PO: O que é e quanto ganha um Product Owner?

O Product Owner é um profissional com uma atuação estratégica em qualquer projeto de tecnologia.

Ao tempo em que avalia o que está sendo feito nas sprints, ele analisa as prioridades do backlog, orienta o time quanto às próximas demandas e faz a gestão de stakeholders.

Justamente por essa importância, o salário do Product Owner costuma ser bastante valorizado no mercado.

Ao contrário de outras profissões da área de tecnologia, o PO não costuma trabalhar como autônomo, pois sua função exige continuidade, bem como um nível de compliance quanto às informações do projeto. O mais comum é que se preste serviços para uma empresa.

Outro mercado que oferece ótimas oportunidades para profissionais da área é o Reino Unido. Segundo os dados do Glassdoor, a remuneração média anual para esse cargo é de £ 52.542 — cerca de £ 4.378,5 mensais.

Trata-se de uma metodologia ágil que implementa reuniões rápidas todos os dias para que equipe inteira esteja ciente do que está sendo desenvolvido e que precisa ser feito. 

Scrum

O Product Owner (ou “dono do projeto”) é o responsável por gerenciar o Backlog, ou seja, a lista de tarefas que precisam ser realizadas no projeto, sejam elas a curto, médio ou longo prazo. É ele quem analisa o que o time está fazendo, e faz ajustes contínuos para melhorar o desempenho e  a produtividade.

Justamente por isso, essa pessoa precisa ter um conhecimento profundo sobre a empresa em que ela atua, as tarefas que os demais departamentos estão desempenhando e as decisões que a liderança está tomando.

Para desempenhar esse cargo de liderança, o PO recebe feedbacks de stakeholders internos, como gerentes e investidores, e faz análises sobre o mercado e os concorrentes. Dessa forma, ele pode alinhar estratégias, solicitar alterações e definir prioridades.

De forma geral, podemos dizer que os POs são responsáveis pelo time, ou seja, o “interior” da empresa, enquanto os PMs olham para fora — para o cliente e para os stakeholders.

Product Owner  Product Manager