programação

🔵 Desenvolva a sua carreira hoje mesmo! Conheça a Awari

A Awari nasceu e permanece assim: pensando totalmente em transformar a vida de nossos alunos com conteúdos de valor, proporcionando uma experiência incrível que seja real e acessível. Confira nossos cursos e saiba mais sobre a nossa jornada personalizada e materiais complementares feitos por especialistas no mercado.

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Inscreva-se