Awari

14 de setembro de 2021

Como aprender a programar: passo a passo

Embora qualquer um possa aprender a programar, muitas pessoas não mergulham no universo do desenvolvimento e programação porque estão preocupadas em ser uma área muito difícil, são muito jovens, “não são boas em matemática” ou pensam que já existem programadores suficientes no mercado de trabalho.

Profissionais do mercado dizem que isso está bem longe de ser verdade. A programação, na verdade, é sobre resolver problemas. Sim, pode levar algum tempo para aprender linguagens de programação específicas, mas há muitos recursos para todo tipo de estilo de aprendizagem. Quer ver?

O que é necessário para começar a programar? 

No começo, a programação pode parecer intimidadora – e é compreensível, você está aprendendo uma nova linguagem para comunicar suas ideias. Isso mesmo. Pense nas linguagens de programação como um idioma, por exemplo.:

  • Para se comunicar com um americano, você usará o Inglês;
  • Para se comunicar com um argentino, você usará o Espanhol;
  • Para se comunicar com o computador e escrever códigos, você usará Python, Java e outras.

E o mais legal do processo de aprender linguagens de programação é que, quanto mais tempo você praticar, maior a probabilidade de ter um momento de “eureka” e tudo começará a fazer sentido.

O primeiro passo é escolher a linguagem de programação que parece mais adequada para você. É aconselhável escolher uma linguagem que seja principalmente fácil de usar ou não seja tão difícil de começar.

Um exemplo disso seria HTML ou CSS, que são usados principalmente para aplicações web básicas. Por outro lado, se você está procurando linguagens de programação que são focadas para desenvolver aplicativos e sites um pouco mais avançados, Python pode ser o ideal para você.

Dica Awari: você pode começar a estudar as linguagens Python, HTML e CSS de forma gratuita por meio de cursos introdutórios pela internet. Alguns exemplos deles são: 

Acima de tudo, programação é sobre resolução de problemas. Não se trata tanto de memorizar todas essas funções que diferentes linhas de código criam (embora isso seja incrivelmente útil). Você pode olhar para essas funções se esquecer como fazer algo específico. Suas habilidades como solucionador de problemas, que são as habilidades mais importantes em relação à codificação, se desenvolverão com o tempo que você passar treinando-as. 

Como aprender a programar do zero?

Seja criando um aplicativo móvel ou programando um site, a ciência da computação e a codificação podem parecer habilidades alienígenas que são impossíveis de entender. Mesmo que você já esteja familiarizado com o funcionamento das redes e sistemas de computador, ainda é uma boa ideia fazer uma rápida recapitulação da lista abaixo.

Ao começar a aprender programação, há várias coisas que você deve fazer:

  • Aprenda noções básicas de ciência da computação para iniciantes. Há muitos recursos excelentes na internet. Antes de começar a programar, você precisa de uma ideia de como os computadores funcionam
  • Entenda como as redes funcionam. É importante saber como diferentes computadores podem se comunicar uns com os outros em vários tipos de redes. Isso facilitará a compreensão dos conceitos que são introduzidos mais tarde. 
  • Familiarize-se com a linha de comando. Aqui é onde você finalmente começará a sentir que está sabendo como começar a programar! Inserir texto na linha de comando pode ser um pouco assustador no início, mas você não precisa temer. É muito difícil causar qualquer dano real! 
  • Em seguida, é importante saber como começar a construir um site e obter um domínio. Essas coisas não vão desafiá-lo muito, mas são cruciais em sua jornada para se tornar um desenvolvedor web. 

Ganhe R$2.000,00 de desconto em nosso Curso Intensivo de Desenvolvimento Web com Garantia de Emprego Awari

*Oferta válida para alunos que se inscreverem até o dia 20/09 de Desenvolvimento Web e concluírem suas matrículas (pagamento) até o dia 30/09

Aprenda Front-End 

Cada página que você visita na internet é construída usando certos programas que funcionam lado a lado uns com os outros. O navegador que você usa é o tradutor que traduz o código que é construído pelo HTML, CSS ou JavaScript.

