Estratégia de Produto: passo a passo como criar a sua na prática
Cada vez que algo novo é lançado no mercado, uma das etapas mais importantes, sem dúvida, é a construção da Estratégia de Produto.

Cada vez que algo novo é lançado no mercado, uma das etapas mais importantes, sem dúvida, é a construção da Estratégia de Produto.
Por mais “inovador” que um produto seja, sem uma boa estratégia para todo o seu ciclo de vida, as chances dele acabar sendo esquecido é muito grande. Ou, no mínimo, a empreitada não será sustentável a longo prazo.
Por isso, uma das equipes mais importantes quando o assunto é desenvolvimento de produto é o time de estratégia, que consegue mapear as melhores maneiras de conquistar o mercado e impressionar os clientes.
Entenda exatamente o que é a área de Estratégia de Produto, porque tem tanta relevância no mercado e como criar uma estratégia do zero.
Glossário
O que é Estratégia de Produto?
A Estratégia de Produto, também chamada de Product Strategy em muitas empresas, define o “caminho” a ser seguido e o que será necessário para que o produto tenha sucesso no mercado.
Essa estratégia precisa estar focada no:
- objetivo do produto: por que está sendo criado? Qual problema resolve? Será uma solução para o cliente?
- passo a passo do desenvolvimento: o que precisa ser feito para a criação deste produto? Como torná-lo relevante no mercado?
Essa estratégia precisa ser criada a partir de análises do mercado, do público-alvo, dos profissionais que estão disponíveis, do budget, entre muitos outros pontos.
Por isso, geralmente é uma decisão pensada em conjunto pelos profissionais que participam do desenvolvimento de um produto, considerando todo o seu ciclo de vida, desde a ideia até a retirada do mercado (se for o caso).
Um dos pontos principais da estratégia do produto é que ela precisa ser criada tendo aderência ao mercado, o que é chamado de Product-Market Fit.
Essa ideia foi criada por Dan Olsen, um dos maiores especialistas em estratégia de produto, que afirma que a aderência do produto ao mercado deve ser analisada de acordo com a proposta de valor que ele traz aos clientes, considerando aquilo que eles não conseguem encontrar com seus concorrentes.

Um ponto interessante sobre as estratégias é que elas são feitas não apenas no momento do lançamento de um produto (físico ou digital), mas também em outros momentos do ciclo de vida.
É muito comum uma empresa criar uma nova estratégia em processos de mudança, para criar novas versões ou remodelar o produto.
O evento anual da Apple é um exemplo disso: todos os anos os entusiastas de tecnologia esperam ansiosos pelos novos lançamentos da marca.
Na prateleira do mercado, um novo tipo de molho pode ser o que aquele consumidor esperava para testar receitas novas. E assim por diante.
Tudo, desde a ideia do que será lançado (um novo modelo de celular ou o novo sabor de molho) até alterações no que já existe (mudança de embalagem, por exemplo), é decidido a partir de uma estratégia de produto.

Mas, afinal, o que exatamente é um Produto?
Produto é o nome generalista dado a tudo aquilo que é criado para um público específico, seja algo físico ou não.
Essa distinção é importante pois softwares, aplicativos e qualquer outra solução imaterial (que não existe fisicamente) também leva o nome de “produto” no mercado.
Esse termo também é o utilizado para designar funções dentro de uma empresa ou do desenvolvimento de algo novo. Por isso, existem os cargos de Product Manager e Product Owner e as áreas de Product Operations ou Product Discovery.
Ou seja, tudo isso refere-se a mesma coisa: aquilo que existe ou está sendo criado para atender à demanda de um mercado consumidor.
Um dos pontos mais importantes do produto é que, por mais simples que pareça para o consumidor, sempre passa por um ciclo de vida.
O ciclo de vida de um produto (CVP) é:

