Dado Qualitativo: o que é, como descrever e exemplos

Dado Qualitativo: o que é, como descrever e exemplos

A classificação de dados qualitativos e quantitativos é ampla e pode servir para diversas áreas do conhecimento, como o data science, a estatística e até mesmo o marketing, desde que este seja data driven.

Se você caiu aqui nesse texto é porque deve estar na dúvida sobre o que é um dado qualitativo, como é possível descrever essa informação e de que maneira ele é importante para a jornada de conhecimento dentro da ciência de dados – ou dessas outras áreas que mencionamos há pouco.

Antes de começar, um dado qualitativo importante: esse texto vai te deixar com mais vontade de aprender sobre data science! Então sem mais delongas, vamos lá!

O que é um dado qualitativo?

Na prática os dados qualitativos são dados que atribuem uma característica a um determinado objeto. Um exemplo simples: imagine uma garrafinha de água. Ao observar que a garrafinha tem a cor azul, estamos atribuindo a esse objeto um dado qualitativo.

Na estatística e no data science nem sempre o objeto de estudo vai ser uma garrafinha de água, mas sim produtos, pedidos, clientes, softwares e muitos outros.

Com relação aos dados quantitativos, os qualitativos são mais complexos por conta de sua subjetividade. Veremos essas diferenças nos próximos itens.

Exemplo de dado qualitativo

Um bom modelo de estudos sobre dados qualitativos são as pesquisas do IBGE. Por exemplo, o Censo Demográfico, que é uma pesquisa acerca das características populacionais brasileiras. A cada 10 anos, o órgão faz um levantamento e divulga dados qualitativos sobre a população:

  • Faixa etária;
  • Classe econômica;
  • Etnia;
  • Residência (urbana ou rural);
  • Gênero.

E também dados quantitativos, que veremos a seguir.

Dados qualitativos x dados quantitativos

Enquanto os dados qualitativos atribuem características subjetivas aos dados, como cor, tamanho ou forma, por exemplo, os dados quantitativos são mais diretos: eles representam quantidades.

Então seguindo o exemplo da garrafinha de água, se você imaginar apenas uma, então o dado quantitativo dela é 1. É literalmente a quantidade relacionada àquele objeto.

Agora, quando pegamos o exemplo do Censo Demográfico, então os dados quantitativos são:

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  • Quantas pessoas temos em cada faixa etária;
  • Quantas pessoas temos em cada classe econômica;
  • Quantas etnias temos no Brasil e quantas pessoas se classificam em cada etnia;
  • Quantas pessoas moram na cidade e quantas residem em zonas rurais;
  • Quantos brasileiros são homens e quantas são mulheres.

Análise de dados qualitativos

É importante lembrar que os dados qualitativos precisam vir de algum lugar. Nesse aspecto o cientista de dados, responsável pela análise de informações geradas pela empresa, deve trabalhar em conjunto com os times de produto, marketing e vendas, muitas vezes responsáveis pela aquisição dos dados qualitativos – e quantitativos também.

Existem várias maneiras de realizar essa aquisição de dados, principalmente através de pesquisas e levantamentos. Algumas categorias de pesquisas qualitativas são:

  • Entrevista individual com perguntas subjetivas (respostas abertas);
  • Estudos de caso, que são entrevistas individuais mais aprofundadas, direcionadas quase que exclusivamente à experiência daquele usuário em específico;
  • Grupos focais, que são experimentos acerca da interação entre o usuário e o produto. Esses costumam ser riquíssimos em geração de dados e insights, principalmente quando a equipe do produto não fica ajudando e nem interagindo junto com os consumidores.

A análise de dados qualitativos pode ser feita de forma manual, o que não recomendamos porque leva muito mais tempo e trabalho “braçal”, ou então com a ajuda de softwares especializados nesse tipo de análise, que é o caminho mais acertado.

Ao escolher uma ferramenta, é importante levar em consideração todos os componentes mercadológicos de investigação qualitativa. Cada software tem suas particularidades, então é importante atender os critérios.

As ferramentas que ajudam a analisar dados qualitativos são chamadas de Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software (CAQDAS).

Elas permitem a inserção de arquivos de diversos formatos que contenham dados e otimizam a codificação do material, principalmente os que são resultado de um volume textual muito grande.

Um bom exemplo de software CAQDAS é o MAXQDA, que tem como princípio central a associação – categorização ou codificação – de partes de textos a determinados temas – categorias ou códigos – além da feature para registro de anotações (memos) e posicionamento delas em qualquer parte do projeto de pesquisa.

Um adendo fundamental: apesar desse tipo de ferramenta ajudar muito na hora de desenvolver a análise de dados qualitativos, a estratégia, a forma com que eles serão interpretados ainda depende muito do cientista de dados ou do profissional responsável pelo andamento da pesquisa.

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