Carreira em Y: um guia completo para montar o seu plano

Carreira em Y: um guia completo para montar o seu plano

Você sabia que existem novos métodos de carreira, e que um deles em específico contribui diretamente para pessoas que têm um perfil mais analítico, introspectivo e operacional?

Neste conteúdo, você vai aprender o conceito da carreira em Y. O que é, como funciona, quais são suas vantagens e também quais são as habilidades necessárias para que você alavanque a sua vida profissional de uma vez por todas usando esse formato.

Se interessou? Então fique com a gente e descubra tudo sobre a carreira em Y, a nova sensação dos profissionais que não se interessam muito por ocupar cargos de liderança!

O que é carreira em Y

Conforme a humanidade evolui, caminha também a maneira como trabalhamos. Até algumas décadas passadas, o processo de crescimento profissional se dava através de uma simples equação.

Quanto mais o colaborador se dedicava, se esforçava e se capacitava, melhor era o seu desempenho e, como consequência, mais promoções e reconhecimento esse profissional alcançava na empresa.

Porém, nem sempre essa fórmula resultava em frutos positivos, tanto para a corporação quanto para o profissional.

Isso porque quanto mais promoções, maior a responsabilidade sobre os projetos desenvolvidos, e com essas novas atribuições vinha também a necessidade de supervisionar o trabalho de outras pessoas.

Nem todo mundo tem interesse ou até mesmo a capacidade de ocupar cargos de liderança, e isso não é necessariamente uma coisa ruim, ela só não se encaixa no modelo antigo de crescimento e carreira.

Por isso criou-se a necessidade de desenvolver pessoas de uma outra maneira. Surge então a carreira em Y.

Na carreira em Y o profissional se encontra num ponto decisivo, como se estivesse frente a uma bifurcação em seu caminho, momento em que deve escolher qual caminho trilhar.

É por causa dessa escolha que se chama “carreira em Y”
É por causa dessa escolha que se chama “carreira em Y”.

Esses dois caminhos se configuram da seguinte maneira: um deles remete ao papel de liderança que a progressão da carreira toma naturalmente ao adquirir experiência e crescer enquanto profissional.

Já o outro vai trazer o sentido de especialização profunda na área em que se atua; na prática, virar um verdadeiro expert, uma referência. Capacitar-se tão profundamente a ponto de começar a ditar tendências na área e ser procurado por profissionais iniciantes para mentorear, por exemplo.

Os dois caminhos da carreira em Y

O caminho da liderança, por ser algo natural e considerado praticamente automático por muitos anos, já é velho conhecido de quem está presente no universo corporativo.

É importante ser uma pessoa maleável, desenvolver skills como comunicação assertiva, comunicação não-violenta, inteligência emocional e liderança para se tornar um líder que inspira seus subordinados.

Bons líderes sempre encontrarão morada nas empresas tanto tradicionais como em startups, afinal de contas a operação é fundamental, mas se não houver estratégia, a empresa não prospera.

Esse profissional será um bom:

  • Coordenador;
  • Gerente de projetos;
  • Diretor;
  • Presidente.

Já o segundo caminho, da especialização, envolve muito estudo, capacitação e investimento de tempo e até mesmo financeiro para se tornar um expert da área.

É importante lembrar que, ao contrário do profissional T-Shaped, que desenvolve várias habilidades mas normalmente tem mais facilidade e aprofundamento em uma delas, o especialista escolhe uma função e mergulha de cabeça nela, sem focar em nenhuma outra.

O expert vai ler todos os livros, conhecer todos os autores – nacionais e internacionais – participar de todos os eventos da área, consumir todo tipo de conteúdo que contribua para o aprofundamento do seu conhecimento.

O segundo caminho vai proporcionar carreiras como:

  • Palestrante;
  • Mentor;
  • Autor de livros;
  • Consultor;
  • Conselheiro.

E mais: pode servir como apoio para grandes corporações que estão em constante busca por inovação e novos caminhos.

Como funciona a carreira em Y

O objetivo da carreira em Y é proporcionar ao colaborador a oportunidade de crescer na empresa sem necessariamente precisar desenvolver habilidades de liderança, que nem sempre uma pessoa consegue ou até tem interesse em aprender.

