Atitudes no trabalho: quais são e como aplicar no dia a dia

Atitudes no trabalho: quais são e como aplicar no dia a dia

Apesar da vida profissional ser definida por nossas habilidades técnicas, as atitudes no trabalho também são importantes e vêm se tornando cada vez mais relevantes para os empregadores. 

Isso porque elas mostram quais são nossas habilidades comportamentais, como comunicação, trabalho em equipe, criatividade e outras. 

O que espera-se, de maneira geral, é que o profissional tenha atitudes positivas no ambiente profissional, buscando sempre uma boa convivência e o desenvolvimento da equipe e da empresa. 

Por isso, é interessante entender quais são as principais atitudes no trabalho que as empresas esperam atualmente para conseguir se destacar e construir uma boa relação por onde passar. 

Qual a importância das atitudes no trabalho

Atitudes profissionais nada mais são do que o comportamento de um profissional no mercado de trabalho. Por exemplo, um profissional determinado, responsável, criativo, entre outras coisas. 

As atitudes que um profissional tem no trabalho podem fazer toda a diferença no ambiente e no desenvolvimento do trabalho, seja individual ou em equipe. 

Por conta disso, as soft skills (ou habilidades comportamentais) são cada vez mais cobradas no ambiente de trabalho, sendo até mesmo motivo de demissão em casos de atitudes negativas. 

Essas soft skills desejadas estão muito relacionadas com a cultura organizacional, um tema antigo, mas que ganhou mais relevância atualmente.  

Isso porque entende-se que, quanto mais uma pessoa se identifica com o objetivo da empresa, melhor será seu trabalho e sua convivência ali. 

Mas quais atitudes no trabalho são as consideradas mais valiosas nos dias atuais?

As 5 principais atitudes no trabalho para uma carreira de sucesso

De maneira geral, as empresas esperam que seus profissionais tenham atitudes positivas no ambiente de trabalho, que contribuam com a equipe e com as metas da empresa. 

Pensando nisso, é possível listar algumas atitudes no trabalho bem vistas pelas empresas. Acompanhe!

Saber ouvir o que os outros têm a dizer

Um dos pilares da boa convivência no trabalho é saber se comunicar de uma maneira assertiva, empática e respeitosa. E isso também inclui saber ouvir o que os outros têm a dizer. 

Estar aberto a ideias de outras pessoas, saber absorver feedbacks positivos e negativos e valorizar essa interação com outras pessoas da equipe é uma atitude muito bem vista no ambiente de trabalho. 

É também uma das atitudes mais desafiadoras para muita gente, mas que vale a pena ser desenvolvida para melhorar as relações profissionais e conseguir avançar na carreira.

Pensar em soluções, não no problema

O foco em soluções é outra atitude no trabalho considerada extremamente positiva, pois mostra a capacidade do profissional de resolver problemas e avançar em seu trabalho. 

Essa capacidade é uma das soft skills mais buscadas atualmente, principalmente em setores que exigem criatividade ou que trabalham com experiência do cliente. 

Profissionais com essa habilidade geralmente conseguem contribuir com toda a equipe e transformar o ambiente de trabalho. 

Buscar um bom relacionamento com todos

Profissionais com dificuldade em se relacionar com a equipe podem não conseguir desenvolver seu trabalho da melhor forma. 

Uma das atitudes no trabalho consideradas mais positivas é essa habilidade em se relacionar, principalmente considerando o trabalho em equipe. 

Isso não quer dizer simplesmente ser educado (o que já é esperado de todos), mas ser respeitoso e empático nas relações profissionais, buscando entender seu papel em cada situação. 

Ser proativo com projetos da empresa

A proatividade é outra atitude no trabalho que faz toda a diferença. São aqueles profissionais que não precisam necessariamente de uma “ordem” para fazer algo, mas que conseguem enxergar problemas e propor soluções

Consequentemente, se envolvem de verdade com os projetos, buscando novas ideias, novos conhecimentos e tomando responsabilidade por suas tarefas. 

Tenha comprometimento com suas metas e objetivos

Seja para seu próprio desenvolvimento profissional ou para algum projeto da empresa, comprometimento é uma atitude que faz toda a diferença. 

Comprometer-se a realizar metas e objetivos é essencial para desenvolver sua carreira e também conseguir se destacar no trabalho. Por isso, ao assumir projetos, esteja focado em fazer o trabalho da melhor maneira possível. 

Como se tornar uma pessoa de atitude no trabalho

É comum que muita gente sinta-se como um profissional sem atitude no trabalho, principalmente em momento de estresse ou sobrecarga no trabalho. 

Ter atitude no trabalho nada mais é do que assumir as responsabilidades da sua mudança individual. Ou seja, entender o que você pode mudar para se tornar um profissional positivo em suas atitudes no trabalho. 

Para isso, é preciso entender quais habilidades você precisa melhorar ou construir, considerando tanto hard quanto soft skills. 

Também é preciso focar no autoconhecimento: qual o motivo da falta de atitude? Por que está com dificuldade de interagir com a equipe? Por que não consegue se comunicar da melhor maneira? 

Caso necessário, é indicado também conversar com os líderes, para receber feedbacks e saber quais pontos melhorar. 

Muitas vezes a falta de atitudes no trabalho pode indicar uma insatisfação com a vida profissional, seja por falta de planos concretos ou simplesmente pela falta de interesse na área de atuação. Fale com nossos assessores de carreira para entender suas necessidades e trilhar uma vida profissional mais positiva. Acesse aqui!

Avance sua carreira

Conheça a Awari

Dê seu próximo passo profissional com nossos cursos e aprenda com mentorias individuais dos melhores profissionais do mercado.

Saiba mais

Escrito por

Avance sua carreira

e cuide do seu futuro

Esse é o momento para investir em seu futuro e dar seu próximo passo profissional. Comece agora e crie sua conta na Awari:

Começar agora