Facebook pixel
Awari

Termos de Desenvolvimento Web

Confira nossa lista dos termos mais comuns dessa área:

301 Redirect

É um redirecionamento permanente de uma URL para outra. Esse tipo de redirecionamento geralmente é usado para redirecionar de uma página antiga do site para a nova página do site.

Leia Mais

404

404 é uma mensagem de erro que um usuário vê quando o que foi solicitado não pode ser encontrado. Isso geralmente se deve à tentativa de alcançar uma página que não existe ou a uma URL de página digitada incorretamente.

Leia Mais

Acessibilidade

Acessibilidade refere-se ao design de produtos, dispositivos, serviços ou ambientes para pessoas que sofrem de deficiência.

Leia Mais

ALT Tag

ALT é uma abreviação para “texto descritivo alternativo” que é adicionado à tag da imagem. O texto ALT desempenha um papel importante na otimização de sites para conformidade com ADA e classificação de SEO.

Leia Mais

APIs

Interfaces de Programação de Aplicativos, ou APIs, são softwares que ajudam diferentes aplicativos a se comunicarem entre si. Os produtos desenvolvem APIs para permitir que você acesse e leia informações em seu servidor facilmente.

Leia Mais

A.I. (Arquitetura da Informação)

A organização estrutural de sistemas (por exemplo, como estão arranjadas as páginas de um site) para facilitar sua utilização e resultar em uma boa experiência.

Leia Mais

Backlog

Backlog refere-se a um log de acumulação de trabalho num determinado intervalo de tempo. Backlog é uma espécie de estoque de requisições/encomendas relativas a produtos ainda não produzidos. Grosso modo, backlog é uma "pilha de pedidos" em espera.

Leia Mais

Beta Test

A versão beta de um software ou produto é a versão em estágio ainda de desenvolvimento, mas que é considerada aceitável para ser lançada para o uma parte de um segmento do público alvo. Com o objetivo de coletar feedbacks para evoluir até uma versão final que ganhará escala para todos os usuários.

Leia Mais

Big data

Big data, como o próprio nome sugere, é um conceito que descreve o grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo. Ele é fundamental, por exemplo, para gerenciar as grandes quantidades de dados que são produzidos e processados na atualidade – em dispositivos como celular, TVs, carros, dispositivos vestíveis (wearables).

Leia Mais

Bandwidth

Esta é a quantidade de dados que podem ser transmitidos através de uma conexão em um determinado tempo.

Leia Mais

Business Intelligence

É a disciplina de análise e transformação de dados para extrair insights de negócios valiosos para permitir a tomada de decisões. Hoje, o BI é normalmente usado para se referir a análise descritiva e relatórios.

Leia Mais

Breakpoints / Media Queries

Esses são pontos em que seu site se ajustará para acomodar o tamanho da tela para garantir que o usuário tenha a melhor experiência visualizando o site nesse tamanho. Eles geralmente são conjuntos de setores, como celular, tablet e desktop, mas seu desenvolvedor pode ajustar conforme necessário para corresponder ao seu público específico.

Leia Mais

Bounce Rate

Nas palavras do Google, sua taxa de rejeição é a porcentagem na qual uma pessoa sai do seu site da página de entrada sem interagir com a página.

Leia Mais

CTA (Call-to-Action)

É uma chamada para ação. São links ou botões de uma página que incentivam os usuários a realizarem uma ação específica. Um exemplo de CTA é um formulário de email e um botão com o texto “Inscreva-se Para Receber Novidades”.

Leia Mais

Cache

É o armazenamento temporário de dados que ajuda a acelerar o site, armazenando informações relevantes no seu computador na primeira vez que você visita um site. Graças ao cache, quando você visita o site novamente, seu computador não precisa recarregar todas as informações do site, pois já estão salvas.

Leia Mais

Cookies

São dados salvos pelo seu navegador da web no seu computador. Ele identifica você -- desde a frequência com que você visita um site, até quais partes você mais visita, até mesmo suas preferências ao navegar e muito mais

Leia Mais

CSS

CSS significa “Cascading Style Sheets.” Este código que informa ao navegador como exibir seu site. Isso inclui estilos globais para fontes, cores, imagens, menus, etc.

Leia Mais

CMS

CMS stands for “Content Management System.” This is a software system (like HubSpot or WordPress) that is used to edit the content on your website.

Leia Mais

Crawl

É assim que se chama quando um motor de busca envia um bot para o seu site para recolher informações sobre páginas que existem e que já não existem e atualizar o seu banco de dados sobre as informações que ele reuniu. É necessário ser indexado pelos mecanismos de busca e ser encontrado.