Dessa maneira, todos os profissionais têm a possibilidade de alcançar melhores salários, mais benefícios, crescimento e amadurecimento na carreira.

Também é uma forma justa de valorizar tanto as pessoas que têm um perfil mais estratégico quanto aquelas que preferem ocupar posições operacionais.

Aqueles que escolhem o caminho da liderança, ao atingir um determinado nível de experiência, começam o processo de capacitação para se tornarem gerentes, diretores e líderes de equipe no geral.

Já no caso dos especialistas, a carreira em Y pede um nível maior de aprofundamento técnico, e portanto devem voltar seus esforços para os estudos e desenvolvimento.

Conheça o modelo de carreira em Y, na qual o profissional escolhe se quer seguir em uma posição de gestão ou especialização.

Esses profissionais normalmente passam a trabalhar na criação de novos produtos e soluções inovadoras para o público-alvo da empresa. Portanto, devem gostar bastante de pesquisa, método e tecnicidades. 

No entanto, apesar de serem capazes de gerenciar seu próprio progresso, os especialistas não ficarão confortáveis em um papel de gestão de pessoas, mas sim na parte operacional do processo.

É importante lembrar que o departamento de recursos humanos, que também vem sofrendo grandes e importantes mudanças e se reinventando ao longo dos anos, é o grande responsável por acompanhar essa caminhada dos especialistas, auxiliando e proporcionando os recursos necessários para que eles se desenvolvam.

Vantagens da carreira em Y

A carreira em Y proporciona vários benefícios, tanto para o colaborador quanto para as empresas, veja só a seguir.

Para o profissional: mais oportunidades de carreira

Principalmente nas áreas de indústria e tecnologia, os especialistas são muito valorizados, o que significa que, ao invés de você enviar seu currículo, as empresas é que vão te procurar.

A contribuição dos especialistas na hora de tomar decisões é imprescindível, porque as lideranças de organizações que reconhecem o poder da ciência e da inovação sabem que eles estão muito à frente no que diz respeito a conhecimento e especificidades da área. 

Para a empresa: mão de obra qualificada

O processo de recrutamento e seleção é doloroso para as empresas, porque gasta-se tempo e dinheiro, além de ser uma aposta na qualificação de um profissional que a organização ainda não conhece.

Portanto, uma contratação assertiva é sempre a melhor saída. Além disso, os trabalhadores têm se organizado e refletido cada vez mais sobre seus próprios valores e não aceitam mais ambientes problemáticos e abusivos.

Investir numa formatação de carreira em Y garante uma alta valorização profissional, fidelidade e lealdade dos funcionários e mão de obra cada vez mais qualificada.

Já que, uma vez que a empresa oferece boas oportunidades de crescimento, os talentos se sentem motivados a trabalhar duro e continuar vestindo a camisa, felizes e engajados

Para o profissional: alta valorização

Quanto mais você sabe, mais você vale no meio corporativo. Isso significa uma valorização tremenda na sua carreira, tanto financeira quanto em reconhecimento.

Além disso, ao se tornar um especialista, você estará praticando o lifelong learning, a aprendizagem contínua, que proporciona um leque cada vez maior de conhecimento e técnica.

Para a empresa: maior produtividade

A especialização proporciona um aumento de produtividade a nível de excelência aos profissionais da equipe, já que quanto mais experts, mais domínio sobre a área, mais rápida a resolução de problemas e mais práticas ficam as decisões no dia a dia.

Além disso, não se perde mais tempo alocando profissionais nos cargos errados, como antes da carreira em Y acontecia muito.

Os colaboradores têm maior poder de decisão sobre o rumo de suas próprias carreiras, e isso causa um efeito positivo nos resultados da empresa; isso porque ela deixa de perder tempo e dinheiro com funcionários infelizes e desmotivados.

Para profissional e empresa: respeito pelas diferenças

Um ambiente que valoriza a diversidade e a pluralidade é muito mais saudável. A formatação de carreira em Y proporciona às pessoas que são mais introspectivas e tímidas a oportunidade de crescer e se dar tão bem quanto as extrovertidas e sociáveis.

Isso deve ser motivo de orgulho numa corporação: a capacidade de valorizar todos os profissionais, e não somente aqueles que têm um perfil estratégico ou de liderança.