- Introdução;
- Crescimento;
- Maturidade;
- Declínio.
Para cada etapa desse ciclo de vida, diferentes pontos são considerados, fazendo com que uma Estratégia de Produto seja feita de acordo com o ponto em que o produto está.
O mais comum é que seja desenhada logo na ideação deste produto. Até porque, muitos pontos da estratégia podem mudar a ideia do produto final de acordo com o que for analisado.
Tipos de Estratégia de Produto
O tipo de Estratégia de Produto a ser utilizada depende, claro, do produto em si e em qual etapa do seu ciclo de vida está. Por isso, não existe apenas um tipo de estratégia de produto a ser seguida, já que cada situação exige algo diferente para alcançar o objetivo.
Os tipos de estratégias de produto podem ser divididos de acordo com o tipo de produto, se é um lançamento ou não e em qual mercado a empresa atua.
Estratégia para Desenvolvimento
Utilizada para lançamento de um novo produto, que trará uma solução diferente do que a empresa já faz ou até do que o mercado consumidor já conhece.
É uma das estratégias mais complexas, pois precisa conquistar os clientes do zero (caso seja algo inovador) ou convencê-los a escolher seu novo produto em vez do item da concorrência.
Estratégia para mudanças
Está voltada aos produtos já existentes, mas que passaram por alterações, seja qual for o motivo. Está relacionada a melhorias do produto, o que torna a aceitação pelo cliente maior.
Porém, muitas vezes o motivo da mudança foi negativo, diminuindo a confiança dos clientes na nova versão. Ou seja, são muitos pontos a serem considerados, por isso a estratégia precisa ser bastante específica.
Estratégia para diversificação
Está voltada tanto ao produto quanto à empresa. Isso porque,quando uma empresa resolve desenvolver um produto que não faz parte do seu mercado atual para diversificar seus negócios, é preciso pensar em pontos como rebranding, marketing específico, novos canais de distribuição, entre outros pontos.
Se o mercado já está mapeado, porém o produto é algo novo, a estratégia de diversificação também é utilizada, mas considerando pontos como divulgação, solução de valor e outros.
A importância da estratégia e pontos considerados
De maneira geral, a estratégia de produto tem o poder de definir como serão as próximas etapas do ciclo de vida dele, seja para o positivo ou para o negativo.
A estratégia tem reflexo direto em como os clientes perceberão o produto, se será bem aceito ou não, se a solução realmente tem valor, se o mercado tem espaço para ele, se será sustentável a longo prazo.
Isso sem contar em todo o planejamento necessário para tirar uma ideia do papel e transformá-la em algo realmente rentável e que gere valor ao público-alvo.
Ou seja, sem a Estratégia de Produto, nada sai do lugar e, se sair, pode acabar não tendo os resultados esperados ou possíveis para aquele produto.
Criar uma boa estratégia de produto não é algo simples. São muitos os pontos a serem considerados, como:
- ideia principal;
- como o produto agrega valor ao cliente;
- quais serão as etapas do ciclo de vida deste produto;
- qual será Mínimo Produto Viável (MPV);
- em quanto tempo conseguimos desenvolvê-lo;
- como serão as campanhas de marketing;
- quais serão os canais de distribuição (se precisar);
- quais dados serão utilizados para identificar mudanças necessárias, etc.
Todos os pontos de uma estratégia precisam ser feitos a partir de dados. No caso de produtos novos, pesquisas de mercado mostrando tendências de consumo e de comportamento.
Para produtos em outras etapas do ciclo de vida, seus próprios dados guardam informações primordiais: quantas vendas foram feitas? Qual foi a diferença de um período para o outro? Quantos usuários ativos existem? Qual foi a taxa de satisfação do cliente?
6 passos para criar sua Estratégia de Produto
A estratégia de produto depende de diferentes fatores, mas considerando o desenvolvimento de algo novo, é possível indicar alguns passos básicos para conseguir trilhar os melhores caminhos e tirar uma ideia do papel.