Leia Mais

CDN

CDN significa “Rede de Entrega de Conteúdo”. Este é um sistema de computadores com scripts e outros conteúdos que são usados por muitos sites. O conteúdo desses computadores geralmente será armazenado em cache e será útil para acelerar seu site.

Leia Mais

DNS

O Sistema de Nomes de Domínio (DNS) é basicamente a lista telefônica da Internet. Os seres humanos acessam informações on-line por meio de nomes de domínio, como nytimes.com ou espn.com. Os navegadores da Web interagem através de endereços IP (Internet Protocol). O DNS traduz nomes de domínio em endereços IP para que os navegadores possam carregar recursos da Internet. (Ref. Cloudflare)

Leia Mais

Dashboard

É uma ferramenta de gerenciamento de informações que é usada para rastrear visualmente, analisar e exibir indicadores-chave de desempenho, métricas e pontos-chave de dados. Os painéis podem ser personalizados para atender aos requisitos de um projeto. Ele pode ser usado para conectar arquivos, anexos, serviços e APIs que são exibidos na forma de tabelas, gráficos de linhas, gráficos de barras e medidores.

Leia Mais

Data Visualization

Ela se enquadra na disciplina de design de informações. Refere-se à representação gráfica de informações usando elementos visuais, como gráficos, gráficos e mapas. A intenção é possibilitar a tomada de decisão com a representação adequada de insights.

Leia Mais

Dataset

Um Dataset (ou conjunto de dados) é organizado em algum tipo de estrutura de dados. Em um banco de dados, por exemplo, um Dataset pode conter uma coleção de dados comerciais (nomes, salários, informações de contato, números de vendas e assim por diante). Várias características definem a estrutura e as propriedades de um conjunto de dados. Isso inclui o número e os tipos de atributos ou variáveis e várias medidas estatísticas aplicáveis a eles, como desvio padrão e curtose.

Leia Mais

Design de Informação

É a prática de apresentar informações de uma maneira que promova uma compreensão eficiente e eficaz da informação. (Ref: Wikipedia)

Leia Mais

Differentiation

É a capacidade que um produto tem de se diferenciar de outros produtos similares e concorrentes no mercado.

Leia Mais

End-to-End

Refere-se a cada etapa do processo, do início ao fim.

Leia Mais

Favicon

Abreviação de “Ícone Favorito”, este é o ícone que aparece na guia do navegador do seu site

Leia Mais

Feature

Trata-se de um aspecto de seu produto que agrega valor ao atender a uma exigência de seu cliente. Ou seja, uma funcionalidade.

Leia Mais

Feature Audit

É um mapa com todas as funcionalidades que devem ser desenvolvidas para acompanhar se os resultados estão sendo entregues.

Leia Mais

Fundamentally New Product

Produto verdadeiramente novo, que nunca foi visto antes no mercado. Uma versão realmente inovadora e disruptiva.

Leia Mais

Framework

Um framework é definido como “um pacote composto por uma estrutura de arquivos e pastas de código padronizado (HTML, CSS, documentos JS etc.).” Esta é uma maneira técnica de dizer um conjunto de ferramentas de software que ajudam as pessoas a construir sites mais facilmente. (Exemplos: Bootstrap, Esqueleto)

Leia Mais

FTP

FTP é a abreviação de “File Transfer Protocol”. Quando se trata de sites, é assim que os arquivos são enviados para a internet.

Leia Mais

Governança de Dados

É uma estrutura e um conjunto de práticas para ajudar todas as partes interessadas em uma organização a identificar e atender às suas necessidades de informação. (Ref: Instituto de Governança de Dados)

Leia Mais

Hard Skills

São as habilidades técnicas que podem ser desenvolvidas por meio de cursos, capacitações, workshops, etc.

Leia Mais

Hosting

Hospedagem refere-se a um servidor web onde os arquivos do seu site são armazenados.

Leia Mais

HTML

Também conhecida como “Hypertext Markup Language”, essa é a linguagem que é usada para construir as páginas do seu site e exibir conteúdo como conteúdo, imagens, vídeo e links na web.

Leia Mais

HTTP & HTTPS

Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS) é a versão segura do HTTP, o protocolo sobre o qual os dados são enviados entre o seu navegador e o site ao qual você está conectado. O 'S' no final do HTTPS significa 'Seguro'. Isso significa que todas as comunicações entre seu navegador e o site são criptografadas. HTTPS é frequentemente usado para proteger transações on-line altamente confidenciais, como bancos on-line e formulários de pedidos de compras on-line.

Leia Mais

Inteligência artificial

Inteligência Artificial é a habilidade de um computador – ou robô, controlado por computador – de realizar tarefas comumente associadas a seres humanos. A Inteligência Artificial está aplicada a projetos que desenvolvem sistemas dotados dos processos intelectuais característicos dos humanos, como a habilidade de raciocinar, descobrir significados, generalizar ou aprender com a experiência passada.