Como resultado, vemos o resultado em nossa tela e interagimos com ele ao longo do caminho. Existem três idiomas principais de front-end:

HTML

Se você nunca fez nenhum desenvolvimento web, vai querer começar com HTML.

HTML significa “HyperText Markup Language”. Simplificando, é usado para criar páginas da web básicas. Tecnicamente, não é uma linguagem de programação. No entanto, se você é completamente novo na área de programação, ainda não é nada parecido com qualquer idioma com o qual você esteja familiarizado.

Sempre que você vir imagens ou texto na web, eles terão sido colocados lá principalmente usando HTML. HTML permite que você coloque texto, imagens, vídeos, músicas e outros conteúdos em uma página da Web usando o que é chamado de “tags”. 

Não há muito que você possa fazer com HTML, mas o que você pode fazer aparece em toda a internet. Portanto, é muito importante ter uma boa compreensão do HTML antes de saber como começar a carreira de codificação ou hobby como desenvolvedor web. 

CSS

O próximo passo lógico para aprender a desenvolver sites é aprender CSS. Mas isso ainda não é uma linguagem de programação! No entanto, ele introduz muito mais variedade em seus sites e é outro passo crucial que você precisa dar antes de começar a programar em linguagens mais interessantes!

CSS faz com que as coisas que você fez usando HTML pareçam boas. Você pode fazer todos os tipos de truques legais com ele, como adicionar cor, preenchimento (bordas), margens e alterar fontes.

Uma boa compreensão de CSS e HTML pode criar um site simples, porém funcional. No entanto, se você quer ser um desenvolvedor, também terá que aprender algumas linguagens de programação um pouco mais avançadas. 

JavaScript

Se você quiser aprender a começar a programar para um alto nível, precisará de um bom conhecimento de JavaScript.  Ao aprender programação, JavaScript é o melhor caminho para se estabelecer na área. Está em toda parte. Hoje em dia, você terá dificuldade em encontrar uma empresa que não queira algum tipo de presença online. JavaScript será usado para criar a maioria de seus aplicativos e sites.

Dica Awari: Há muitos cursos e tutoriais gratuitos e pagos disponíveis para aprender JavaScript. Hoje, vamos te dar 3 dicas de cursos gratuitos:

Sendo uma linguagem de programação tão amplamente utilizada, as oportunidades de emprego são ótimas para alguém habilidoso em programação em JavaScript. Dito isso, em uma pesquisa recente com desenvolvedores da StackOverflow, descobriu-se que 62,5% dos entrevistados disseram que o usaram. Aliás, o StackOverFlow é uma boa plataforma para aprender sobre linguagens de programação. 

Ele é uma plataforma gratuita de perguntas e respostas para programadores, estudantes e interessados em tecnologia e desenvolvimento. Nele, qualquer usuário pode publicar uma dúvida para ser respondida pelos outros membros do site. As melhores respostas são votadas pela comunidade e exibidas com destaque na página da questão.

Na imagem vemos o site do StackOverFlow em amarelo
Reprodução StackOverFlow

Isso significa que encontrar um emprego JavaScript também será extremamente competitivo. Embora o caminho de como começar a codificar possa ser difícil, valerá a pena. JavaScript adiciona recursos interativos à sua lista de ferramentas de desenvolvedor web. Estes podem ser jogos ou respostas ao texto que está sendo inserido – esse tipo de coisa. 

Você pode começar fazendo pequenos ajustes em suas páginas HTML básicas. Isso pode incluir mensagens de boas-vindas e alterações de imagem. No entanto, você pode progredir para fazer jogos tridimensionais completos se ficar bom o suficiente em codificação em JavaScript.

Clique aqui e confira nosso Newsletter sobre Desenvolvimento Web: Em programação, foque em atravessar o “Deserto do Desespero”

Construindo Seu Primeiro Site

Para te auxiliar nessa jornada, vamos começar com um exemplo básico neste tutorial de HTML. Mesmo para um iniciante, é fácil de entender. Dê uma olhada na estrutura do código HTML, mas não se estresse muito com as tags não familiares. Este é o seu primeiro exemplo com tags HTML:

Você pode testá-la no CodeRepublics: Experimente este código »

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
	<head>
	<title>Page Title</title>
	</head>
	<body>
		<h1> This is a Heading </h1>
		<p> This is a Paragraph </p>
	</body>
</html> 

Resultado (Saída)

This is a Heading

This is a Paragraph


Não entendeu as tags dos códigos? Nós te explicamos.

  • <!DOCTYPE>- A declaração doctype indica o tipo de documento e a versão do HTML usada na página da web. Cada versão tem uma declaração de doctype diferente. HTML5 Doctype é usado neste exemplo.
  • <html>- É a tag raiz que descreve toda a página da web. É uma tag emparelhada, ou seja, também tem uma tag de fechamento, </html>. Tudo será escrito dentro dessas tags.
  • <head>- Head tag contém informações sobre o documento, como seu título, informações do autor, descrição da página da Web e assim por diante. Ele tem tags diferentes para executar essas funções. Também é uma etiqueta emparelhada.
  • <title>-Etiqueta de título is used inside <head>, and it specifies the title of the document.
  • <body>- A tag body contém todas as informaçõe
  • <h1>-Etiqueta de cabeçalho is used to define headings. <h1> is the largest heading, followed by <h2>, <h3>, to <h6>.

O que aprender a seguir?

Depois de testar suas habilidades com linguagens e conceitos básicos de codificação, você começará a ter uma ideia do que é bom e do que gosta de criar usando o código. Abaixo estão algumas das próximas áreas que você deve considerar estudar: 

  • Aprenda a usar Git e GitHub. Depois de se familiarizar com essas ferramentas, você pode se inscrever em uma conta GitHub e começar a fazer commits. Os empregadores geralmente favorecem usuários ativos do GitHub. 
  • SQL – se você ama banco de dados, SQL é uma ótima linguagem de programação para aprender. Como praticamente todos os aplicativos usam bancos de dados de alguma forma, o conhecimento de programação SQL é uma ótima habilidade para se ter enquanto aprende como começar a codificar.
  • jQuery – jQuery é como uma caixa de ferramentas para desenvolvedores JavaScript. Foi desenvolvido para acelerar a digitação de código JavaScript. Muitas tarefas são agrupadas para significar que podem ser adicionadas com uma única linha de código. 
  • Swift – Swift é a linguagem de programação dos aplicativos iOS. Como os produtos Apple são tão consistentemente populares, ser um codificador Swift qualificado certamente conseguirá um ótimo emprego.

Além disso, os aplicativos iOS geralmente são muito mais lucrativos do que aqueles que aparecem no Google Play ou em outras lojas de aplicativos. 

Aprenda com Desenvolvedores de grandes empresas

Há, também, a possibilidade de iniciar sua jornada no aprendizado de máquina por meio de um curso específico na área, chamado de curso de Desenvolvimento Web com Garantia de Emprego, oferecido pela Awari.

Esse curso reúne a formação completa em Desenvolvimento Web, além de possuir uma trilha específica para acompanhamento de carreira. Nele, você aprenderá desde o conceito de desenvolvimento web, ciência da computação, linguagens de programação – além de receber mentoria de profissionais experientes e suporte de carreira para se tornar um cientista de dados disputado pelas empresas.

Mas o maior diferencial desse curso é o seu modelo. Durante a jornada de aprendizado, vamos dar todo o suporte necessário para nossos alunos e garantir que consigam um emprego na área. Caso isso não aconteça, devolveremos integralmente o valor que o aluno investiu no curso. Dessa forma, a Awari se compromete 100% com o sucesso dos nossos alunos.

Quer saber mais sobre o curso com Garantia de Emprego da Awari? Leia aqui ou converse com o nosso time

Escrito por

Eduardo Valim

é redator na Awari e escreve sobre carreira e tecnologia.