← Voltar para o blog

Como fazer um currículo pelo celular em 3 dicas simples

Como fazer um currículo pelo celular em 3 dicas simples

Imagine que você precise mandar uma mensagem para convencer alguém a assistir seu filme ou série favorita, e tem apenas uma chance para isso. O que você faria? O que precisa ser dito, e o que não é tão importante assim? Quais atributos você destacaria? Como você organizaria as informações? 

Se você consegue imaginar esse exercício, tem uma ideia de como é fazer um currículo pelo celular. Esse documento é essencial para convencer recrutadores que você é uma boa escolha para determinada vaga de emprego, e a versão portátil para smartphones é prática para se carregar no bolso e ter à disposição sempre que necessário.

Mas afinal, o que é importante colocar em um currículo? O que os recrutadores mais observam? Abaixo, listamos uma série de dicas fáceis que você pode colocar em prática e que podem aumentar as suas chances de conseguir um trabalho por meio do currículo. Confira com a gente!

Dicas para fazer um bom currículo

Não há regras na hora de se fazer um currículo, porém existem boas práticas que podem servir de parâmetro e são vistas com bons olhos pelos profissionais de recrutamento. Pensando nisso, listamos três dicas que poderão te auxiliar nesse processo!

1. Inclua informações essenciais para um currículo

Comece seu currículo preenchendo suas informações pessoais, como nome completo, endereço, telefone e e-mail. Inclua também links para as redes sociais, LinkedIn e uma foto, pois isso ajuda a humanizar a pessoa por trás daquele currículo — ou seja, você.

O próximo passo é escrever um objetivo. Fuja de frases genéricas ou muito lúdicas, e prefira ser claro. Por exemplo: “Procuro uma oportunidade de emprego como UX Designer iniciante para desenvolver minhas habilidades e contribuir para o crescimento da empresa ABCD.

Prossiga detalhando suas experiências profissionais, detalhando um pouco sobre as suas funções em cada um desses empregos. Se você estiver começando em uma nova carreira, pode incluir serviços prestados em outros setores. Caso ainda não tenha atuado no mercado de trabalho, você pode listar nesse campo alguns dos projetos que já fez ou participou, para mostrar à empresa um pouco das suas habilidades.

A seguir, preencha sua formação, ou seja, cursos técnicos, superiores e pós-graduações, sejam eles completos ou em andamento. Escreva também o nome da instituição em que estudou e a data de início e conclusão dos estudos. Se você não tiver experiências acadêmicas, pode incluir cursos importantes que já fez. Por fim, inclua um link para o seu portfólio, para que as empresas tenham acesso aos materiais que você já desenvolveu.

Na hora de fazer seu currículo pelo celular, inclua todas as informações essenciais.

Em todas essas etapas, lembre-se de ser sucinto e não se estender muito em descrições, pois isso pode tirar o foco do recrutador. O ideal é que tudo esteja concentrado em uma ou duas páginas, no máximo.

Se você ainda não tem muita experiência fazendo currículos, uma boa dica é pesquisar por modelos para ter uma referência de como esse documento deve ficar depois de pronto. Isso pode ser feito tanto por meio de uma busca no Google quanto pedindo exemplos para seus amigos e colegas de profissão.

2. Descreva suas qualificações

Nem sempre as suas experiências são suficientes para demonstrar todas as suas competências, especialmente se você ainda é um profissional iniciante, e nesse caso, uma boa solução pode ser descrever suas qualificações no currículo.

Comece incluindo os idiomas que você domina, o nível de fluência sobre cada um. Além disso, inclua habilidades em softwares e programas específicos que são necessários no cargo que você está pleiteando, como linguagens de programação, Pacote Adobe, Excel, Figma, entre outros.

Por fim, você também pode acrescentar “soft skills” que julga essenciais, como criatividade, proatividade, organização, adaptabilidade, liderança, entre outras. Não tente enrolar o recrutador, e preencha apenas aquilo que você julga importante.

3. Atualize o currículo sempre antes de enviá-lo

Uma das grandes vantagens de se fazer um currículo no celular é poder atualizá-lo constantemente. Dessa maneira, sempre que você fizer um curso novo, precisar incluir novas experiências profissionais ou até mesmo quiser mudar a foto ou layout do documento, basta abrir o arquivo e fazer uma nova versão.

Ao revisar as informações, você pode averiguar se não deixou passar nenhum erro de ortografia ou estrutura. Esses detalhes podem parecer irrisórios, mas muitas vezes, têm grande peso na avaliação do recrutador.

Além disso, é ideal que você crie uma versão personalizada do currículo para toda vaga que estiver concorrendo. Antes de enviar, atualize o objetivo pensando naquela oportunidade em específico.

Aplicativos para fazer currículo pelo celular

Agora que você já sabe o que precisa estar no seu currículo, chegou a hora de conhecer as melhores ferramentas para criá-lo. Listamos três aplicações muito utilizadas que são fáceis de usar e permitem que você preencha e atualize seu currículo diretamente pelo celular.

Canva

O Canva é uma ferramenta de design gráfico utilizada para a criação de posts para redes sociais, banners, infográficos, convites, cartões e, é claro, currículos. Sua grande vantagem é que ele simplifica algumas funções, facilitando o uso até mesmo para quem não tem muito conhecimento sobre design

Você encontra dezenas de modelos de currículo no Canva, diretamente pelo celular.

Para fazer seu currículo, passe o mouse pelo menu superior Modelos, em seguida vá até Pessoal, e depois clique em Currículos. Nessa página, você terá acesso a uma série de opções de layouts prontos, e basta escolher seu favorito e preencher os campos com as suas informações. Caso prefira, você também pode mudar as cores e a disposição das informações.

Currículo Profissional 

Currículo Profissional é um aplicativo com layout fácil e acessível. Para utilizá-lo, basta preencher as informações que o próprio app gera uma versão em PDF do seu currículo. Além disso, você pode deixar o documento salvo e pode acrescentar informações e salvar uma nova cópia sempre que precisar.

A grande vantagem é que o aplicativo simplifica a criação do currículo e não é preciso saber nada sobre design para utilizá-lo.

Google Docs

Uma terceira alternativa, especialmente para quem quer criar um currículo mais sóbrio, é utilizar o Google Docs. Essa função é integrada diretamente com o Google Drive, e o documento fica salvo na nuvem para você fazer alterações no computador ou no celular quando quiser.

O Google Docs é um editor de texto com layout similar ao Microsoft Word, bastante utilizado no meio empresarial. Para construir um currículo, você pode tanto criar um documento do zero quanto procurar por layouts prontos e apenas incluir os próprios dados.

Conheça a Awari

Agora que você já sabe como fazer um currículo pelo celular e quais as melhores ferramentas para isso, chegou a hora de colocar seus conhecimentos em prática! Lembre-se de caprichar nas descrições e sempre revisar o documento antes de enviá-lo.

No Instagram da Awari você encontra mais dicas para quem está querendo dar o próximo passo na carreira. Clique aqui e siga a gente por lá!

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Inscreva-se