Leia Mais

Implicit Requirement

Trata-se de uma funcionalidade que não é explícita pelo cliente, mas é identificada pelo contexto.

Leia Mais

Incremental Product

É um processo de melhoria no produto, que traz uma versão sucessora sem que a anterior deixe de ser funcional.

Leia Mais

Javascript

Javascript é uma linguagem de programação que é comumente usada para criar efeitos interativos dentro de navegadores da web. Por exemplo, clicar em uma pergunta frequente e fazer com que a resposta apareça abaixo.

Leia Mais

KPI: Key Performance Indicator

É uma métrica usada para medir o desempenho de um produto. Pode ser traduzido, mas não recomendo.

Leia Mais

Lifetime Value

É uma métrica que define o valor do ciclo de vida do cliente, ou seja, o quanto de dinheiro ele gera para o produto/empresa.

Leia Mais

Machine learning

Machine Learning ou, em português, aprendizagem de máquina, é o processo de ensinar a um sistema de computador como fazer previsões precisas quando alimentado com dados. Na prática, essas previsões podem responder, por exemplo, qual é a probabilidade de um cliente realizar uma nova compra em uma determinada plataforma

Leia Mais

Meta Tag

Uma meta tag é uma tag HTML importante para o ranking de SEO, pois armazena informações sobre a página da web. Os mecanismos de busca usam essas informações para categorizar sites e exibir informações nos resultados.

Leia Mais

Mineração de dados

A mineração de dados é o processo de análise de grandes volumes de dados para descobrir ações inteligentes que possam ajudar as empresas a resolver problemas, mitigar riscos e aproveitar novas oportunidades.

Leia Mais

Mind Map

Trata-se de uma ferramenta visual, numa espécie de diagrama, usada para organizar ideias, pensamentos e conteúdos.

Leia Mais

MVP: Minimum Viable Product

É a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento.

Leia Mais

Mockup

Representação visual de uma interface, usando um nível avançado de fidelidade (ou seja, próximo do resultado final). Veja um exemplo de Mockup.

Leia Mais

Needfinding

Trata-se do processo de descoberta sobre usuários e clientes em potencial, bem como dos problemas enfrentados por eles e das prováveis soluções.

Leia Mais

NPS

É uma métrica usada para medir a satisfação dos clientes no pós-venda.

Leia Mais

OKR: Objectives & Key Results

Metodologia de gestão usada para que o produto/empresa consiga estabelecer uma direção clara de onde chegar.

Leia Mais

Persona/User Persona

É uma representação do seu cliente ideal com características demográficas e comportamentais. Eles não são necessariamente um indivíduo real, mas são construídos usando informações e dados reais com base em usuários reais. Os espectros de Persona são uma interação mais recente em personas de usuário tradicionais e ajudam a projetar de forma mais inclusiva.

Leia Mais

Pipeline de dados

Pode-se entender o conceito de pipeline de dados como um conjunto de ações que muda os dados brutos de várias fontes (pesquisas, feedbacks, lista de compras, votos, etc.) para um formato compreensível para que possamos armazená-los e usá-los para análise.

Leia Mais

Priorization

Refere-se à capacidade de definir o que é mais importante em uma escala.

Leia Mais

Protótipo de Alta-Fidelidade

Um protótipo que está próximo do produto final em termos de fidelidade visual. Possui uma grande quantidade de detalhes, tanto visuais quanto funcionais, e no geral é uma excelente representação de qual será a proposta final. É muito comum que esse protótipo seja utilizado para Testes de Usabilidade

Leia Mais

Product Owner

É a pessoa que centraliza e orienta a equipe, as tarefas e todo o direcionamento relacionado ao produto.

Leia Mais

Plug-in

Este é um complemento para um CMS (como o WordPress) para permitir que você adicione recursos e estenda a funcionalidade ao seu site.

Leia Mais

QA - Quality Assurance

Garantia de qualidade (QA) é qualquer processo sistemático de determinar se um produto ou serviço atende aos requisitos especificados.

Leia Mais

Roadmap

Uma ferramenta visual e descritiva que ajuda a planejar o futuro do futuro.

Leia Mais

Responsive Web Design (Design Responsivo)

Prática de design que garante a flexibilidade de uma interface em diferentes tamanhos e orientações de tela, dispositivos e plataforma. Em essência, um site responsivo funciona bem tanto no Desktop quanto no celular. Isso normalmente é feito usando grids flexíveis e CSS media queries.

Leia Mais

Sitemap

Representação (em sua maioria, visual) de todas as páginas em um produto (site ou aplicativo), que mapeia a arquitetura geral e identifica a relação entre as diferentes seções.