1. Faça a pesquisa de mercado
Por mais inovador que um produto parece ser, nem sempre está adequado com as necessidades do mercado atual ou com o que os clientes precisam para solucionar seus problemas.
Por isso, uma das etapas mais importantes da Estratégia do Produto é a pesquisa de mercado. É preciso considerar:
- se o produto já existe e, se sim, como está sua aceitação no mercado;
- como estão os investimentos no momento;
- o quanto as pessoas e empresas estão dispostas a pagar;
- qual é o problema que o produto soluciona, entre outros pontos.
2. Analise a concorrência
Outro ponto muito importante é a análise da concorrência, considerando tanto o produto em si quanto as empresas.
Criar um produto que já foi feito por outra empresa não é necessariamente um problema. Porém, é preciso, então, definir quais serão seus diferenciais e vantagens que atrairão os clientes.
Um exemplo disso é o mercado de bancos digitais, que começou tímido mas que hoje já conta com muitas opções, cada um com seu diferencial específico.
3. Defina sua buyer persona (representação do seu cliente)
A buyer persona representa quem é seu cliente ideal, ou seja, para quem o produto está sendo feito e quais são os problemas que esse cliente tem e que deseja resolver.
Para definir quem é seu cliente ideal é preciso considerar informações sobre ele: dados demográficos ou pessoais (idade, região, etc.), quanto ganham, qual seu estilo de vida, quanto podem ou estão dispostos a pagar por algo.
Além de pensar em um cliente pessoa física, também é preciso pensar em empresas, no caso de negócios Business to Business. Para cada caso, é possível pensar em uma estratégia diferente.
4. Defina os planos de desenvolvimento
Com os dados que validam a ideia do produto (ou seja, que confirmam que realmente vale a pena investir nele), é hora de planejar todo o desenvolvimento deste produto, seja ele físico ou digital.
É nesse momento que define-se prazos para cada etapa, quem serão os responsáveis pela gestão, qual o planejamento de investimentos, quantas pessoas serão necessárias para mão-de-obra e muitos outros pontos.
Esses detalhes precisam ser pensados durante a construção da estratégia, pois muitas vezes algo do planejamento pode “brecar” o produto, como custos de mão-de-obra acima do que é possível pagar.
5. Elabore a estratégia de marketing
A Estratégia de Produto está intimamente relacionada com o Marketing, tanto que os profissionais dessa área participam ativamente da construção da trilha de sucesso de um produto.
Um marketing bem feito é um dos pontos mais importantes para trazer resultados, seja ele voltado ao consumidor ou a outras empresas.
Sem boas estratégias de divulgação, construção de marca, identidade visual, design e outros detalhes relacionados ao marketing, o produto pode passar despercebido em seu lançamento, não trazer o retorno de investimento e até chegar ao fim do seu ciclo de vida mais rápido.
6. Defina o lançamento
Com toda a estratégia de produto elaborada, é momento de definir datas e prazos de lançamento. Esse cálculo precisa ser feito considerando custos, tempo de produção e também quando a empresa precisa o retorno financeiro que o produto irá gerar.
Ou seja, até mesmo a data precisa ser pensada com cuidado, pois faz toda a diferença dentro da grande engrenagem de um negócio lucrativo e sustentável a longo prazo.
Entendendo a fundo como é a construção de uma Estratégia de Produto fica clara a complexidade dessa tarefa.
Por isso,não é algo feito por apenas uma pessoa e precisa de diversos profissionais relacionados com o desenvolvimento de um produto, como Gerente de Produto, Gestor de Projetos, Product Owner, Designer de Produto, Marketing e muitos outros.
Todos esses profissionais são necessários e muito valorizados pelas empresas atualmente, principalmente dentro do ramo da tecnologia, que paga salários acima da média e é uma área de destaque para quem quer alavancar a carreira.
Se você se interessa pela área de Estratégia de Produto, conheça os cursos da Awari, voltados a profissionais qualificados que querem avançar em suas carreiras e agregar valor ao mercado.