Passo a passo para se desenvolver

Para iniciar o processo de carreira em Y na empresa onde você trabalha, é importante que as lideranças analisem, em conjunto com o departamento de gestão de pessoas, todo o cenário em que a organização se encontra.

Por exemplo, mapear todos os problemas que são recorrentes, quais equipes precisam sofrer uma revisão e reconfiguração, aplicar testes teóricos e práticos para avaliar as skills dos colaboradores etc.

Desta maneira será possível entender por onde começar e como introduzir essa formatação na instituição.

Agora, se o seu objetivo é criar um plano de carreira em Y independentemente da empresa onde você trabalha, então o primeiro passo você já deu, que é entender melhor como funciona de fato uma carreira em Y.

Em seguida, é fundamental descobrir se você é uma pessoa que tem perfil de liderança ou de especialista. Acreditamos que, ao final deste conteúdo, você já vai saber com mais certeza do que quando começou a ler.

Depois de descobrir qual é o seu perfil profissional, o que resta é começar a planejar o seu cronograma de estudos, afinal de contas, sendo líder ou expert, será necessário se desenvolver e aprender novas habilidades.

E por falar em novas habilidades, confira no próximo item quais são as skills mais importantes para ser um profissional em Y.

Skills necessárias para ser um profissional em Y

Como são perfis bem diferentes, vamos separar em dois tópicos: perfil de liderança e perfil especialista. Desta maneira fica mais fácil visualizar.

Perfil de liderança

  • Inteligência emocional;
  • Comunicação assertiva e não-violenta;
  • Saber identificar e valorizar as habilidades da equipe;
  • Gostar de lidar com pessoas o tempo todo;
  • Aprender a delegar funções;
  • Exercitar a humildade – não é porque você faz bem feito que outra pessoa não pode fazer o mesmo de uma maneira diferente;
  • Saber como engajar os seus liderados

Perfil de especialista

  • Conhecimento técnico;
  • Gostar de estudar;
  • Desenvolver metodologias científicas de pesquisa;
  • Desenvolvimento e aprendizado constante;
  • Sede de inovação;
  • Gostar de resolver problemas;
  • Resolver problemas de maneira rápida e assertiva;
  • Ter vontade de encarar desafios.

Dicas para desenvolver o seu plano de carreira

Se você está insatisfeito com o rumo que a sua carreira está tomando e pretende investir tempo e esforço para transformá-la numa carreira em Y, então temos algumas dicas importantes para desenvolver o seu plano.

1 – Estude sobre gestão do tempo. A gestão do tempo, nesse momento, é a sua prioridade zero para começar a  entender quantas horas você gasta todos os dias com cada tarefa que exerce. Existe tempo dedicado ao aprendizado? Você tira quanto tempo do dia para realizar leituras ou se informar sobre a sua área de trabalho, por exemplo?

2 – Conheça a metodologia de ensino da Awari. Não somos reconhecidos enquanto instituição educacional à toa. Temos trilhas com professores incríveis e, a cada dia que passa, nos desenvolvemos mais para apresentar produtos cada vez melhores aos nossos alunos.

3 – Coloque suas ideias no papel. Sonhar com melhorias na vida é importante e ser uma pessoa ambiciosa pode te proporcionar o combustível necessário para por suas ações em prática. Porém, é importante ter método e metas, que sejam de curto, médio e longo prazo. Assim fica mais fácil mensurar o sucesso da sua jornada.

4 – Tenha disciplina e constância. Qualquer mudança importante requer tempo, dedicação e estudos, mas sem disciplina e constância a mudança não acontece. Portanto, ao quebrar suas metas em curto, médio e longo prazo, trace também quais serão as tarefas que, na prática, te levarão ao sucesso.

Já conhece a Assinatura Awari?

Se você quiser descobrir qual é o próximo passo da sua carreira profissional, conheça a Assinatura Awari!

Adquirindo a Assinatura Awari você faz quantos cursos quiser ao longo do ano: matrículas ilimitadas em todos os cursos com aulas ao vivo e acesso ilimitado aos cursos gravados.

E mais: com a assinatura, você ainda ganha mentorias individuais, personalizadas para o seu desenvolvimento profissional. Confira clicando aqui.

Avance sua carreira

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora