Awari

22 de outubro de 2021

2 Frameworks de Product Management usados por Mentoras e Professoras da Awari

Muitas das empresas globais mais bem-sucedidas de hoje, como Amazon e Spotify, ou até mesmo os unicórnios brasileiros, Nubank e iFood, têm reputação de entregar consistentemente ótimos produtos – e isso não acontece por acidente. 

Essas empresas e seus times geralmente têm frameworks claros de como construir e gerenciar seus produtos. E esses frameworks de gerenciamento de produtos oferecem às equipes uma maneira repetível de melhorar e construir seus produtos de forma consistente.

Já pensou como seria desenvolver um framework de gerenciamento de produtos sem poder usufruir dos aprendizados do último grande produto? Pense em assar um bolo. Se você seguir uma receita, terá uma boa chance de fazer um bolo delicioso.

Conheça os descontos de até R$3 mil reais da Black Friday da Awari clicando aqui.

Você pode até memorizá-lo e continuar fazendo ótimos bolos por conta própria. Mas se você quiser administrar uma padaria com vários trabalhadores (padeiros, compradores, caixas, etc.), você precisa dessa receita para continuar produzindo bolos maravilhosos para ter uma ótima padaria.

Se você quer que sua empresa crie produtos como os que você vê no Spotify, Amazon ou Nubank, você precisa saber o que são frameworks de gerenciamento de produtos e como eles são aplicados no dia a dia.

Para entender como Product Managers (PMs) entendem frameworks e utilizam-nos no seu cotidiano consistentemente ótimos produtos, convidamos nossa mentora Isabel Lopes (PM no iFood) e a nossa professora Luiza Sangalli (PM na Theia) para responder às perguntas: 

  • Qual framework de PM você mais utiliza no seu dia?
  • Qual a importância dele para o seu trabalho?

Confira as respostas das nossas educadores abaixo:

Isabel Lopes, Product Manager no iFood

Matriz de Valor vs. Complexidade

Um framework que uso com frequência no planejamento estratégico dos nossos ciclos aqui no iFood é a matriz de valor vs. complexidade. Com ele eu consigo ter um panorama claro do meu ciclo e posso entender como equilibrá-lo.

Para mim isso é fundamental por dois motivos: primeiro porque acho importante garantir que teremos capacidade de entregar o que está sendo proposto sem inflar o escopo do time e que reservaremos um espaço para eventuais manobras. Segundo porque a matriz me ajuda a enxergar se o escopo do time está equilibrado em termos de entrega de valor e de como isso se conversa com a estratégia da empresa. 

A graça dessa matriz, para mim, é que ela é super simples tanto de entender, quanto de aplicar. Desgosto de frameworks complexos porque prefiro simplificar processos e acho que há no mercado várias alternativas assim que são excelentes.

Exemplo de Matriz de Valor vs. Complexidade

Luiza Sangalli, Senior Product Manager na Theia

Árvore de oportunidades (The Opportunity Solution Tree)

Antes de mais nada precisamos ter em mente que o framework, sozinho, não resolve problema. Porém, sem dúvida alguma, ele nos ajuda a estruturar os dados, pensamentos e informações relevantes para o processo.

Na minha rotina, o framework que se mostra mais presente, é a “árvore de oportunidades”. Ao trazer uma visão orientada à resultados e não funcionalidades, esse framework permite que nós possamos levantar hipóteses e criar soluções totalmente vinculadas aos objetivos e metas a serem alcançadas.

A árvore de oportunidades (The Opportunity Solution Tree) me ajuda a tentar garantir que estamos desenhando e fazendo o produto certo além de trazer visibilidade para todo o time sobre o resultado que precisamos alcançar.

“Árvore de Oportunidades” Fonte: Product Oversee

Ah, quer entender mais sobre os Frameworks em Product Management? Esse também é o tema da semana do nosso Podcast: Não é Magia, é Tecnologia.

A carreira em Produto é, sem dúvidas, uma das mais empolgantes e de rápido crescimento da atualidade, de acordo com estudo da Product Management Insider. Por isso, uma base de estudo sólida e um bom gerenciamento de carreira são essenciais para o sucesso – características da metodologia de ensino do curso de Product Management da Awari

Nele, você aprenderá, na prática, por meio de projetos reais e mentoria de Product Managers de grandes empresas do mercado, tudo o que precisa para analisar e desenvolver os melhores produtos para os usuários.

Escrito por

Eduardo Valim

Com experiência como Repórter da Globo, atualmente é Redator na Awari. Apaixonado pela escrita e tecnologia, usa isso para criar conteúdos que ajudam pessoas a navegar por assuntos complexos.

Escrito por

Matheus Santos