Design System: o que é e como fazer

Design System: o que é e como fazer

No desenvolvimento de qualquer produto, o tempo e a consistência são fatores importantes, que podem contribuir para o sucesso. Se pensarmos no papel do design durante as etapas de criação e manutenção, esses pontos são fundamentais para a escalabilidade do negócio.

Nesse sentido, o Design System é uma prática que contribui nesse sentido. Ele é definido a partir de alguns princípios importantes para que o projeto tenha a fluidez necessária, e as equipes possam fazer entregas de qualidade.

A seguir, explicamos com mais detalhes o que é Design System, seus principais benefícios e como implementar essa estratégia de design. Vamos conferir?

O que é Design System?

O Design System, também chamado de System Design, é um conjunto de padrões de arquiteturas, componentes e interfaces criados para gerenciar o design de um produto ou sistema, gerando consistência no trabalho.

Dessa forma, é possível garantir uma identidade única e compartilhada em todo o projeto, já que os modelos já estão todos definidos. Também é uma maneira de facilitar o trabalho dos designers, acelerar o processo de criação e tornar a produção escalável.

homem e mulher criando design system
Com o Design System, é possível definir quais padrões de estilo e conceitos, gerando benefícios aos times de design e produto.

Dito isso, é importante entender que Design System não é o mesmo que Style Guide ou Pattern Library, embora essa confusão seja comum. Isso porque esse conceito vai muito além de apenas definir modelos a serem utilizados, mas se relaciona com toda a essência do produto. Na verdade, tanto o Style Guide quanto o Pattern Library podem fazer parte de um Design System.

Sobre isso, o especialista e fundador da EightShapes Nathan Curtis afirmou que “Design System não é um projeto, mas sim um produto servindo outros produtos”. Para defini-lo, é preciso estar em contato com toda a equipe, incluindo designers, product managers, gestores e stakeholders, e pensar em detalhes variados e complexos.

Benefícios do Design System

Já mencionamos brevemente alguns dos benefícios que o Design System pode proporcionar. Abaixo, explicamos com mais detalhes a respeito de cada um.

  • Consistência: Um bom Design System garante que o produto siga sempre os mesmos padrões, que todas as peças estejam de acordo e que os usuários possam enxergar essa padronização.
  • Redução de tempo e dinheiro: Com um Design System bem definido, você diminui o tempo gasto com retrabalho e novas criações. Isso também resulta em uma economia de recursos, já que há menos gastos com determinadas tarefas de design.
  • Maior produtividade: Com determinados conceitos já pré-definidos, a equipe fica livre para usar sua criatividade em outras áreas do projeto, aumentando sua produtividade.
  • Foco em UX Design: Durante o processo de criação de um Design System, você pode se basear em pesquisas focadas no usuário e trazer o UX Design para o centro do seu produto. 
  • Melhoria na comunicação entre equipes: Os diferentes times podem trabalhar unidos para criar o padrão a ser seguido. Isso acaba diminuindo rusgas entre os profissionais e garantindo uma melhor comunicação

Como fazer um Design System?

Como em qualquer processo, a elaboração de um Design System pode ser dividida em etapas. Dessa maneira, é possível desenvolvê-lo gradativamente, e dando a atenção necessária a cada um dos aspectos. Confira!

1. Primeiros passos

Antes de iniciar, é importante que você realize pesquisas e reúna algumas referências para o Design System que você irá desenvolver. Procure por práticas de grandes empresas e observe a forma que elas trabalham essa ferramenta, e a abordagem que adotam.

Esses primeiros passos são importantes para você começar a parte prática já com um caminho bem traçado de onde pretende chegar com esse exercício.

Assinatura Awari | Cursos Design

2. Princípios

Essa etapa servirá como alicerce para o restante do projeto. Antes mesmo de trabalhar com conceitos visuais e práticos, defina juntamente com a sua equipe quais os princípios que irão basear o restante do trabalho.

equipe criando design system
Juntamente com sua equipe, defina quais os princípios que devem guiar o Design System.

Entre os pontos a serem levantados, estão a missão, a visão e os valores da empresa. Também é importante pensar sobre o público-alvo a quem ele é destinado e o tom de voz que será utilizado. Inclua também os objetivos, e o que você pretende alcançar por meio do Design System.

Lembrando que tudo isso deve ser baseado em pesquisas, e não apenas em opiniões infundadas. 

3. Identidade e fundamentos

A partir do que você levantou, crie o que será a identidade do seu produto. Aqui, você deve incluir as cores, tipografia, imagens, ícones, sons — enfim, todo tipo de elemento que faz parte da forma como sua marca se comunica.

Além disso, crie diretrizes e regras de uso, definindo o que pode e o que não pode ser feito, e a forma como esses elementos devem estar representados. É importante que tudo esteja documentado e bem explicado, portanto, você poderá usar ferramentas como o Style Guide e o Pattern Library.

4. Componentes

Os componentes são elementos visuais e códigos reutilizáveis, juntamente com instruções de uso. Parte de um bom Design System é criar uma biblioteca com componentes para que possam ser usados pelo time sempre que necessário.

Essa é uma parte diretamente ligada a UX e UI Design, é importante que os componentes sejam otimizados para proporcionar uma experiência enriquecedora aos usuários.

5. Atualizações

O Design System é um produto digital. Com o tempo, é natural que sua empresa e o mercado passem por mudanças, e pode ser preciso rever os conceitos que você definiu, e modificá-los ou até mesmo substituí-los. Para isso, você pode seguir esse mesmo processo, com o auxílio da sua equipe.

Faça um curso de UX Design

Para criar e manter um bom Design System, é essencial que você estude tudo o que é necessário, e aí sim, colocar em prática. O Curso de UX Design na Awari é essencial para quem quer aprender como criar designs focados na experiência do usuário e baseados em pesquisas e testes de usabilidade. Entre as aulas, você aprenderá sobre as principais práticas relacionadas ao Design System.

Você também poderá participar semanalmente de aulas ao vivo ministradas por professores especialistas, com vasta experiência no mercado. Além disso, para avançar na sua carreira e receber feedbacks de projetos práticos, você pode agendar mentorias individuais com grandes profissionais de Design.

Para saber mais sobre o curso e a plataforma da Awari, clique aqui!

Avance sua carreira

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora