Carreiras Digitais: veja as 7 profissões mais valorizadas e como começar

Carreiras Digitais: veja as 7 profissões mais valorizadas e como começar

Juntamente com a transformação tecnológica nos últimos anos, gerada pela Indústria 4.0, surgiram carreiras digitais com uma alta demanda de mercado e que tem se mostrado promissoras para os próximos anos.

Continue a leitura e conheça sete profissões relacionadas a tecnologia que estão em alta e oferecem ótimas oportunidades para você, e no fim, confira como começar em qualquer uma delas!

Carreiras Digitais: 7 profissões em alta

Confira sete carreiras nas áreas de Design, Programação, Produto e Ciência de Dados e entenda quais as funções de cada um desses profissionais!

1. UX Designer

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Statista, em 2023, os aplicativos mobile devem gerar uma receita de mais de US$ 930 bilhões em todo o mundo. Para atuar ativamente na criação desses apps, assim como de sites, softwares e aplicações web, a demanda por UX Designers promete ser igualmente alta. 

Esse profissional é responsável por tornar a experiência dos usuários mais agradável, utilizando diferentes técnicas e estratégias. Como resultado, ele deve gerar uma maior aceitação com relação ao produto e à marca.

Entre as funções de um UX Designer estão a realização de pesquisas para identificar os problemas que precisam ser solucionados, a projeção de diagramas e a testagem com usuários. Esse processo não é necessariamente linear, e está atrelado diretamente aos processos da equipe e do projeto.

Para entender melhor como funciona a experiência do usuário e o que um profissional de UX Design faz, assista ao vídeo abaixo!

2. UX Writer

Você já se perguntou quem é o responsável pela criação dos textos (e das estratégias de comunicação) por trás de apps e sites? Esse profissional é chamado de UX Writer, e juntamente com os designers de experiência do usuário, é um cargo que está em alta e deve crescer ainda mais nos próximos anos.

duas pessoas ux writers analisando telas de um protótipo de aplicativo com papéis na mão e um computador à frente
O UX Writer é responsável por planejar a comunicação e criar textos em aplicativos e sites.

Seu trabalho começa em realizar pesquisas juntamente com as equipes de Design e produto para encontrar a melhor forma de se comunicar com o público. Em seguida, ele deve idealizar microcopies, que são textos para informar e guiar o usuário em sua jornada de navegação.

Por essa razão, esse profissional precisa ter domínio sobre o uso do idioma e gramática, mas também sobre estratégias de comunicação, questões de usabilidade e persuasão.

3. Cientista de Dados

De acordo com uma pesquisa realizada pelo U.S. News, o cargo de Cientista de Dados está entre as 10 melhores profissões para os próximos anos, considerando questões como salários competitivos, oportunidades de crescimento e qualidade de vida.

Como vivemos em um mundo cada vez mais orientado por dados, em que geramos informação a todo momento, esse profissional é crucial, uma vez que esses dados são criados a partir de diferentes fontes, e têm tamanhos e formatos, e precisando ser tratados para que se tornem úteis.

Mas o que faz um Cientista de Dados? Entre as suas funções estão coletar, transformar e organizar grandes quantidades de dados, para em seguida, fazer análises, criar hipóteses e gerar informações úteis para a tomada de decisões de um negócio.

Para isso, o profissional precisa ter domínio sobre linguagens de programação, ter um bom conhecimento em Matemática e Estatística, e compreender as regras do negócio em que está trabalhando. 

Quer entender melhor o tema? Confira um recorde da nossa aula de Data Science com o instrutor e cientista de Dados Fernando Wittmann!

4. Analista de Dados

Ainda na área de dados, há outro cargo cuja atuação é importantíssima — o Analista de Dados. A expectativa é que o mercado dessa profissão cresça ao menos 13,2% até 2028, movimentando cerca de 550 bilhões de dólares em todo o mundo. 

Assim como o Cientista de Dados, esse profissional é responsável por ligar com grandes quantidades de dados, porém ao invés de criar hipóteses, ele interpreta as informações passadas da empresa para compreender o momento atual.

Entre as habilidades exigidas de um bom Analista de Dados estão o domínio sobre bancos de dados SQL e NoSQL, linguagens de programação como Python e R, e a utilização de ferramentas como Databricks. Também é essencial que seja uma pessoa com excelente raciocínio lógico e que saiba trabalhar em equipe. 

5. Desenvolvedor Front-End e Back-End

Entre as carreiras digitais em alta para os próximos anos estão as profissões na área de tecnologia, como os Desenvolvedores Front-End e Back-End. Para se ter uma ideia, segundo o site BuiltIn, há um crescimento projetado de 21% nas oportunidades da área até o ano de 2028. 

Ambos os tipos de Desenvolvedores trabalham diretamente na criação de sites e aplicações, porém em diferentes frentes. No caso do Front-End, o foco é a criação e a manutenção de interfaces, ou seja, da parte com a qual o usuário interage diretamente.  

Para isso, esse profissional utiliza ferramentas e linguagens de programação, como HTML, CSS e Javascript, para definir a estrutura de páginas e telas, incluindo a inclusão de cabeçalho, rodapé, textos, botões banners, colunas e imagens.

mulher desenvolvedora back-end e front-end em frente ao computador bebendo café
Sejam Front-End ou Back-End, os desenvolvedores estão entre as profissões mais requisitadas do mercado atualmente.

Já o foco do Back-End é a infraestrutura da página, que interliga a interface ao banco de dados. Utilizando linguagens de programação e frameworks, esse profissional deve garantir que um site ou aplicativo esteja sempre em pleno funcionamento.

Independentemente da área escolhida, para atuar em qualquer um desses setores, você terá que estudar sobre tecnologias e linguagens, bem como APIs e bancos de dados. Entre as soft skills importantes estão as habilidades de comunicação, trabalho em equipe e organização.

6. Engenheiro de DevOps

Você já conhece a profissão de Engenheiro de DevOps? Esse cargo, que também faz parte do setor de tecnologia, é especialista em integrar os times de desenvolvimento e operações como forma de acelerar a produtividade e melhorar a qualidade das entregas.

Trata-se de um profissional estratégico nas empresas, capaz de reduzir em muito o custo das operações e promover melhorias no produto Justamente por isso, há uma alta demanda de mercado. 

Para se tornar um Engenheiro de DevOps, você terá que ter domínio sobre linguagens de programação, metodologias de gestão de projeto e ferramentas de versionamento de código, como o Git e seus derivados.

7. Product Manager

O Product Manager é conhecido como o profissional que interliga os setores Negócios, Tecnologia e UX em uma empresa. Sua função principal é gerenciar o desenvolvimento do produto, estando em contato tanto com o time quanto com stakeholders e atento ao mercado.

A ferramenta mais utilizada por Product Managers é o Roadmap, um documento que define as três perguntas chave de qualquer negócio: “onde estamos?”, “ onde queremos chegar?” e “como chegaremos?”.

Ele tem um papel crucial na tomada de decisões do projeto, e ajuda a definir o que é mais necessário e urgente em cada etapa. Portanto, deve ser uma pessoa responsável e organizada, capaz de documentar o processo e mediar negociações.

De acordo com o Productboards, estamos na “Era de Ouro dos Product Managers”, já que todos os anos, a demanda por esses profissionais aumenta, assim como sua valorização. Portanto, vale a pena considerar uma carreira na área!

Como iniciar uma nova carreira

Agora que você já conhece novas profissões, saiba que é possível se especializar em uma delas e seguir carreira na área. Para isso, porém, é essencial que você se estude e se desenvolva, se posicionando como alguém preparado e de acordo com o nível de exigência do mercado.

Uma das maneiras mais rápidas e eficazes de se especializar é por meio de cursos. Dessa forma, você tem contato com o conteúdo mais essencial daquela área de maneira didática e organizada.

Na Awari, você encontra tudo o que você precisa para dar o próximo passo na sua carreira, incluindo cursos completos para todas as carreiras e muitos outros assuntos nas áreas de Ciência de Dados, Desenvolvimento Web, Design e Gestão de Produtos. São módulos completos gravados para você assistir como preferir, além de aulas ao vivo semanais com professores especialistas.

Além disso, em nossa plataforma, você pode fazer mentorias individuais com grandes profissionais do mercado para pedir feedbacks sobre projetos práticos ou tirar dúvidas sobre a questões profissionais.

Clique no banner abaixo e saiba tudo sobre os cursos na nossa plataforma!

Avance sua carreira

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora