Awari

21 de setembro de 2021

Inbound e Outbound Marketing: o que são e quais as diferenças entre eles?

Se você é um profissional da área de comunicação ou marketing digital, já deve ter ouvido ou lido os termos: Inbound e Outbound Marketing. Elas são estratégias altamente adotadas por profissionais de empresas digitais, mas o que exatamente esses chavões significam? 

Embora seus nomes sejam semelhantes, a diferença entre Inbound e Outbound Marketing é clara. Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o que é e como funciona o Inbound e Outbound Marketing. Vamos lá!

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é, essencialmente, quando as pessoas procuram você. Isso mesmo. Ele  acontece quando o público vem até você/seu produto. A estratégia antecipa as necessidades do público e cria o tipo de conteúdo ou escolhe o tipo de palavras-chave (keywords) que as pessoas podem fazer ao Google como uma pergunta para resolver seus problemas – e você vai fornecer uma solução para isso.

O Inbound Marketing, por exemplo, é claramente mostrado no mundo do marketing de busca ou SEO. Que ver? Pense na jornada: seu potencial cliente (lead) digita algo no Google ou em um mecanismo de pesquisa, você apresenta para ele uma solução, ele escolhe e vêm até você. Portanto, o objetivo é direcionar o tráfego daquelas pessoas que estão ativamente procurando algo na internet a você, como uma solução para uma necessidade. 

Na imagem vemos um quadro branco e uma mão escrevendo a palavra Audiência em inglês
Objetivo do Inbound Marketing é direcionar o tráfego online – Unsplash

Como funciona o Inbound Marketing?

Você deve estar se perguntando, como funciona e onde posso aplicar e investir nas estratégias de Inbound Marketing? Bom, aqui estão alguns dos métodos de Inbound mais comuns entre os profissionais de Marketing. 

  • Artigos do blog
  • Infográficos
  • E-books e páginas principais
  • White papers
  • Estudos de caso
  • Listas de verificação
  • Podcasts
  • Webinars

Quais as vantagens do Inbound Marketing?

Do ponto de vista do cliente, os benefícios do Inbound Marketing são ilimitados, isso porque os clientes obtêm o conteúdo certo no momento certo, em vez de serem inundados com anúncios com produtos ou serviços de que não precisam.. 

Além disso, os compradores estão fazendo cada vez mais pesquisas on-line antes de fazer compras, portanto, quanto mais conteúdo educacional você puder fornecer, maior a probabilidade de os clientes em potencial ver sua marca como a solução certa.

Benefícios do Inbound Marketing também incluem:

  • É mais fácil construir confiança, nutrir relacionamentos e qualificar os melhores leads;
  • Isso ajuda a posicionar sua marca como líder de pensamento no setor;
  • Ele garante que você tenha um cache de ativos que pode usar a longo prazo para gerar e nutrir leads;

O que é Outbound Marketing

É um conceito com o qual todos estamos familiarizados no mundo da publicidade e marketing “tradicionais”. O Outbound Marketing começa quando a marca envia sua mensagem para um público específico, geralmente com a intenção de aumentar a conscientização sobre um produto, serviço ou venda.

Geralmente é feito on-line usando recursos como banners e vídeos que são veiculados às pessoas várias vezes para garantir que elas se lembrem do produto. Isso é conhecido como recall de produto e é alcançado através do alcance e frequência do público, repetidas vezes. 

No Outbound Marketing, você não está necessariamente procurando o produto, mas eles mostram o anúncio porque, você meio que se encaixa em um determinado perfil e pode estar interessado nele.

Como funciona o Outbound Marketing?

O Outbound Marketing funciona em canais diferentes do Inbound Marketing. Embora apenas 18% dos profissionais de marketing digam que as práticas de Outbound fornecem leads da mais alta qualidade para vendas, as técnicas utilizadas nessa estratégia são:

  • E-mail frio/spam de e-mail
  • Feiras
  • Outdoors
  • Folhetos porta a porta
  • Mala Direta
  • Anúncios de TV e rádio
  • Chamadas frias
  • Anúncios pay-per-click

Quais as vantagens do Outbound Marketing?

O Outbound Marketing possui suas vantagens, principalmente quando aplicado em empresas menores. Por exemplo, empresas em desenvolvimento nem sempre têm os recursos ou a capacidade de investir tempo na construção de marketing de conteúdo e uma presença sólida de conteúdo que lhes dará negócios suficientes. 

Benefícios do Outbound Marketing também incluem:

  • Por outro lado, atividades de Outbound, como soltar e-mails, veicular anúncios em redes sociais e publicidade em TV ou Podcast, geralmente são mais viáveis. Além disso, outras vantagens do Outbound Marketing são:
    A publicidade gerada por estratégias Outbound gera resultados mais rápidos;
  • Além disso, a segmentação das campanhas também é mais fácil, já que concentram os esforços no público mais próximo ao produto; 

Inbound Marketing ou Outbound Marketing: qual escolher?


Essa é uma pergunta que não tem uma resposta certa ou errada, mas sim uma que se encaixa no contexto da sua empresa ou negócio. Claro, é possível perceber que o Inbound é fundamental para uma empresa do ponto de vista comercial, e tem que ser estudado pelos profissionais de marketing digital dessa empresa. 

Afinal, se você pensar em um usuário procurando algo como hotéis em São Paulo, ou está lendo comentários para hotéis paulistas, ele provavelmente está procurando reservar um hotel em São Paulo.

Desta maneira, sua empresa tem que estar visível no momento em que ele está procurando esse tipo de conteúdo, para que você possa capturar sua necessidade ou desejo e transformá-lo na sua oportunidade de negócio.

O Outbound, por sua vez, pode ser considerado uma estratégia mais passiva. As pessoas não estão procurando ativamente um hotel em São Paulo. Mas eles se encaixam em um determinado perfil e não estão buscando ativamente naquele momento, mas agora se conscientizaram da sua oferta.

Então, no futuro ou quando eles estiverem prontos, talvez essa consciência os influencie a interagir e se tornarem inbound.

Portanto, o Inbound marketing, é adequado para objetivos baseados em conversão – vendas, leads, esse tipo de coisa. O Outbound é mais adequado para atividades baseadas em conscientização da marca de seu produto ou empresa. Mas calma, você também não precisa escolher somente um deles e abdicar do outro. 

Você pode utilizar os dois, ou um em cada momento da sua empresa. Desta forma, você estará sempre adotando as melhores estratégias de marketing digital para o momento do seu negócio. 

Escrito por

Eduardo Valim

Com experiência como Repórter da Globo, atualmente é Redator na Awari. Apaixonado pela escrita e tecnologia, usa isso para criar conteúdos que ajudam pessoas a navegar por assuntos complexos.