Leia Mais

Scrum

É uma das principais metodologias ágeis utilizadas no mundo todo, que proporciona grande flexibilidade e autonomia no desenvolvimento do produto.

Leia Mais

Ship

Refere-se à entrega do produto com sucesso, dentro do prazo e do orçamento ideais.

Leia Mais

Soft Skills

São habilidades comportamentais, ou seja, estão relacionadas a atributos pessoais.

Leia Mais

Storyboard

É uma representação visual da experiência de um usuário com um produto ou espaço problemático. Eles são uma técnica cinematográfica que adotamos e se parecem muito com histórias em quadrinhos.

Leia Mais

Sprint

É um período determinado em que há uma meta definida de um produto incremental para ser cumprida.

Leia Mais

Stakeholder

É um público de interesse do produto, e não necessariamente um usuário. Um investidor, por exemplo, pode ser um stakeholder. Embora traduzível, não recomento.

Leia Mais

Sistemas de Apoio à Decisão (DSS)

É um sistema de informação que suporta atividades de tomada de decisão organizacional. Este campo viu muita pesquisa na década de 1970, e viu um rápido crescimento nas próximas décadas. (Ref: Wikipedia)

Leia Mais

Search Engine Optimization (SEO)

SEO é o processo de criação e modificação de conteúdo para obter a melhor visibilidade nos mecanismos de busca.

Leia Mais

SSL

SERP significa Páginas de Resultados de Mecanismos de Busca e são páginas que exibem os resultados da consulta de pesquisa de um pesquisador.

Leia Mais

UI (Interface do Usuário)

É um público de interesse do produto, e não necessariamente um usuário. Um investidor, por exemplo, pode ser um stakeholder. Embora traduzível, não recomento.

Leia Mais

UX: User Experience

Refere-se ao conjunto de elementos e fatores que promovem facilidade, intuitividade e satisfação ao usuário.

Leia Mais

Wireframe

Representação visual, usando um nível médio de fidelidade (normalmente em tons de cinza, sem guidelines de marca e sem utilização de imagens curadas), do conteúdo e da funcionalidade de uma interface. Veja alguns exemplos de Wireframes.

Leia Mais

Deploy

É o processo de implantação do código (html, css, javascript e código do servidor) do controle de código-fonte ou artefatos de código-fonte em uma plataforma de hospedagem. Isso geralmente é na nuvem ou em um servidor local. O processo pode ser manual ou automatizado.

Leia Mais

Production

É onde os usuários acessam o código final após todas as atualizações e testes. De todos os ambientes, este é o mais importante. Uma vez em produção, quaisquer bugs ou erros que permaneçam serão encontrados pelos usuários.

Leia Mais

Environment

Ele é definido como um site completo ou pilha de aplicativos que contém tudo o que o site ou aplicativo precisa para fornecer recursos e conteúdo aos usuários. Isso inclui, mas não está limitado a, o seguinte: Um pacote dedicado de espaço no servidor; Memória; Um banco de dados; Um sistema operacional; Serviços de aplicativos.

Leia Mais

Runtime

Atuam como pequenos sistemas operacionais e fornecem todas as funcionalidades necessárias para que um programa seja executado.

Leia Mais

Stacktrace

É um relatório que fornece informações sobre sub-rotinas do programa. É comumente usado para certos tipos de depuração, onde um Stack Trace pode ajudar os engenheiros de software a descobrir onde está um problema

Leia Mais

CLI

Significa interface de linha de comando. É um programa que permite aos usuários digitar comandos de texto instruindo o computador a realizar tarefas específicas.

Leia Mais

SSH

Secure Shell (SSH) é um protocolo de comunicação de rede usado para criar uma conexão criptografada entre um aplicativo cliente local e um servidor remoto. O SSH possibilita que o cliente e o servidor se comuniquem com segurança em uma rede pública e não segura, como a Internet.

Leia Mais

Log

Esse processo ajuda a rastrear bugs rapidamente e avaliar a integridade do sistema em desenvolvimento.

Leia Mais

Observability

Ele permite que você entenda os processos internos de seus sistemas de produção fazendo perguntas de fora. Por exemplo, como as coisas muitas vezes funcionam em teoria pode ser diferente na realidade.

Leia Mais

Changelog

É um arquivo que contém uma lista com curadoria e ordem cronológica de alterações notáveis para cada versão de um projeto. Manter um changelog torna mais fácil para os usuários ver com precisão quais alterações irão impactá-los e, assim, estimar o custo da migração para cada versão do projeto.

Leia Mais

SEMVER

O Versionamento Semântico (ou SEMver) é um sistema de versionamento que tem estado em ascensão nos últimos anos. Em resumo, é uma maneira de numerar as versões do software.

Leia Mais

Length

A propriedade length indica o número de parâmetros esperados para uma função.

Leia Mais