← Voltar para o blog

Recolocação no Mercado: 5 passos para conseguir as melhores oportunidades

Recolocação no Mercado: 5 passos para conseguir as melhores oportunidades

Há alguns anos, o sinônimo de sucesso era passar a vida toda em uma mesma profissão, ou até em um mesmo emprego. Hoje, felizmente, essa mentalidade não é mais a mesma, e muitas pessoas têm buscado formas de recolocação no mercado de trabalho.

Esse processo pode ocorrer pelas mais diversas razões, mas é de extrema importância que você saiba como guiá-lo. Isso pode ajudar você a encontrar ótimas oportunidades para se desenvolver em novas áreas.

A seguir, explicamos um pouco mais a respeito desse processo e listamos cinco passos que você pode seguir para realizá-lo. Aproveite a leitura!

Afinal, o que é recolocação no mercado?

A recolocação no mercado é um processo individual no qual um indivíduo se organiza em busca de uma nova oportunidade de trabalho. Para isso, ele terá que se planejar e cumprir algumas etapas até que esteja restabelecido.

Há diferentes razões e momentos nos quais essa estratégia pode acontecer. Entre eles, podemos citar a insatisfação, a demissão, a mudança de cidade ou país, o interesse por novas carreiras ou a busca por desafios. 

A recolocação de mercado é um processo de procura por novas oportunidades profissionais e pode ocorrer por diferentes motivos.

Independentemente de qual for o seu caso, esse processo pode ser muito proveitoso para a sua jornada profissional. Embora a princípio ele pareça complicado, se você o fizer com calma e respeitando cada uma das etapas, você pode encontrar uma vaga em que se encaixe perfeitamente.

Em alguns casos, o termo “recolocação profissional” também é utilizado como sinônimo de outplacement, uma técnica humanizada em que a empresa opta pelo desligamento de um colaborador, e ainda assim, presta uma consultoria com o intuito de ajudá-lo a encontrar uma nova oportunidade.

Como se recolocar no mercado de trabalho: passo a passo

Está à procura de uma recolocação no mercado? Abaixo, listamos algumas das dicas mais importantes para quem está nessa fase, e que vão auxiliá-lo a passar por esse momento de uma forma mais rápida e tranquila. Confira!

1. Se organize e crie um plano de ação

A recolocação no mercado proporciona diversos benefícios a longo prazo, entretanto, até que esse processo esteja completo, ele também ocasiona impactos negativos negativos. Se você se programar com antecedência, pode acabar diminuindo esses prejuízos.

Para isso, em um primeiro lugar, identifique por qual situação você está buscando essa recolocação. Em seguida, defina qual o seu objetivo principal. Ele pode ser conseguir um emprego ou cargo em uma empresa melhor, ou mudar de função para uma área que você vem estudando, por exemplo. 

Baseie essas ideias em uma autoavaliação. Para isso, pense sobre as atividades que você realiza bem e as que precisa melhorar, com qual cargo você se identificaria mais, o que você não gostaria de fazer, e até mesmo sobre a faixa salarial pretendida.

Em seguida, comece a listar as etapas que você precisa cumprir até cumprir o processo de recolocação. Inclua tópicos como sair do emprego atual, procurar vagas e fazer entrevistas, até de fato iniciar em uma nova função. Assim, você terá uma noção dos passos restantes e de quanto tempo isso pode demorar.

2. Organize suas finanças

Outra questão importante que você deve ter em mente é a organização financeira. Quando se está pleiteando um novo emprego, isso pode acabar mexendo nas suas finanças por diferentes razões: seja porque você precisa sair da sua função atual, ou porque foi desligado, ou porque terá que passar por um período de experiência.

Isso pode acabar ocasionando certa insegurança, pois terá um impacto no seu dia a dia, e em alguns casos, até mesmo no da sua família. Porém, se você tiver um planejamento nesse sentido, a transição pode ser mais tranquila.

Para isso, faça uma relação dos valores que você precisa para passar os meses seguintes e um comparativo com o que você tem em caixa à disposição. Lembre-se que serão momentos de economia, portanto, diminua excessos e dê prioridade ao que é necessário.

Se houver outras pessoas afetadas com a sua decisão, é essencial comunicá-los e explicar que é apenas um momento, e com um tempo, as coisas devem se resolver. 

3. Fortaleça o networking

O networking consiste em construir uma rede de contatos profissionais, e é uma ferramenta muito valiosa no meio corporativo, especialmente para quem está em um processo de recolocação no mercado.

Uma das formas de fazer isso é falar com amigos e colegas da área em que você está querendo entrar e que estão em atividade. Peça por dicas para conseguir um emprego e pergunte se nas empresas em que eles trabalham há vagas abertas para que você se candidate.

Além disso, procure conhecer novas pessoas! Vá a eventos, participe de comunidades virtuais, navegue pelo LinkedIn e pelas redes sociais e converse com profissionais que possam trocar experiências nesse sentido. 

Participar de eventos e cursos online é uma forma de fortalecer seu networking.
Participar de eventos e cursos online é uma forma de fortalecer seu networking.

Não se sinta tímido por fazer networking durante esse processo. Essa é uma prática natural que acontece com todos, e há centenas de relatos sobre pessoas que conseguiram boas oportunidades após acionar seus contatos. Além disso, amanhã, pode ser que seja a vez de outra pessoa precisar da sua ajuda e você retribuir esse favor.

4. Revise seu currículo constantemente

Na hora de procurar por vagas, você terá que enviar o seu currículo para os recrutadores. Esse documento serve como um resumo de tudo o que você realizou academicamente e profissionalmente até o momento, e serve como a sua “carta de apresentação”. 

Quando se recolocando profissional, porém, pode ser que você ainda não tenha muita experiência na nova área que está almejando. É por isso que você precisa criar uma versão nova do currículo evidenciando suas competências para atuar no cargo. 

Inclua também os cursos que você já fez sobre o tema e o período de conclusão, reforçando que esses conteúdos estão frescos em sua memória. Caso não tiver nenhuma experiência prática, anexe alguns exercícios que você já fez, comprovando suas capacidades técnicas.

Abaixo, você encontra mais algumas dicas valiosas para atualizar seu currículo para recolocação no mercado:

Por fim, procure ser o mais conciso possível. É importante que a sua apresentação tenha informações sobre suas experiências, mas tente não se alongar muito, pois os recrutadores podem interpretar essa característica como digressão. Prefira sempre resumir as informações e se ater ao essencial.

5. Estude

Não há como falar em recolocação no mercado sem citar o estudo, pois ele traz inúmeros benefícios. Em primeiro lugar, você se atualiza, aprendendo o que é essencial para buscar uma nova profissão e entendendo melhor o mercado da área. Além disso, você também mostra às empresas e recrutadores que você tem se atualizado e está apto a começar naquela vaga.  

Se está nos seus planos mudar para um ramo que você tem pouco conhecimento, é por meio do estudo que você poderá se tornar um especialista. Por isso, participe de cursos, leia livros, ouça podcasts e consuma todo tipo de conteúdo que estiver à sua disposição.

Mesmo após ser contratado, continue estudando, pois isso vai tornar você um profissional melhor em tudo o que fizer. 

Conheça a plataforma da Awari

A plataforma da Awari é ideal para quem está em busca de recolocação no mercado. Lá, você encontra cursos para recolocação profissional em diferentes vertentes, como Design, Gestão de Produto, Programação e Ciência de Dados. Todos eles incluem módulos de aulas completas e materiais complementares para ajudar nos estudos.
Além disso, você pode agendar mentorias com profissionais especialistas para falar sobre sua carreira, e participar de turmas com aulas ao vivo para fortalecer seu networking. Quer saber mais? Clique no banner abaixo e conheça a plataforma!

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Inscreva-se